Maio - 2022 - Edição 279

Como parte das comemorações de 120 anos do nascimento de Carlos Drummond de Andrade e dos 80 anos da Record, o grupo editorial deu início à reedição de toda a obra do poeta mineiro, que deve incluir 63 títulos ao longo dos próximos anos. O pacote inicial, já nas livrarias, inclui Alguma Poesia, Claro Enigma, Sentimento do Mundo e Antologia Poética, com posfácios de fãs renomados. Os volumes têm trabalho extenso do professor Edmilson Caminha e do poeta Alexei Bueno.

Implacáveis – Como nós conquistamos o mundo, primeiro livro da série infantojuvenil do historiador israelense Yuval Noah Harari, trazendo para o universo infantil questionamentos profundos, será publicado no Brasil pela Companhia das Letrinhas, no dia 15 de setembro, com tradução de Laura Teixeira Motta.

O selo infantil Pingo de Letra, do Grupo Editorial Scortecci (que completa 40 anos em agosto), ganhou uma loja virtual exclusiva para comercialização de seus títulos.

Diário Estoico (Ed. Intrínseca), de Ryan Holiday, em parceria com Stephen Hanselman, apresenta uma seleção de 366 citações de estoicos ilustres. A ideia é tornar acessíveis lições de grandes filósofos.

De Folhas que Resistem (Biblioteca Azul), livro de estreia de Raïssa Lettiére, reúne 21 contos que abordam temas contemporâneos como memória, desejo e conflito familiar.

Entre as novidades que chegarão às livrarias este mês de maio, estão uma reedição do clássico de terror e ficção científica A ilha do Dr. Moreau (Principis), de H.G. Wells; A Cláusula do Pai (Editora Âyiné), romance de dramas familiares do premiado Jonas Hassen Khemiri; e a nova Bíblia infantil, publicada pela Ciranda Cultural.

A Ria Livraria, na Vila Madalena, em São Paulo, inaugurou um projeto de oficinas literárias. Na abertura, um curso do escritor Paulo Scott, autor, entre outros livros, de Marrom e Amarelo (Editora Companhia das Letras).

Publicado pela Editora Contexto, A Ilusão da Lua, escrito em linguagem acessível pelo professor de Física da Unicamp Marcelo Knobel, é um convite ao leitor curioso que deseja desenvolver o pensamento crítico contra a atual onda anticientífica.

Com o selo Rosa dos Ventos, a jornalista e ex-deputada federal Manuela d’Ávila lançou Sempre Foi sobre Nós. O livro tem prefácio de Anielle Franco, irmã de Marielle, e depoimentos de Dilma Rousseff, Isa Penna, Maria do Rosário, Benedita da Silva, entre outros nomes femininos da política nacional.

Em O Livro do Conforto (Intríseca), o autor best-seller Matt Haig reúne pensamentos filosóficos e conselhos práticos que ajudam a superar momentos difíceis.

Com novo projeto gráfico e posfácio da professora da USP Ana Paula Simioni, a artista e professora Gabriela Barzaghi De Laurentis lançou Louise Bourgeois e Modos Feministas de Criar. A obra trata da história da arte e do lugar da mulher nessa história a partir de uma das artistas plásticas mais importantes do século XX, a franco- -americana Louise Bourgeois (1911- 2010).

Em A Construção de Mim Mesma (Ed. Objetiva), Letícia Lanz relata como foi se assumir mulher transgênero aos 50 anos de idade. Lanz é psicanalista, palestrante, ativista e foi candidata à prefeitura de Curitiba em 2020. É casada, tem três filhos e cinco netos.

A trajetória de três mulheres com destinos entrelaçados durante a Revolução Russa e a Primeira Guerra Mundial é o fio condutor de Rosas Esquecidas (Intrínseca), de Martha Hall Kelly.

A coletânea Mestres do Mistério, lançada pela Faro Editorial, com curadoria de Vitor Bonini, traz cinco histórias em que os crimes acontecem no interior de salas que estavam trancadas por dentro, em intrincados contos de autores clássicos como Arthur Conan Doyle e Edgar Allan Poe.

