Abril - 2020 - Edição 254

A 9ª edição do Concurso Semente Literária – João Bananeira, com o apoio da Academia Cariaciquense de Letras e Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha, está com inscrições abertas até o dia 31 de maio, pelo e-mail concursomo@yahoo.com.br

A partir deste mês, a Editora Unesp, que era restrita à linha acadêmica, passa a publicar clássicos da Literatura. A primeira publicação será Histórias Extraordinárias, de Edgar Alan Poe.

Em São Paulo, a Câmara Municipal ganhou proposta para criação do Dia da Literatura Periférica. A data sugerida foi 13 de outubro, prevendo o projeto que escolas municipais promovam saraus e manifestações culturais diversificadas.

Eros Grau lançou a obra Nosso Armênio – Memórias e histórias de Armênio Guedes, o camarada sereno e cordial, na Livraria da Vila.

O Grupo Companhia das Letras lançou uma série mensal de entrevistas com seus escritores. O primeiro episódio de Palavras Cruzadas, com a acadêmica Ana Maria Machado, está disponível no YouTube.

Fora do ar desde 2015, a Lei Rubem Braga, de estímulo a projetos culturais no Espírito Santo, voltou a disponibilizar recursos de até um milhão de reais a autores capixabas.

Com o centenário de nascimento registrado em janeiro, o escritor pernambucano João Cabral de Melo Neto será o grande homenageado do IX Festival Literário de Araxá, em julho.

Trabalho do fotógrafo Sebastião Salgado sobre a região amazônica e os povos indígenas que a habitam, realizado desde 2013, vai virar livro, com lançamento programado para 2021.

Com 18 livros publicados, Elisa Lucinda encontra-se à frente da Festa da Palavra, Feira literária que terá a primeira edição na praia de Itaúnas, norte do Espírito Santo, em maio.

Os 50 anos do Museu de Arte Sacra de São Paulo serão comemorados com a abertura da exposição Fé, Engenho e Arte, reunindo obras de seu acervo e de coleções públicas e privadas, dia 29 de junho. A curadoria é de Fábio Magalhães.

Obra vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura 2018, Assim na terra como embaixo da terra, de Ana Paula Maia, vai virar microssérie da TV Globo. Raphael Montes responde pelos roteiros e Andrucha Waddington dirige a atração.

Buenos Aires é, atualmente, a cidade que maior número de livrarias ostenta em todo o mundo. São cerca de 734, o equivalente a 25 delas para cada grupo de 100 mil habitantes.

Os dias 16 e 17 de maio estão reservados para a festa Literária de Santa Teresa, Rio de Janeiro. Desta vez, os homenageados são os irmãos Maria Bethânia e Caetano Veloso.

Um perfil biográfico da italiana Lina Bo Bardi, consagrada no meio arquitetônico, é elaborado pelo arquiteto Francesco Perrote-Bosh, por encomenda da Editora Todavia, para publicação em 2021.

Realce da Feira de Frankfurt 2019, a trilogia Age of Vice, da escritora indiana Deepti Kapoor, foi adquirida pela Ed. Intrínseca. Será lançado em 2021.

Primeira profissional indígena contratada, Sandra Berrites tornou-se a mais nova curadora do Masp. Já está organizando a programação de 2021 da instituição, voltada para história dos índios.

Chegou a 4 milhões o número de pessoas que passaram, em 2019, pelo Museu do Amanhã, no Rio de janeiro. Em relação ao ano anterior, os visitantes tiveram um aumento de 9%.

Comandando programa de arte pública em Nova Iorque, a italiana Cecília Alemani foi escolhida para organizar a Bienal de Veneza, no próximo ano.

Um total de sete óperas estão incluídas na programação deste ano do Theatro Municipal de São Paulo. Entre elas, Aída, de Giuseppe Verdi, com direção de Bia Lessa.

Na contramão da crise no setor, a rede mineira de livrarias “Leitura”, com 74 lojas, tem projeção de abrir, pelo menos, mais 5 unidades até dezembro.

Cristiano Seixas e Guilherme Bobi assinam o roteiro da minissérie em quadrinhos Alien – the original screenplay, para a Darc Horse Comics.

Audiolivros encontram-se em franca ascensão no país. Três novas empresas foram abertas em 2019, de olho em 11% dos brasileiros que já consomem conteúdo em áudio.

Ganhador de um Prêmio Jabuti, o infantil Um Garoto Chamado Roberto, de Gabriel, o Pensador, teve nova edição impressa e versões em audiobook e e-book a cargo da Melhoramentos.

Charles Cosac, atualmente no comando do Museu Nacional Honestino Guimarães, em Brasília, editou, pela Cosac Naify (onde esteve à frente até 2015), o livro Tunga, passando em revista o legado do artista plástico morto aos 64 anos, em 2016.

Michelle Obama ganhou o prêmio Grammy na categoria de Melhor Álbum Falado pelo audiobook Minha História. A versão brasileira é narrada por Maju Coutinho e está disponível no Google Play.

A jornalista Thaís Oyama lançou o livro Tormenta, que desmembra e revela detalhes do primeiro ano do governo Bolsonaro.

A obra-prima de George Orwell 1984, ganhou nova edição da Companhia das Letras, com projeto gráfico especialíssimo – capa dura com acabamento em tecido, corte impresso e uma série de obras da artista brasileira Regina Silveira. O volume inclui uma reunião de ensaios sobre a recepção crítica do livro, desde sua publicação, há 70 anos.

O lançamento do livro Inês de Castro: um tema português na Europa, de autoria da Professora Doutora Maria Leonor Machado de Sousa, foi um sucesso, na Biblioteca Nacional de Portugal.

Escrita no século passado pelo russo Alexander Bogdanon, a Editora Boitempo apresenta a ficção científica Estrela Vermelha.

Em seu mais recente livro, Consenso e contrassenso: por uma economia não dogmática, da Editora Porfólio-Penguin, o economista André Lara Resende reúne ensaios que criticam a visão dominante na teoria econômica.