Setembro - 2020 - Edição 259

Para festejar os 90 anos do acadêmico Zuenir Ventura, a Editora Objetiva relança, no próximo ano, em caprichada edição, revista e ampliada, Minhas Histórias dos Outros.

Epifanias – como se fossem crônicas, lançado em e-book, é o mais recente livro da escritora Ester Abreu Vieira de Oliveira, presidente da Academia de Letras do Espírito Santo.

No recém-lançado e já bestseller O Mundo Pós-pandemia (Ed. Nova Fronteira), organizado por José Roberto Castro Neves, 50 profissionais de áreas variadas refletem sobre os impactos do Covid-19, traçando cenários futuros.

Em seu 40º livro, Ifá Lucumi: o resgate da tradição (Editora Pallas), o pesquisador Nei Lopes revisita sua ancestralidade africana para olhar o futuro.

Toda a obra do mestre Fernando Sabino (1923-2004) está sendo republicada pela Editora Record, em e-book e impressa.

O presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha, Manoel Góes, lançou seu primeiro livro de crônicas: Com a Sorte da Palavra tem o prefácio assinado pela acadêmica capixaba Bernadette Lyra

O Mal sobre a Terra (Ed. Topbooks), de Mary del Priore, que fala sobre a destruição feita pelo terremoto de Lisboa, em 1755, será publicado em Portugal pela Objectiva-Random House, em outubro.

O Brasil está entre os países analisados na obra Capital e Ideologia, do renomado economista francês Thomas Piketty, lançada no país pela Editora Intrínseca, com 1.056 páginas.

Neste mês de setembro, a Cinemateca do MAM inaugura novo departamento de documentação e pesquisa, no Rio de Janeiro. Mais de 7 mil filmes estão em poder da entidade.

Vencedor do Nobel de Literatura em 1946, o alemão Hermann Hesse ganhou nova tradução no Brasil. Três histórias na vida de um andarilho: este é o subtítulo de Knulp (1915), lançado pela Editora Todavia com tradução de Julia Bussius

O lançamento de Cartas de um Terapeuta para seus Momentos de Crise, de Alexandre Coimbra Amaral, marca a chegada ao Brasil do selo argentino Paidós, criado em 1975.

No terceiro livro infantil de Paula Acioli, A Terra e o Corona (Editora Grafitto), a pandemia é explicada aos pequenos de maneira leve.

Fenômeno de audiência no Reino Unido, a série Normal people, adaptação do romance Pessoas Normais, da irlandesa Sally Rooney, chegou ao Brasil pela plataforma de streaming “Starzplay”.

O novo livro do finalista do Prêmio Jabuti 2019, Daniel Bonovolento, com o título Sete Dias pro Fim do Mundo, foi lançado pela Editora Planeta, dando prosseguimento à coleção de instant-books.

Trezentas oportunidades para estudantes do 7º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, identificados com altas habilidades, serão oferecidas no processo seletivo para bolsistas de 2021, em acordo renovado da Prefeitura com o ISMART (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos).

Quinze dias, primeiro livro do paulista Vitor Martins, sucesso de vendas no Brasil, editado pela ALL (selo jovem da Globo Livros), será publicado nos EUA e no Reino Unido, em novembro.

A cartunista gaúcha, radicada em São Paulo, Bruna Maia lançou seu primeiro livro: com 170 páginas, Parece que Piorou tem o selo de HQ da Companhia das Letras.

Já funciona a todo vapor, em cinco capitais do país (Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e Recife), a rede de drive-ins multiuso Go Dream. Além de filmes, os espaços exibem shows musicais e de humor, peças, palestras e até jogos de futebol.

Romance de estreia do paulista Marcelo Vicitin, As Sobras de Ontem foi lançado pela Editora Companhia das Letras, com 216 páginas.

Saiu pela Editora Harper Collins a continuação do best- -seller P.S.Eu te amo, de Cecelia Ahern. A tradução das 336 páginas é de Giu Alonso.

Chegará às livrarias em breve, pela Civilização Brasileira, A Psicanálise e as Inflexões Civilizatórias da Pandemia, do psicanalista Joel Birman. Na obra, o autor defende que o Covid-19 marca o início real do século XXI.

Relançado pela Editora Globo, o romance A Mãe da Mãe de sua Mãe e suas Filhas, de Maria José Silveira, foi vendido para Taiwan, depois do sucesso de edições na Turquia, França, Itália e Estados Unidos.

Essa Gente, último livro do premiado Chico Buarque, lançado pela Companhia das Letras, será publicado na Espanha, Portugal e Itália.

Caê Guimarães, com o romance Encontro Você no Oitavo Round, e Tônio Caetano, com a coletânea de contos Terra nos cabelos, ganhadores do Prêmio Sesc de Literatura, superaram 1358 obras inscritas. Ambos foram lançados pela Editora Record.

A Academia Espírito-santense de Letras publicará, pela primeira vez, uma antologia on-line. O livro eletrônico Torta Capixaba III reunirá contos, crônicas e poesias sobre a cultura, história, arte, turismo e outros temas relacionados ao ES. Os textos serão publicados no site da instituição, como uma prévia da comemoração do seu centenário, em 2021.

Neste ano, o projeto Balsaescola do Senac, desenvolvido no Amazonas, completa 20 anos, em plena pandemia. Trata-se de uma unidade móvel fluvial para democratizar a educação profissional, atendendo a população ribeirinha.

Em parceria com a Marinha do Brasil, a Academia Brasileira de Letras promove a distribuição de livros clássicos nacionais nos centros escolares e comunitários da Amazônia.

Com narrativas em defesa da natureza, já são sucesso de vendas os dois últimos livros infantis lançados, juntos, por Rita Lee, pela Globo Livros: Dr. Alex e os Reis de Angra e Dr. Alex e o Phantom.

Muitos têm buscado explicações na literatura para os problemas sanitários que enfrentamos. Os livros que registram maior procura, desde o início da crise, são os relacionados a epidemias e distopias, com destaque para A Peste, de Albert Camus.

Era uma Vez minha Primeira vez é mais um livro de Thalita Rebouças que vira filme. Com direção de Cris D’Amato, será lançado em 2021