Julho - 2021 - Edição 269

O acadêmico Ignácio de Loyola Brandão foi o escolhido para receber, em novembro, a homenagem Personalidade Literária do 63º Prêmio Jabuti.

Em comemoração aos 70 anos de Ricardo Chacal, a Editora 34 lançou nova edição de Tudo (e mais um pouco), que reúne as obras do poeta até 2016.

Leia mais...

Junho - 2021 - Edição 268

Depois de percorrer o mundo colhendo sucessos com a mostra Genesis, sobre o planeta, a exposição Amazônia, de Sebastião Salgado, tem estreia prevista no Brasil para a primeira semana de agosto, no Museu do Amanhã, no Rio.

O segundo volume da trilogia Escravidão, de Laurentino Gomes, será lançado este mês pela Globo Livros.

Leia mais...

Maio - 2021 - Edição 267

O presidente da Academia Mineira de Letras, o jornalista e escritor Rogério Faria Tavares, tomou posse como membro correspondente da Academia de Letras da Bahia (ALB), fundada em 1917.

O livro No Labirinto do Cérebro (Ed. Objetiva), do neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, será adaptado para um longa documental e uma série de ficção. Os projetos são da produtora Sonia Rodrigues, filha de Nelson Rodrigues. O seriado já tem título provisório – O Instituto – e contará o dia a dia de um hospital voltado para a neurocirurgia.

Leia mais...

Abril - 2021 - Edição 266

A acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira lançou seu novo livro, Liberdade, em um evento virtual promovido pela Editora Rocco em seu canal no Youtube.

Sairá no final do ano a biografia não autorizada de Antônio Carlos Magalhães, ex-governador da Bahia. Escrita por Tom Cardoso, a obra será editada pela História Real/Intrínseca.

Leia mais...

Março - 2021 - Edição 265

O Grande Prêmio Nacional Pen Clube de Literatura de 2020 foi para a querida acadêmica Nélida Piñon, que venceu com Um Dia Chegarei a Sagres, lançado pela Editora Record com enorme sucesso.

Ilustrada com fotos de álbuns de família, Ninguém Pode com Nara Leão (Ed. Planeta), biografia da cantora escrita pelo jornalista Tom Cardoso, reconta a vida da musa da bossa nova, morta aos 47 anos, em 1989.

Leia mais...

Fevereiro - 2021 - Edição 264

Com o objetivo de desenvolver habilidades e preparar crianças e jovens na relação com as mídias, Ana Cláudia Ferrari, Daniela Machado e Mariana Ochs lançaram o Guia da Educação Midiática, publicado pelo Instituto Palavra Aberta.

Poesia Reunida, lançada pela Editora 7 Letras, reúne em um só livro toda a obra poética do ex-ministro Luiz Roberto Nascimento e Silva, desde a primeira, O Segredo da Lua quem Sabe é o Clarão do Sol, publicada em 1975, até a mais recente, Rio 80 Graus, de 2018.

Leia mais...

Janeiro - 2021 - Edição 263

O acadêmico Marco Lucchesi foi reeleito para a presidência da ABL no ano de 2021. Terá como secretário-geral, Merval Pereira; primeiro-secretário, Antônio Torres; segundo-secretário, Edmar Bacha e tesoureiro, José Murilo de Carvalho.

Desde o final de 2020, o site da Academia Brasileira de Letras apresenta, semanalmente, uma palavra ou expressão que passou a ter uso corrente na língua portuguesa, nos últimos tempos. Entre os vocábulos, estão apofuturismo, aporofobia, faunoduto, oligossintomático e sororidade.

Leia mais...

Dezembro - 2020 - Edição 262

Sai em janeiro, pela Companhia das Letras, Menino sem Passado, o primeiro volume de uma série de memórias de Silviano Santiago.

Farsa da boa preguiça, peça escrita em versos pelo saudoso acadêmico Ariano Suassuna, ganhou nova edição da Nova Fronteira, com ilustrações de Manuel Dantas Suassuna, filho do autor.

Leia mais...

Novembro - 2020 - Edição 261

Por conta da pandemia, a 18ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) acontecerá, pela primeira vez, no formato virtual. Entre os dias 3 e 6 de dezembro, a programação será transmitida ao vivo, numa plataforma própria e nas redes sociais do evento.

