Outubro - 2020 - Edição 260

Os Acadêmicos Arnaldo Niskier e Evanildo Bechara, da Academia Brasileira de Letras, organizam um dicionário, reunindo novas palavras e expressões ocorridas em textos nacionais, nos últimos 30 anos. Trarão explicações linguísticas para termos incorporados nos novos tempos, tais como tuítes, lives, webinar, dentre outros modismos que vieram para ficar

O livro João Cabral de Ponta a Ponta, do acadêmico Antonio Carlos Secchin, lançado pela Editora CEPE, com 568 páginas, é o mais extenso até hoje publicado sobre o autor de Morte e Vida Severina, que completaria cem anos este ano.

O saudoso acadêmico Ferreira Gullar (1930-2016) ganhou um perfil oficial no Instagram (@ gullar.ferreira), administrado por seus netos, dando destaque à obra do autor de Poema sujo e aos momentos em família.

A Companhia das Letras lançou Um Paciente Chamado Brasil, livro onde o ex-ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta conta os bastidores de sua demissão, em plena pandemia.

Com tradução de Érika Batista, a Editora 34 lançou Anotações de um Jovem Médico e Outras Narrativas, do russo Mikhail Bulgákov, unindo-se a um vasto ramo da literatura feita por médicos escritores.

Com novos prefácios e textos críticos atualizados, a obra do jurista Raymundo Faoro, autor, entre outros, de Os Donos do Poder, será reeditada, em 2021, pela Companhia das Letras.

Abuso – a cultura do estupro no Brasil é o título da obra de Ana Paula Araújo, lançado pela Globo livros.

A Editora Antroposófica celebra 39 anos de mercado, oferecendo aos leitores um amplo acesso a textos de Antroposofia e temas afins.

Aos 90 anos, o ator Lima Duarte recebeu a honraria de Mérito Cultural da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Com 192 páginas e tradução de Fátima Oliva, a Editora Rádio Londres lançou Artigo 353 do Código Penal, 12º livro do premiado francês Tanguy Viel, que vem sendo comparado com o Nobel de Literatura Albert Camus (1913-1960).

O prefácio do livro Anthologie de la Poésie Brésilienne Contemporaine, de Tavares Bastos, traduzido por Anaximandro Amorim, foi disponibilizado pelo site www. tertuliacapixaba.com.br. Trata-se de um trabalho inédito

Em seu novo livro, E foi Assim que Eu e a Escuridão Ficamos Amigas, Emicida (Companhia das Letrinhas) conta a história de uma menina que tem medo de escuro, e de outra que teme a luz.

O escândalo do Século, obra com 50 textos jornalísticos publicados entre 1950 e 1984, confirma a genialidade do colombiano Gabriel Garcia Márquez. Lançado no Brasil pela Editora Record, com tradução de Joel Silveira e Léo Schlafman, o livro tem 350 páginas.

A premiada jornalista Patrícia Campos Mello discute, em A Máquina do Ódio (Companhia das Letras, 2020) como as redes sociais são manipuladas por líderes populistas.

Perto de 30 milhões de reais foram investidos em obras de modernização do sistema de combate a incêndios e restaurações do Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

O MAM do Rio de Janeiro retomou as atividades presenciais, com duas mostras novas: a coletiva Campos interpostos e outra de Matheus Rocha Pitta.

Depois de três exposições individuais de sucesso (Museu de Arte da Bahia, Paço Imperial, no Rio, e Senac de SP), o artista plástico baiano Tiago Sant’Ana foi premiado com uma bolsa de 80 mil dólares, pela Open Society Fondations, dos EUA.

As editoras Jandaíra e Oficina Raquel, em parceria com as Mulheres que escrevem (MQE), lançaram uma antologia de poemas eróticos, todos escritos por mulheres e ilustrados por Clara Zuñiga.

Em tempos de debate sobre racismo, a editora Arqueiro lança Na Corda Bamba, livro de estreia da americana Kiley Reid, de 36 anos, que já está na lista de bestseller do The New York Times.

A Enciclopédia Negra, de Flávio Gomes, Jaime Lauriano e Lilia M. Schwarcz (Companhia das Letras), pretende ampliar a visibilidade das histórias de cerca de quinhentos negros brasileiros

Cem Milagres, de Wendy Holden, traz a biografia da pianista tcheca Zuzana Rizickova (1927-2017), conhecida, além de ter sobrevivido a três campos de concentração, por ser a primeira a gravar as obras completas de Johann S. Bach. Lançada pela Globo Livros, a obra promete repetir o sucesso de Os Bebês de Auschwitz, da mesma autora.

Samuel Wainer – o homem que estava lá, da jornalista Karla Monteiro, lançado pela Companhia das Letras, conta a história do fundador do jornal Última Hora, que morreu em 1980, aos 69 anos.

Psicanalista e mestre em sociologia, Letícia Lanz escreve em Ser Mulher, lançada pela Editora Objetiva, sobre sua trajetória e seus conflitos.

Fenômeno de vendas em mais de 40 países, A Caderneta de Endereços Vermelha, da sueca Sofia Lundberg, repete o sucesso no Brasil, lançado pela Globo Livros.

A acadêmica capixaba Maria José Menezes, aos 106 anos, lançou, pela Editora Jordem, o infantojuvenil Veadinho Pipoca, ilustrado por Richelmy Lorencini

Termina este mês o prazo para autores avulsos inscreverem seus trabalhos inéditos no Prêmio Kindle de Literatura 2020. O romance vencedor receberá 40 mil reais, além de contrato para publicação pelo Grupo Editorial Record.

Será on-line, entre 22 de outubro e 4 de novembro, a 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Ao todo, prevê-se a exibição de 150 filmes de vários países.

Em seu livro de estreia, a mestre em reiki Rachel Rothier divide experiências dolorosas de sua própria vida: Pequeno Livro para Refletir sai com 44 páginas, editado pela própria autora.

São alarmantes os dados de recente pesquisa da consultoria Idados, revelando que, em pleno século XXI, o Brasil ainda tem 16% das escolas sem computador, 6% sem esgoto e 3% sem energia ou água.