Março - 2022 - Edição 277

A acadêmica Fernanda Montenegro será empossada na Academia Brasileira de Letras no dia 25 de março, recepcionada pela secretária-geral Nélida Piñon.

A tradução do saudoso acadêmico Antonio Houaiss para o clássico Ulisses ganhou nova edição pela Civilização Brasileira, com caprichada arte de capa e um inédito Guia de leitura preparado por Ricardo Lísias.

Marcada para acontecer de 02 a 10 de julho, a 26ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo (Bilsp) já está na sua reta final de preparativo. Com 90% de espaços vendidos, já conta com mais de 110 expositores confirmados. Portugal é o convidado de honra desta edição.

Modernidade em Preto e Branco (Companhia das Letras), de Rafael Cardoso, oferece ao leitor não só um novo entendimento a respeito de um dos principais movimentos artísticos do país, mas também uma janela para compreender a primeira metade do século XX.

Em Lira Mensageira, publicado pela Todavia, Sergio Miceli apresenta um novo olhar sobre o modernismo brasileiro.

O Som do Rugido da Onça, livro da pernambucana Micheliny Verunschk, foi um dos 10 selecionados para compor o Books at Berlinale, fruto da parceria entre a Feira do Livro de Frankfurt e o Festival de Cinema de Berlim.

Com capa dura e miolo colorido, mais de 100 anos da primeira publicação da obra, a Faro Editorial lança sua edição de Metamorfose, clássico de Franz Kafka, com prefácio escrito pelo cineasta David Cronenberg – que se inspirou na obra para compor o filme A mosca.

O Guia de Visitação do Cemitério Israelita da Vila Mariana (Ed. Narrativa Um), de Roney Cytrynowicz, apresenta cinco roteiros para visitar e conhecer o local, o mais antigo cemitério judaico de São Paulo, que acaba de completar 100 anos, e é um dos marcos da fundação da comunidade judaica paulista.

Nova tradução da primeira parte da Comédia Inferno, clássico de Dante Alighieri, foi lançada pela Companhia das Letras em caprichada edição bilíngue, com gravuras de Evandro Carlos Jardim.

Em comemoração aos 50 anos da publicação de Sargento Getúlio, o romance que consagrou o saudoso acadêmico João Ubaldo Ribeiro com prestígio internacional foi relançado pela Companhia das Letras, em edição especial, com prefácio de Juva Batella.

Publicado pela Autêntica, Inda Bebo no Copo dos Outros traz uma reunião inédita de obras dispersas de Mário de Andrade que se inserem no contexto da Semana de Arte Moderna.

A Editora Nacional lança a comédia romântica Teseu – Sombras do passado, de Sara Fidélis.

China Impressões: Cultura e Natureza, publicado pela Bela Vista Cultural, retrata aspectos poucos conhecidos do país, apresentando história, cultura, natureza e outras peculiaridades que a destacam no cenário mundial.

Sem Julgamentos (Record), novo livro de Meg Cabot, conta a história de Sabrina, uma petlover que abandonou sua antiga vida para recomeçar em um novo lugar.

Primeiro livro do poeta argentino Daniel Calabrese publicado no Brasil, Rota Dois (Edições Macondo) reúne 42 poemas selecionados pelo autor dentre os 87 que compõem a edição original.

A editora Rua do Sabão publica Caráter, um dos mais importantes livros da literatura holandesa do século XX e que deu origem ao filme vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1998.

Em Haavara (Ed. Idea), o jornalista investigativo Edwin Black mostra, por meio de documentos inéditos até então, o acordo entre judeus e o partido nazista para salvar vidas antes do Holocausto.

A proposta da obra Semana de 22: Antes do começo, depois do fim (Estação Brasil), dos autores José de Nicola e Lucas de Nicola, é percorrer os acontecimentos e bastidores da Semana de 22, propondo análises inéditas.

A Editora Novo Século publicou Um Segredo em Provence, de Walter Barbosa, vencedor do concurso Talentos da Literatura Brasileira em 2020.

A jornalista Gabriele Jimenez reuniu, no livro Encontros de Estrada (Editora Quintal), relatos de sua viagem por 12 países da Ásia, numa aventura que durou pouco mais de um ano.

Fio de Corte (Ed. 7 Letras), de Angela Brandão, Ilana Eleá e Lucelena Ferreira, traz poemas que falam da mulher de hoje e abordam temas como sexualidade, intimidade, filhos e confinamento.

Publicado pela Bazar do Tempo, o livro Golpe de Estado, do filósofo Newton Bignotto, recorre à história das ideias para tentar compreender fenômenos contemporâneos.

A Landmark lançou edição bilíngue e em capa dura do clássico 1984: Nineteen eighty-four, de George Orwell, com tradução de Fábio R. Cyrino.

Na Estrada com o Ex (Ed, Intrínseca), terceiro livro de Beth O’Leary, apresenta uma trama divertida e questiona se o fim de uma estrada pode ser também um recomeço. A tradução é de Ana Rodrigues.

Em Um Dia esta Noite Acaba (Ed. Boitempo), Roberto Elisabetsky entrelaça a história de uma família com a história recente do país, alternandoa ação das personagens no dia do comício das Diretas Já com recortes históricos do Brasil.

Em As Costureiras de Auschwitz (Ed. Planeta), a pesquisadora britânica de moda Lucy Adlington conta a história real de um ateliê de costura que funcionou no interior do campo de extermínio.

A Zahar lançou edição ilustrada e comentada do misto de aventura e autobiografia espiritual Robinson Crusoé. A obra continua insuperável e original como há 300 anos. A publicação tem tradução, apresentação e notas de José Roberto O’Shea e ilustrações de Walter Paget.

O Paciente (Editora Minotauro), novo livro de Jasper DeWitt, com tradução de Marcia Blasques, conta a história do psiquiatra Parker H., que assume a tarefa de tratar de um misterioso paciente.

O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) publicou o resultado de uma pesquisa referente a venda de livros no ano passado. O relatório apontou que, ao longo de 2021, o setor varejista comercializou 55 milhões de exemplares e faturou R$ 2,2 bilhões com a venda de produtos com ISBN.

A revista Eita! Magazine – vendida na Amazon, voltada para a publicação de contos brasileiros inéditos em inglês – lançou este ano a sua primeira edição bilíngue, com textos de escritores brasileiros tanto em inglês quanto em português.