Publicado pela editora Serena, Sobre a Brevidade da Vida, livro popular do filósofo romano Sêneca, escrito há quase 2 mil anos, mostra preocupações pertinentes às pessoas que se sentem perdendo tempo atrás de objetivos sem valor ou sentido

A Editora Avis Rara publicou O Bom Senso, de Thomas Paine, manifesto originalmente lançado em 1776. A obra propõe reflexões de caráter filosófico e seu conteúdo tem sido utilizado para embasar discussões sobre os mais variados assuntos relacionados à liberdade e a democracia em nossa época.

Em A Vontade das Coisas (Ed. Ubu), a filósofa e psicanalista francesa Monique David-Ménard reúne vasto repertório na reflexão sobre os objetos que nos cercam. O volume integra a coleção Explosante, coordenada pelo filósofo Vladimir Safatle.

A Soma de Todos os Afetos (Faro Editorial), o primeiro livro da blogueira mineira Fabíola Simões, foi relançado junto com outros títulos da escritora, como Deixei meu Coração no Modo Avião e Textos para Acalmar Tempestades.

A Editora Telha lançou edital para seu primeiro Concurso Literário. Na estreia do projeto, o tema é antirracismo. O concurso está aberto a autores brasileiros maiores de 18 anos. Os textos devem ser enviados por e-mail até 31 de julho.

Viver uma Vida Feminista (Ed. Ubu), da anglo-australiana Sara Ahmed, referência no debate das ideias feministas, mistura seu cotidiano acadêmico, familiar e afetivo com os conceitos teóricos defendidos em seus livros.

Nova edição de A Revolução dos Bichos leva a mais leitores a alegoria fantástica que o inglês George Orwell escreveu sobre o totalitarismo e as consequências da Revolução Russa de 1917. Traduzido por Júlio de Andrade Filho, chegou às livrarias pela Editora Serena.

Na coleção de ensaios reunidos em Feminismo na Periferia (Ed. Rua do Sabão), a ativista americana Mikki Kendall aponta para a legitimidade do movimento no mundo moderno.

Uma nova edição de O Poderoso Chefão, de Marío Puzo, em tradução de Denise Bottman para a Record, nasce das comemorações dos 50 anos do filme que Francis Ford Coppola dirigiu em 1972, com Marlon Brando e Al Pacino, ganhando várias estatuetas no Oscar.

Um exemplar com a primeira aparição do Capitão América nos quadrinhos, com data de março de 1941, foi comprado num leilão no Texas por 3,12 milhões de dólares, entrando na lista dos cinco gibis mais caros da história.

Pela primeira vez este ano, sete das onze categorias do Troféu Angelo Agostinji apresentam mulheres entre as vencedoras na mais tradicional premiação brasileira de quadrinhos, promovida há 37 anos pela Associação de Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP).

Para comemorar os 200 anos de nascimento de Maria Firmina dos Reis (1822-1917), primeira mulher negra a publicar um romance no Brasil, o Itaú Cultural disponibilizou um material especial em seu site, em que se pode conhecer mais sobre a importância da autora.

Contemplando sete categorias para participação nacional e mais duas restritas a moradores da cidade, o concurso amazonense Prêmios Literários Cidade de Manaus oferece um total de R$ 41 mil em prêmios aos vencedores. O resultado será publicado no Diário Oficial do município, no dia 8 de agosto.

Em O Cotidiano Extraordinário: a vida em pequenas crônicas (W4 Editora) o jornalista paraense Lissânder Dias reuniu 71 textos que traduzem seu olhar de valorização sobre temas do dia a dia.

Os finalistas da edição de 2022 do International Booker Prize – que homenageia autores e tradutores por uma obra de ficção traduzida para o inglês e publicada no Reino Unido ou Irlanda – serão divulgados no dia 25 de maio. Este ano, o valor do prêmio subiu para 80 mil libras (aproximadamente R$ 494 mil).

Antologia organizada por Augusto Massi, professor de Literatura Brasileira na USP, Os Sabiás da Crônica (Autêntica) traz textos de Rubem Braga, Vinicius de Moraes, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Stanislaw Ponte Preta e José Carlos Oliveira, escritos entre 1930 e o início do século XXI.