Abril - 2022 - Edição 278

Com uma unidade em Lisboa e outras dez no Brasil, a Livraria da Travessa se prepara para abrir sua terceira loja, em São Paulo. Localizada no Shopping Iguatemi, a nova unidade terá 300 m² e a inauguração está prevista para julho.

O acadêmico Adirson Vasconcelos, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, lançou a edição on-line da Enciclopédia As Palavras mais Fortes da Língua Portuguesa.

Mais de 600 mil livros vão abastecer uma nova parceria para incentivar a leitura em família, num projeto da Editora Carochinha com o portal de conteúdo Ninhos do Brasil. Em formato exclusivo, eles estarão disponíveis em kits com produtos da marca “Ninho”, em pontos de venda das regiões Norte e Nordeste do Brasil, além de Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O professor e escritor Francisco Grijó tomou posse na Academia Espírito-santense de Letras. Vai ocupar a cadeira 04, na vaga deixada pelo saudoso Aylton Bermudes.

Depois de sete meses fechada para obras de restauração, com curadoria da Comissão de Patrimônio da Arquidiocese (sob a coordenação do Pe. Silmar Fernandes), reabriu a Igreja de São Cristóvão, construída há 397 anos.

Até o dia 30 de abril, escritores brasileiros, residentes no Brasil ou não, maiores de 16 anos podem se inscrever para a Antologia Scortecci 40 anos. Com o tema livre, cada autor poderá participar com um ou mais trabalhos, nos gêneros poesias, contos ou crônicas, em até seis páginas.

A Filha Primitiva, de Vanessa Passos, venceu o 6º Prêmio Kindle de Literatura. A obra ganhou um contrato para versão impressa pelo Grupo Editorial Record e um prêmio de R$ 50 mil, em dinheiro

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto criou um banco de talentos e está recebendo propostas de projetos culturais e currículos de profissionais de arte e cultura, aberto a todo o Brasil. O material pode ser enviado em formato digital para o e-mail btfundacao@gmail.com, com o máximo de informações sobre o profissional e/ou proposta enviada.

Brumadinho, o maior desastre humanitário do Brasil (Intrínseca),de Daniela Arbex, reconstitui as primeiras 96 horas da tragédia em detalhes, além de acompanhar o andamento do processo na Justiça. Daniela Arbex é autora do best-seller Holocausto Brasileiro, premiado como melhor livro-reportagem de 2013 pela Associação Paulista de Críticos de Arte.

Oitavo romance do autor português Valter Hugo Mãe, As Doenças do Brasil coloca a pessoa indígena no centro da narrativa.

Lançado pela Editora Letra Capital, a obra A Expressão Idoúho Ánthropos em Jo 19,5 – A entronização do rei de Israel, do Pe. Marcos André Menezes dos Santos.

Eleita a diretoria da Academia Brasileira de Educação para o biênio janeiro (2022) a dezembro (2023): Presidente: Paulo Alcantara Gomes; 1º Vice-Presidente: Delmo Ernesto Morani; Vice-Presidente: Pedro Augusto Flexa Ribeiro; Diretor Executivo: Marcelo Siqueira M. V. Mocarzel; Diretor Secretário: Sohaku Raimundo Cesar Bastos; Diretor de Patrimônio: José Carlos da Silva Portugal e Diretor Financeiro: Roberto Guimarães Boclin.

Duas escritoras brasileiras foram selecionadas para programas de desenvolvimento e apoio a escritores no exterior: Fernanda Hamann, para a bolsa Criar Lusofonia, em Portugal, e Zana Bonafe para o First Chapter, nos Emirados Árabes.

Em seu oitavo livro – Fundo do Poço (Ed. Melhoramentos), Cris Guerra faz uma narrativa comovente e bem-humorada sobre a própria trajetória.

Diário Confessional, obra organizada por Manuel da Costa Pinto para a Companhia das Letras, reúne cadernos inéditos de Oswald de Andrade, um dos protagonistas do modernismo.

Depois de Stillness In Time, álbum lançado em 2021, o saxofonista Desidério Lázaro acaba de apresentar o primeiro single Morning Hum, disponível em todas as plataformas de streaming.

André Palme, diretor-geral do aplicativo de entretenimento em áudio Storytel no Brasil, lançou a Newsletter PALME, com distribuição gratuita e periodicidade mensal, dirigida à indústria de áudio digital.

Publicado pela Rocco, Os Espectadores, de Jennifer duBois, cria um recorte da recente história cultural americana, do apogeu do movimento gay nos anos 1970 à crise da Aids, nos anos 1980, passando pelos bastidores da televisão em uma época de pânico moral.

Em campos ideológicos opostos, o ex-presidente Lula e o ex-juiz Sergio Moro, ambos presidenciáveis, se encontram na Lista Nielsen Publish News, que apura os livros de autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento do Brasil.

O Bom Doutor de Varsóvia, livro de Elisabeth Gifford publicado pela Jangada, com tradução de Denise de Carvalho Rocha, é inspirado na história de um médico que salvou milhares de vidas durante a Segunda Guerra Mundial.

A Editora Record publicou O Antimodernista: Graciliano e 1922, reunião dos textos que Graciliano Ramos escreveu trazendo a herança do modernismo de um ponto de vista crítico.

A Editora Novo Século publicou Um Segredo em Provence, romance de Walter Barbosa, vencedor do concurso Talentos da Literatura Brasileira de 2020.

No livro Como Contar Histórias para Crianças (Ed. Melhoramentos), os professores Silke Rose West e Joseph Sarosy propõem análises do fortalecimento de laços íntimos entre pais e filhos na prática de contação de histórias infantis.

Transforme seus Hábitos e sua Vida (Ed. Astral Cultural), de Fumio Sasaki, ensina o leitor a quebrar círculos nocivos para se livrar de comportamentos que não fazem bem.

Livreiros do Novo Mundo: De Briançon ao Rio de Janeiro, de JeanJacques Bompard, publicado em coedição entre a Editora Unesp, Edusp e Editora da Unicamp, conta a aventura de alguns comerciantes franceses que se tornaram livreiros em Portugal, no século XVIII, onde ocuparam posição de destaque no universo do livro.

Quase após 30 anos do lançamento de Admirável Mundo Novo, o inglês Aldous Huxley publicou Retorno ao Admirável Mundo Novo (Biblioteca Azul), avaliando as previsões de sua obra original.

A história de Continuem Dizendo seus Nomes, de Simon Stranger, traduzido para a Editora Rua do Sabão por Leonardo Pinto Silva, tem a ocupação nazista à Noruega como cenário.

Até o dia 31 de julho, estarão abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio Literário Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica), na categoria Poesia.

Romance de estreia de Sarah Pearse, O Sanatório (Ed. Intrínseca) explora os elementos clássicos das tramas de suspense de forma inovadora.