Julho - 2022 - Edição 281

Com 36 votos do total de 39 votantes, o escritor Ailton Krenak foi eleito para a cadeira 24 da Academia Mineira de Letras, vaga desde o falecimento do escritor e jornalista Eduardo Almeida Reis.

O lado engraçado e irônico do saudoso acadêmico Ivan Junqueira pode ser conhecido através da obra Poemas e Desenhos Inéditos (Ed, Lacre), com material nunca editado no Brasil.

Análise e História da Língua Portuguesa (Ed. Nova Fronteira) é o segundo livro da série “Uma vida entre palavras”, onde o acadêmico Evanildo Bechara aborda a trajetória e as idiossincrasias do nosso idioma

A editora Todavia anunciou a publicação revisada da obra de Antônio Candido (1918-2017). Serão 17 livros do maior crítico literário do país, publicados

De volta com a edição presencial, a Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, anunciou a data da sua 20ª edição: de 23 a 27 de novembro.

Autor de mais de 300 músicas e de vários sucessos da MPB (como Festa do interior), Abel Silva lançou O Caderno Vermelho das Manhãs (Ed. 7 Letras), reunindo poesias para marcar seus 50 anos de carreira como compositor.

Bibi Ferreira, a saga de uma diva (Ed. Batel), de Jalusa Barcelos, traz, segundo Sergio Fonta (autor de um dos prefácios), “o raio X da alma” da grande atriz, que também foi cantora, diretora, dramaturga, iluminadora e produtora.

Amor Mais que Maiúsculo (Ed. Companhia das Letras) reúne cartas inéditas da poeta Ana Cristina Cesar (que faria 70 anos este ano) para o sociólogo Luiz Augusto Ramalho, seu namorado entre 1969 e 1971.

O ex-ministro da Cultura Luiz Roberto Nascimento Silva analisa várias questões trazidas pela tecnologia em O Cavalo de Troia Digital: A quarta revolução industrial (FGV).

Mais de 300 letras do cantor, compositor e escritor Nei Lopes foram compiladas pelo produtor e cineasta Marcus Fernando para o livro Academia de letras, que sairá no segundo semestre. Marcus também é responsável, com PH Souza, pela série de 10 episódios “Nei Lopes, no fundo do Rio”, que irá ao ar, até o final do ano, no canal Music Box Brasil.

A nova exposição temporária do Museu Histórico Nacional, Rio-1922, que apresenta a cidade de 100 anos atrás, ficará em cartaz até dezembro, na sede da Praça Marechal Âncora.

Sobre o Ensino de Literatura (Editora Unesp), do professor Paulo Franchetti, reúne reflexões sobre seu modo de ensinar literatura aos alunos, com observações expressivas de contos e crônicas.

Após a descoberta do manuscrito Clavis Prophetarum, escrito pelo Padre Antônio Vieira e perdido há séculos, pesquisadores portugueses e italianos planejam uma edição daquele que será o único livro completo do autor de Os sermões. A transcrição da obra já foi iniciada.

Com quase 1200 páginas que revelam alguns menos conhecidos segredos de um dos nossos maiores poetas, Pessoa: Uma biografia, de Richard Zenith, foi escolhido um dos melhores livros de 2021 por publicações anglo-saxônicas. A primeira edição em português foi lançada em parceria pela Fundação Calouste Gulbekian e Quetzal Editores.

Aproximações: Estudos de história e historiografia (Editora 34) reúne escritos dispersos de um grande mestre da historiografia brasileira: Fernando A. Novais.

Amor na Era dos Millenials (Ed. Melhoramentos), da jornalista britânica Olivia Petter, examina os mitos que envolvem os romances modernos e dá dicas de como fugir de ciladas.

Breve História da Segunda Guerra Mundial (Ed. Todavia) apresenta uma narrativa cronológica muito bem fundamentada do evento mais funesto do século XX, feita pelo jornalista Ralf Georg Reuth.

O Plantador de Abóboras (Ed. Todavia), de Luís Cardoso, vencedor do Prêmio Oceanos 2021, construído a partir de episódios históricos, lendas e tragédias políticas, faz uma reflexão sobre a ocupação indonésia no Timor.

Miriam Alves Plural: Teoria, ensaios críticos e depoimentos, publicado pela Ed. Fósforo, traz análises de 15 autores sobre o contexto histórico e cultural que fez emergir a literatura da autora, há 40 anos.

Escritos ao longo da década de 1930 e publicados postumamente, Poemas Humanos são um dos pontos altos da poesia do peruano César Vallejo (1892-1938), traduzidos para a Editora 34 por Fabrício Corsaletti e Gustavo Pacheco.

Em As Vinte Mil Léguas de Charles Darwin (Ed. Fósforo), as roteiristas Leda Cartum e Sofia Nestrovski passam para o papel a inventividade e a irreverência que fizeram o sucesso da primeira temporada do podcast de divulgação científica Vinte mil léguas, realizado pela revista Quatro Cinco Um.

A Editora Mackenzie lançou Rondon, o Marechal da paz – A vida de um herói nacional contada por meio da Filatelia, de autoria de Maurício Melo Meneses.

Igrejas de São Paulo: Arte e fé – Arquitetura, escultura e pintura (uma coedição da Editora Unesp, Edições Loyola e Arte Integrada), organizado por Percival Tirapeli e Laura Carneiro, analisa a riqueza artística das igrejas da capital paulista.

Trem-bala (Intrínseca), de Kotaro Isaka, traz personagens icônicos em um thriller cujas reviravoltas levam a uma leitura intensa até o fim. A obra ganhou adaptação nos cinemas estrelada por Brad Pitt e Sandra Bullock, com estreia marcada para 14 de julho.

Obra menos conhecida do autor de Thomas Mann, Sua Alteza Real, lançado no Brasil pela Ed. Companhia das Letras, narra a história do grão-ducado de Grimmburg, numa sátira da sociedade europeia antes da Primeira Guerra.

Emocional (Ed. Zahar), do físico Leonard Mlodinow, fala sobre a evolução da neurociência, ensinando como regular as emoções para utilizá-las a nosso favor.

Felipe Franco Munhoz lançou seu terceiro livro, misturando poesia e dramaturgia: Lanternas ao Nirvana (Ed. Record) tem como cenário o mundo pandêmico.

O psicólogo Edgar Cabañas e a socióloga Eva Illouz analisam a instrumentalização da felicidade a qualquer custo em Happycracia: fabricando cidadãos felizes (Ed. Ubu).

A Livraria Leitura, rede comandada por Marcos Teles, depois de inaugurar novas lojas em Aracaju e São Bernardo do Campo, continua com seu plano de expansão e tem previsão para inauguração de mais três lojas até o final do ano, completando 100 endereços na rede física.