O ineditismo é a marca do número 6, da revista Ímã, idealizada pela jornalista Sandra Medeiros. Com gravuras oníricas de um dos maiores ilustradores brasileiros, Rubem Grilo, a publicação traz textos de nomes como Carlos Drummond de Andrade, Armando de Freitas Filho, Ivan Junqueira e Reinaldo Santos Neves, entre outros craques.

Leia mais...

Outubro - 2020 - Edição 260

Os Acadêmicos Arnaldo Niskier e Evanildo Bechara, da Academia Brasileira de Letras, organizam um dicionário, reunindo novas palavras e expressões ocorridas em textos nacionais, nos últimos 30 anos. Trarão explicações linguísticas para termos incorporados nos novos tempos, tais como tuítes, lives, webinar, dentre outros modismos que vieram para ficar

O livro João Cabral de Ponta a Ponta, do acadêmico Antonio Carlos Secchin, lançado pela Editora CEPE, com 568 páginas, é o mais extenso até hoje publicado sobre o autor de Morte e Vida Severina, que completaria cem anos este ano.

Leia mais...

Setembro - 2020 - Edição 259

Para festejar os 90 anos do acadêmico Zuenir Ventura, a Editora Objetiva relança, no próximo ano, em caprichada edição, revista e ampliada, Minhas Histórias dos Outros.

Epifanias – como se fossem crônicas, lançado em e-book, é o mais recente livro da escritora Ester Abreu Vieira de Oliveira, presidente da Academia de Letras do Espírito Santo.

Agosto - 2020 - Edição 258

Notícia da atual literatura brasileira: entrevistas, livro organizado por Vitor Cei (UFES), André Tessaro Pelinser (UFRN), Letícia Malloy (Unifal) e Andréia Delmaschio (IFES), com o selo da Editora Cousa, apresenta entrevistas com 81 escritores de todas as regiões do país.

A Casa Roberto Marinho prepara, para 2021, sob a curadoria de Ralph Camargo, uma exposição com retratos de Candido Portinari. A ideia é mostrar os principais personagens da cultura de São Paulo e Rio de Janeiro, das décadas de 1930 e 1940.

Julho - 2020 - Edição 257

A editora Autêntica lançou uma nova versão do ensaio O Mal-estar na Cultura, texto mais comentado e traduzido de Sigmund Freud, com tradução de Maria Rita Salzano Moraes. A publicação, de 496 páginas, ressalta a atualidade de uma obra fundamental para compreender o nosso tempo

Distribuído no Brasil pela Editora Intrínseca, A Vida Mentirosa dos Adultos, novo livro de Elena Ferrante, vai virar série para a Netflix.

Junho - 2020 - Edição 256

O 3º Festival de Cinema de Santa Teresa (FECSTA), no Espírito Santo, de 23 a 25 de julho, este ano será totalmente on-line. Contará com palestras, exposição de arte, oficinas de iluminação e gravação em celular, incluindo 36 filmes selecionados dentre os 507 inscritos.

O Acadêmico Ricardo Cravo Albim, que presidiu a Academia Carioca de Letras por dois mandatos, foi eleito presidente do Centro Dom Vital. Estará à frente de duas importantes celebrações da instituição: o centenário de fundação, pelo cardeal Leme, em 1922, além dos esforços de resgate da revista A Ordem, fundada em 1921... Leia mais

Maio - 2020 - Edição 255

O canal Sala de Leitura Carioca, lançado pela Secretaria Municipal de Educação durante o período de isolamento social, conta com conteúdos produzidos por professores e escritores renomados, como o acadêmico Arnaldo Niskier... Leia mais

O Itaú cultural lançou o projeto Arte como Respiro para financiar artistas que perderam trabalho e renda durante a quarentena... Leia mais

Abril - 2020 - Edição 254

A 9ª edição do Concurso Semente Literária – João Bananeira, com o apoio da Academia Cariaciquense de Letras e Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha, está com inscrições abertas até o dia 31 de maio, pelo e-mail concursomo@yahoo.com.br

A partir deste mês, a Editora Unesp, que era restrita à linha acadêmica, passa a publicar clássicos da Literatura. A primeira publicação será Histórias Extraordinárias, de Edgar Alan Poe... Leia mais