Junho - 2020 - Edição 256

Depois de percorrer o mundo colhendo sucessos com a mostra Genesis, sobre o planeta, a exposição Amazônia, de Sebastião Salgado, tem estreia prevista no Brasil para a primeira semana de agosto, no Museu do Amanhã, no Rio.

O segundo volume da trilogia Escravidão, de Laurentino Gomes, será lançado este mês pela Globo Livros.

O ex-secretário municipal de Cultura de Vitória, Franscisco Grijó, lançou a obra Doxa (Editora Cândida). No subtítulo: brevíssimas opiniões não tão politicamente corretas sobre cinema, música, livros.

Vencedora do Prêmio Cervantes em 2018, a uruguaia Ida Vitale, uma das principais vozes da literatura latino-americana, ganha primeira antologia publicada no Brasil: Não Sonhar Flores (Editora Roça Nova).

A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, ganhou, pela primeira vez, uma edição com a reprodução integral e restaurada do manuscrito original. A publicação traz mais de uma versão para diferentes passagens do texto. Foi lançada pela Editions des Saints Péres, editora francesa especializada em grandes manuscritos.

Uma coletânea com 42 poemas e sete contos de Florbela Espanca (Poemas e Contos) saiu pela Oficina Raquel, oferecendo uma visão geral da obra da autora (1864-1930), um dos maiores nomes da língua portuguesa

O romance Morte na Água, do escritor japonês Kenzaburo Oe, Prêmio Nobel de Literatura, foi publicado no Brasil pela Companhia das Letras, com 424 páginas.

Em O Último Processo de Kafka, recém-lançado no país pela Arquipélago Editorial, o jornalista e escritor americano-israelense Benjamin Balint investiga a batalha internacional pela propriedade dos originais deixados pelo célebre autor tcheco.

O Enigma do Quarto 622 (Ed. Intrínseca), novo livro do autor Jöel Dicker, que esteve na Flip em 2014, é ambientado em Genebra, cidade onde ele nasceu.

Instantes Visíveis, do fotógrafo Carlos Antolini, registra, em livro, três décadas de dança contemporânea no Espírito Santo.

Você Não é Invisível (Companhia das Letras) é o primeiro livro infantojuvenil do ator e escritor Lázaro Ramos, que está escrevendo uma obra inédita para adultos, além de negociar o infantil Edith e a Velha Sentada com editoras africanas

Dois clássicos de Paul Valéry foram lançados no país: a coletânea de ensaios filosóficos A Arte de Pensar (Ed. Bazar do Tempo) e Feitiços (Editora Iluminuras), um de seus mais importantes livros de poesia, que, pela primeira vez, ganha tradução completa no país.

Com prosa que remete a Guimarães Rosa e Mário de Andrade, a escritora e historiadora Micheliny Verunschk lança seu quinto romance: O Som do Rugido da Onça (Companhia das Letras).

Nos ensaios reunidos na obra Antissemitismo: uma obsessão (Ed. Numa), as organizadoras Eliane Pszczol e Heliete Vaitsman procuram mostrar que o antissemitismo não é um problema judaico, mas da humanidade.

A Editora Record lançou Monet e a Pintura das Ninfeias, de Ross King, com tradução de Cristina Cavalcanti

A apresentadora e ativista Luisa Mell vai lançar uma série de livros infantis, pela Editora Globinho. O primeiro título é Se os Bichos Falassem: Austrália.

Com 768 páginas, tradução de Ana Ban e Heloisa Mourão, a Editora Todavia lança O Espelho e a Luz, trilogia sobre Thomas Cromwell, da britânica Hilary Mantel, única mulher a ganhar duas vezes o Man Booker Prize, um dos mais prestigiados prêmios da literatura em língua inglesa.

Segredos e conspirações dão o tom da nova obra de C. J. Tudor, Garotas em Chamas (Editora Intrínseca), que será adaptada pela Netflix

Menino Baleia (Editora Mil Carambolas), de Lulu Lima, conta a história de Roger, uma criança autista. Ilustrado por Natália Gregorini, foi lançado no Dia Mundial da Consciência do Autismo.

Baixo Esplendor é o novo romance do escritor, jornalista e roteirista Marçal Aquino, lançado pela Companhia das Letras

Escrito e ilustrado pelo quadrinista carioca André Diniz, Revolta da Vacina (Ed. Darkside) mostra um país em crise econômica, muitos brasileiros mortos e uma campanha de vacinação marcada por um embate entre governo e sociedade. Tudo isso no Rio de Janeiro, em 1904, com o sanitarista Oswaldo Cruz tentando controlar doenças como varíola, febre amarela e peste bubônica

A Editora Estação Liberdade lançou, no Brasil, o romance Terráqueos, de Sayaka Murata, mesma autora de Querida Konbini, obra que já vendeu mais de um milhão de exemplares no mundo. A tradução é de Rita Kohl.

Em 2019, durante cinco dias no litoral paulista, uma residência literária contou com a participação de 26 escritoras de várias partes do país. Como resultado, a antologia Tomar Corpo (Ed. Jandaíra), organizada por Lucila Losito Mantovani, reunindo poemas criados ao longo do projeto.

Com tradução de Maria Alice Araripe Doria, O Consentimento (Ed. Verus) traz o relato de Vanessa Springora sobre a relação abusiva que teve, na adolescência, com Gabriel Matzneff, um dos escritores mais célebres da França, 36 anos mais velho

O Projeto Decamerão, lançado pela Editora Rocco, reúne 29 contos de vários autores do mundo, em uma afiada coletânea sobre a pandemia atual, inspirados no clássico Decamerão, obra do italiano Giovanni Bocaccio (1313- 1375).

Os seis volumes da Coleção Desafios Globais, organizados por Aziz Tuffi Saliba e Dawlsson Belém Lopes, podem ser baixados gratuitamente no site da UFMG. As obras reúnem artigos de 130 autores, divididos por temas (de sustentabilidade a direitos humanos).

Consagrada pela criação do universo de Harry Potter, a escritora inglesa J. K. Rowling anunciou seu novo livro infantil: The Christmas Pig, com ilustrações de Jim Field, terá lançamento mundial no dia 12 de outubro

O compositor, cantor e violonista mineiro Daltony Nóbrega comemora, este ano, os 40 anos do lançamento do LP Bate-Boca, pela RCA.

Em Terra Fresca da Sua Tumba (Ed. Jandaíra), a boliviana Giovanna Rivera, uma das vozes mais celebradas da nova literatura latino-americana, apresenta contos com histórias familiares marcadas por contornos fantásticos e aterrorizantes.

Aos 93 anos, Eva Edith Eger, sobrevivente de Auschwitz, lançou seu segundo livro: A Liberdade é uma Escolha. Chega ao Brasil pela Editora Sextante.