Maio - 2020 - Edição 255

O presidente da Academia Mineira de Letras, o jornalista e escritor Rogério Faria Tavares, tomou posse como membro correspondente da Academia de Letras da Bahia (ALB), fundada em 1917.

O livro No Labirinto do Cérebro (Ed. Objetiva), do neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, será adaptado para um longa documental e uma série de ficção. Os projetos são da produtora Sonia Rodrigues, filha de Nelson Rodrigues. O seriado já tem título provisório – O Instituto – e contará o dia a dia de um hospital voltado para a neurocirurgia.

Uma das maiores autoras da literatura infantojuvenil do Brasil, a acadêmica Ana Maria Machado lançou três novos livros: Igualzinho a Mim, A História que Eu Queria e O Mesmo Sonho. Todos, com a chancela da editora Moderna, destacam a solidariedade.

Para celebrar seus 90 anos, no dia 18 de junho, o acadêmico Fernando Henrique Cardoso lança Um Intelectual na Política, pela Companhia das Letras.

Um testemunho de fé. Este é o enredo do livro Desatadora dos Nós – história da construção da Capela de Búzios (Editora MM), lançado pela Lugar-Tenente da Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém, Isis Penido.

A Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Santa Cruz, sob a regência de Vinícius Louzada, gravou a música Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Gilberto Gil, para o canal “Orquestra nas Escolas”, no Youtube, em homenagem a Monteiro Lobato.

Depois de cinco anos de pesquisa, o escritor Paulo Cesar de Araújo lançou o primeiro volume de Roberto Carlos, Outra Vez (Ed. Record), biografia recheada de letras de músicas do Rei

Garimpo de Almas (Editora Tordesilhas) é o título do romance de estreia de Stepan Nercessian, presidente do Retiro dos Artistas, ex-vereador do Rio por duas vezes (2005 e 2010) e ex-deputado federal (2011 a 2015).

Haroldo Costa (texto) e Ikenga (ilustração) preparam A História do Samba Carioca em Quadrinhos e A História do Samba Fluminense em Quadrinhos, ambos com versão física e para download.

A obra Fotobiografia de João Cabral de Melo Neto (Ed. Verso BraSil), organizada por Eucanaã Ferraz e coordenada por Valéria Lamego, reproduz mais de 500 imagens relacionadas ao autor pernambucano, desde polaroides familiares a fotos de suas andanças pelo mundo, além de documentos diplomáticos, listas e diversos manuscritos que incluem o rascunho de um poema inédito.

Na obra Dona Ivone Lara: sorriso negro (Editora Cobogó), a jornalista e historiadora Mila Burns conta a história de “Sorriso Negro”, álbum lançado em 1981 pela sambista. A publicação mostra o impacto do disco nos movimentos negros e as estratégias da compositora para conquistar o mundo masculino do samba, tornando-se referência para futuras gerações.

A coletânea O Que Você Precisa Saber sobre Shakespeare Antes Que o Mundo Acabe (Ed. Nova Fronteira), organizada por Fernanda Medeiros e Liana de Camargo Leão, reúne 57 textos diversificados de autores brasileiros e estrangeiros, numa pluralidade de vozes que incluem, entre outros, a juíza Andréa Pachá, a atriz Vera Holtz e o acadêmico Geraldo Carneiro.

Registrados em belo livro de arte, com organização de Neusa Mendes, os 40 anos de carreira do famoso escultor capixaba José Carlos Villar. A obra, em edição bilíngue, reúne textos de críticos, artistas e professores.

Com prefácio assinado pela jornalista Flávia Oliveira, Kamala Harris, de Dan Morain, foi lançado pela Editora Agir, com tradução de Maria Luiza Borges e Adalgisa Campos da Silva.

O Projeto Língua VivaImagens em Movimento em Debate, desenvolvido em conjunto por linguistas capixabas e artistas indígenas do tronco Tupi, disponibilizou na internet um acervo digital com obras fotográficas de artistas tupinikins, somado a um conteúdo verbal exclusivo com debates de pensadores indígenas contemporâneos.

Na coletânea de ensaios A Ficção Equilibrista, editado pela Relicário/PUC-Rio, a professora e pesquisadora Vera Lúcia de Figueiredo analisa questões, como o esquecimento e o silêncio cúmplice.

O professor e escritor baiano Rodrigo Rossoni, radicado no Espírito Santo, lançou o livro Olhares Comprometidos – fotografia e identidades no MST (Editora UFBA).

Em Os Inovadores (Ed. Intrínseca), o jornalista americano Walter Isaacson analisa a história da revolução digital através de suas figuras marcantes, como Alan Turing e Steve Jobs.

Os 850 anos da Catedral de Notre-Dame são o mote da jornalista parisiense Agnés Pourier para investigar as modificações históricas do monumento, na obra Notre-Dame: a alma da França, lançada no Brasil pela Editora DBA, com tradução de Ana Guadalupe.

Através da poesia e de suas imagens, O Sopro do Leão (Ed. Olho de Vidro), de Marcos Bagno, promove reflexões acerca dos afetos e descobertas dos jovens.

Todo ilustrado em xilogravuras, a Editora Globinho lançou o livro do premiado Jian-Xin Zhou – O Pequeno Papa-Figo, com tradução de Cristiane Pacanowski.

Recordações da Minha Inexistência, livro de memórias da historiadora e jornalista americana Rebecca Solnit, foi lançado pela Companhia das Letras, com tradução de Isa Mara Lando.

Desde abril, o Centro de Ciências da Saúde da UFES, em parceria com as universidades Ludwig-Maxmilians (Munique), Católica de Moçambique, AAB de Kosovo e Federal do Paraná, oferece a disciplina on-line “Desafios em Saúde Global e Saúde Única”. As aulas são ministradas por 44 professores de 22 instituições de ensino.

Já está à venda no Brasil o livro Juntos Sempre (Intrínseca), escrito a quatro mãos por Carole e Carlos Ghosn, ex-presidente da Nissan, que escapou da prisão domiciliar, em Tóquio, para se refugiar no Líbano.

O Festival Internacional de Arte Naif (FIAN) será realizado em formato híbrido, do dia 23 de maio a 31 de dezembro, reunindo grandes nomes nacionais e internacionais do naif, na cidade de Guarabira, na Paraíba

20 anos após seu lançamento, Blonde, o elogiado romance da escritora americana Joyce Carol Oates, inspirado na vida de Marilyn Monroe, ganhou nova edição, publicada no Brasil pela Harper Collins, com tradução de Luisa Geisler

A quadrinista americana Jen Wang conquistou dois prêmios Eisner, o mais importante do mercado dos EUA, com o recém-lançado livro O Príncipe e a Costureira (Ed. Darkside). A obra discute, por meio dos quadrinhos, a identidade de gênero com verniz de conto de fadas.