Junho - 2020 - Edição 256

O 3º Festival de Cinema de Santa Teresa (FECSTA), no Espírito Santo, de 23 a 25 de julho, este ano será totalmente on-line. Contará com palestras, exposição de arte, oficinas de iluminação e gravação em celular, incluindo 36 filmes selecionados dentre os 507 inscritos.

O Acadêmico Ricardo Cravo Albim, que presidiu a Academia Carioca de Letras por dois mandatos, foi eleito presidente do Centro Dom Vital. Estará à frente de duas importantes celebrações da instituição: o centenário de fundação, pelo cardeal Leme, em 1922, além dos esforços de resgate da revista A Ordem, fundada em 1921.

Novos vídeos sobre literatura, voltados para alunos da rede municipal do Rio de Janeiro, são publicados todas as terças-feiras no canal “Sala de Leitura SME Carioca”. Trata-se de uma alternativa para dar continuidade ao trabalho de leitura que, em situação convencional, estaria permeando o aprendizado nas 1.541 unidades da rede.

De sua quarentena, em Paris, o americano Benjamin Moser, biógrafo de Clarice Lispector e Susan Sontag, aderiu ao aplicativo de videoconferência “Zoom”, para cursos on-line de biografias.

Escreva em casa é uma série com oficinas on-line ministradas por escritores do catálogo da Companhia das Letras. Inicialmente, quatro vídeos temáticos com diferentes gêneros: poesia, conto, cordel e romance. Estreando a série, Marília Garcia falou sobre as vozes do poema.

A pandemia dO COVID-19 alterou os planos da Matrix Editora para o evento de lançamento do livro Doenças Raras e Ppolíticas Públicas: entender, acolher e atender, de Rosângela Moro. A obra oferece um panorama dos avanços realizados pelo Estado na assistência de pessoas com essas enfermidades. O prefácio do livro da mulher de Sergio Moro é assinado por Luciana de Montigny, presidente e fundadora do Brasil Monaco Project.

Segundo pesquisa divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), entre março e abril deste ano, as vendas de livros no Brasil caíram pela metade em relação ao mesmo período do ano passado. Também caiu o número de novos ISBNs, códigos que identificam os livros publicados no Brasil segundo o seu título, autor, país, edição e editora.

O projeto Ato e efeito, série sobre teatro exibida ao público em apenas três ocasiões, foi liberada no Youtube. A ação põe atores conhecidos para ler e comentar trechos de clássicos da dramaturgia mundial. Participam nomes como: Lázaro Ramos, Débora Falabella. Fábio Porchat, Marcos Caruso, entre outros.

Todas as unidades do Centro Cultural Banco do Brasil (Rio, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte) liberaram conteúdos exclusivos de seu acervo na web. O público pode conferir visitas guiadas por exposições recentes ou vídeos, como Ivan Serpa – a expressão do concreto.

Fechado desde fevereiro por causa da pandemia, o Teatro alla Scala, em Milão, pode ser visitado virtualmente, com atrações que vão de tours pelos bastidores a um trecho de ópera executado por 92 músicos, cada um em sua casa.

Com expectativa superior a um milhão de visitantes ao ano, vem sendo erguido, na cidade Matarazzo, em São Paulo, próximo à Avenida Paulista, um espaço cultural já batizado de Casa Bradesco da Criatividade. Voltado à arte contemporânea, tem abertura estimada para o próximo ano.

Com Fotos e textos, a Editora Boitempo apresenta, até dezembro, uma nova edição de Festas Populares no Brasil, produzida por Lélia Gonzales.

A icônica casa de espetáculos londrina Royal Albert Hall mantém uma programação diária em seu site, com transmissão ao vivo de apresentações caseiras de artistas de diferentes partes do mundo.

A produtora cultural Movimento Carioca, dirigida pelo casal de atores Miriam Freeland e Roberto Bomtempo, disponibiliza, semanalmente, obras realizadas nos últimos 20 anos. Em seu canal do Youtube, pode-se conferir a íntegra de peças, tais como Raul fora da lei: a história de Raul Seixas e Casa de Bonecas, entre outras.

Um longa-metragem e um livro sobre Henry Sobel: o Rabino do Brasil estão a caminho. Coordenado pelo jornalista Jayme Brener, o projeto é fruto da parceria da Ex-Libriscom com a DTG Filmes.

Nas comemorações dos 100 anos das histórias de Agatha Christie, produzidas em mais de cem idiomas, a Globo Livros celebra marca superior a 400 mil livros vendidos da autora britânica.

A prefeitura dO Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou, durante o período de isolamento social, aulas de inglês e espanhol no Aplicativo “SME Carioca 2020”.

É aguardada apenas para meados de 2025 a recuperação total do Museu Nacional, no Rio. Antes, porém, por volta de 2022, quando se comemora o bicentenário da Independência, estima-se que deverão estar prontas a área externa e o “Jardim das Princesas”.

Recém-integrado artigos-o-papa-que-nao-gostava-de-deus posto de regente titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, o suíço Theirry Fischer é, também, diretor musical da Sinfônica de Utah desde 2009. Permanecerá nas funções até 2024.

Com tradução de Lilian Jenkino, Home Fire, livro de Kamilla Shamsie que ganhou o Women’s Prize 2018, teve os direitos para o Brasil adquiridos pela Editora Grua.

Escrito em apenas seis dias, o livro No Contágio (Editora Ayné), do italiano Paolo Giordano, lança mão de equações matemáticas, da ciência e da Bíblia para refletir sobre a pandemia do COVID-19

Na batalha Contra o Coronavírus, Faltam Líderes à Humanidade, publicado originalmente na revista Time, foi traduzido e disponibilizado em e-book pela Companhia das Letras, com acesso gratuito.

Publicada em 1954, durante as comemorações do quarto centenário da capital paulista, A Muralha, romance premiado da escritora Dinah Silveira de Queiroz, ganhou nova edição pela Instante.

Por meio de redes sociais, a comunidade escolar do município do Rio de Janeiro publica seus textos literários favoritos, gravados em vídeo, no projeto Poesias para Esperançar.