Setembro - 2021 - Edição 271

A Academia Brasileira de Letras está digitalizando o seu precioso acervo de 124 anos. Trata-se de uns 510 metros lineares de texto e mais de 40 mil documentos audiovisuais e iconográficos.

Em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna, será lançado, em outubro, Semana de 22: Antes do Início e depois do fim (Ed. Sextante). Com 700 páginas, a obra foi escrita por José de Nicola em coautoria com Lucas de Nicola.

O livro Tempestade Perfeita (Ed. História Real), organizado por Roberto Feith, reúne um time experiente de profissionais da imprensa para analisar o cenário jornalístico atual. Entre os autores, o acadêmico Merval Pereira e o apresentador Pedro Bial.

Mais de 200 entrevistas em muitas viagens resultaram na obra Ney Matogrosso – A biografia (Companhia das Letras). O jornalista Julio Maria traça a trajetória do cantor, ao longo de 512 páginas

Um dos maiores conhecedores das finanças públicas brasileiras, economista Fabio Giambiagi, lançou Tudo sobre o Déficit Público (FGV, 2021).

A obra infantojuvenil Edith e a Velha Sentada, do ator e escritor Lázaro Ramos, foi lançada pela Editora Pallas, com ilustrações de Edson Ikê

Saiu publicado pela Biblioteca Azul, selo da Globo Livros, o conto Serei Sempre teu Abrigo, do português nascido em Angola Valter Hugo Mãe

Em Sexo no Cotidiano (Ed. Contexto), a psiquiatra Carmita Abdo, professora da Faculdade de Medicina da USP, aborda a vida sexual sem preconceitos. É seu décimo livro sobre o tema e o primeiro dirigido ao público em geral.

Misturando o insólito e o fantástico, chegou ao Brasil o novo livro da argentina Samanta Schweblin. Kentuckis foi traduzido por Lívia Deorsola para a Editora Fósforo.

Inspirada no livro de Fernanda Torres, a minissérie Fim teve as gravações adiadas pela segunda vez. Os trabalhos recomeçarão em 2022, na TV Globo

Nos 12 ensaios de As Margens da Ficção (Ed. 34), o filósofo francês Jacques Ranciére acompanha o processo que levou para o centro da literatura acontecimentos corriqueiros e personagens comuns.

No livro de estreia, A Proclamação da Vulgaridade (Ed. Uruatu), a poeta Mila Teixeira investiga como o cotidiano e o ordinário têm potencial cômico.

Lugar Nenhum – atlas de países que deixaram de existir (Ed. Rua do Sabão), do norueguês Bjorn Berge, reúne selos de 50 países que já foram apagados do mapa.

Adriana Falcão vai transformar em filme seu livro Correnteza (Ventania Editorial). As protagonistas serão Luísa Arraes, Drica Moraes, Débora Duarte e Arlete Salles.

A produtora Pródigo Filmes comprou os direitos do livro Prisioneiras, de Drauzio Varella, que será veiculado em plataformas de streaming.

Originalmente lançado nos Estados Unidos, nos anos 1980, o romance O Gambito da Rainha, de Walter Tevis, ganhou sua primeira edição no Brasil (Editora Arqueiro), depois de ter inspirado a série homônima que quebrou recordes de audiência no país.

Cristiane Wersom trabalha em novo projeto para o cinema. Ela escreve, em parceria com Ricky Hiraoka, o longa Um Dia Cinco Estrelas, sobre um rapaz que passa um dia como motorista de aplicativo. A distribuição será pela Paris Filmes.

Especialista em ética e teologia, a sueca Ann Herbelein lançou Arendt: Entre o amor e o mal (Companhia das Letras), onde esmiuça a vida e a obra da autora de Origens do Totalitarismo.

Sob o pseudônimo de Robert Galbraith, chegou ao país mais um sucesso da inglesa J. K. Rowling, criadora de Harry Potter: Sangue Revolto foi traduzido por Ryta Vinagre para a Editora Rocco.

Em A História do Senhor Sommer, Patrick Sussekind, autor do best-seller O Perfume, narra com bom humor histórias de um jovem no interior da Alemanha, após a SegundaGuerra. As belas ilustrações do consagrado Sempé são uma atração à parte na caprichada edição da Editora 34.

O astrônomo israelense Avi Loeb tenta derrubar conceitos que nos impedem de acreditar que não somos os únicos habitantes do Universo, em Extraterretre, lançado pela Editora Intrínseca, com tradução de Lívia de Almeida.

Fernando Calderón e Manuel Castells, dois dos principais sociólogos da atualidade, lançaram A Nova América Latina (Ed. Zahar), traçando um painel amplo da região.

O primeiro volume da coleção de luxo Biblioteca Galman (Intrínseca), de Neil Galman, em capa dura, reúne cinco histórias de um dos autores mais celebrados do mundo dos quadrinhos.

Geni Guimarães, que conquistou um Prêmio Jabuti, em 1989, com um livro de contos, lançou a coletânea de poemas Balé das Emoções (Editora Malê).

Tratando de escritores e personagens com problemas de visão, Denise Schittine lançou Seis Ensaios sobre a Cegueira (Ed. Appris).

Com tradução de Douglas Pompeu, a Ed. Papéis Selvagens lançou Passeios Com Robert Walser, de Carl Seeling. Walser (1878–1956) foi considerado pela crítica suíça como “precursor de Kafka”.

Chegou às livrarias, com tradução de Sergio Milliet para a Ed. Record, a coleção de ensaios Bodas de Tipasa, um dos primeiros trabalhos do escritor franco- -argelino Albert Camus, escritos na juventude.

A estreita relação entre pessoas e cachorros é a abordagem principal da obra O Manifesto das Espécies Companheiras, da filósofa Donna Haraway, traduzida por Pê Moreira para a Ed. Bazar do Tempo.

Em O Lugar e Os Anos, romances lançados pela Editora Fósforo, com tradução de Marília Garcia, a premiada escritora francesa Annie Ernaux repassa suas memórias e a história social do seu país.

Em edição caprichada, de capa dura, Contos de Fadas e Histórias Clássicas (Ed. Oficina Raquel) traz imagens selecionadas entre os muitos livros de Rui de Oliveira, um dos maiores nomes da literatura infantojuvenil brasileira.