Julho - 2024 - Edição 301

Em comemoração ao aniversário do saudoso Bartolomeu Campos de Queirós, que completaria 80 anos em 25 de agosto, a Editora Global lançou três novas edições do autor em seu catálogo: Sei por Ouvir Dizer, Ararinha-azul e Correspondência

Café com Deus Pai (Editora Vélos), do pastor Junior Rostirola, natural de Itajaí (SC), é o grande vencedor do Prêmio PublishNews 2024 de livro mais vendido do ano. O número total de exemplares vendidos até o momento já ultrapassou dois milhões.

O3º ConcursoInternacional de Ensaios – Prêmio Gilberto Freyre 2024/2025 está com inscrições abertas até 30 de novembro. Promovido a cada dois anos pela Fundação Gilberto Freyre, esta será a décima edição e a terceira no formato internacional.

Nutrir: Receitas simples para corpo e alma, segundo livro de Giselle Bündchen pela editora BestSeller, reúne as práticas presentes na rotina da modelo e seus efeitos sobre a saúde.

Vencedor do Prêmio Casa de las Américas (incluído na lista da Folha de São Paulo como o sétimo entre 200 livros mais importantes para entender o Brasil), Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves, ganhou edição especial da Record.

A edição francesa de Torto Arado (Charrue tordue, publicada lá pela Editora Zulma), de Itamar Vieira Junior, foi a vencedora do Prêmio Montluc Rèsistance et Liberté.

Uma família feliz, filme que estreou com sucesso, tendo como protagonistas Grazi Massafera e Reynaldo Gianecchini, é uma adaptação da obra homônima escrita por Raphael Montes.

QuedaLivre (Ed. Intrínseca), de Chico Otávio e Isabela Palmeira, vai virar filme em2025. A produtora Morena Filmes, de Mariza Leão e Tiago Rezende, comprou os direitos da obra para o cinema.

Na nova edição de Ferrari: O homem por trás das máquinas (Ed. BestSeller), inédita no Brasil, o autor Brock Yates acrescenta informações sobre a trajetória da empresa após a morte do fundador, mergulhando fundo na vida do empresário e trazendo mais fotos

Versos rimados em meio a ilustrações da fauna brasileira são elementos da obra Solução do Peixe-boi (Ed. VR), lançado em formato de cordel pelas pernambucanas Mari Brigio e Joana Lira.

A atriz Monique Curi comemorou 5 décadas de vida lançando A Virada de Chave (Ed. Academia).

Escrever sem Medo (Ed. Planeta), de Jana Viscardi, doutora em Linguística da Unicamp, transporta para livro discussões das redes sociais.

A coletânea Fúrias (Ed. Rocco) reúne contos feministas inéditos de 15 autoras premiadas – entre elas Margareth Atwood e Ali Smith.

Ao focar seu romance de estreia – Avenida Beberibe (Ed. Fósforo) – sobre uma área histórica do Recife, a pernambucana Claudia Cavalcanti retrata acertos e contradições de outras cidades brasileiras.

No livro Eu Queria Poder te Dizer (VR Editora), o escritor canadense Jean-François Sénéchal e a ilustradora japonesa Chiaki Okada apresentam uma narrativa poética, com desenhos delicados, sobre o tema do luto na infância.

O Moreno Fez Bobagem (Ed Myrha), de Luís Pimentel, é inspirado na vida atormentada do consagrado baiano Assis Valente, autor de clássicos como Brasil Pandeiro.

O artista plástico Eduardo Berliner produziu um conjunto de obras em diálogo com O Homem da Areia – narrativa de E. T. A. Hoffmann –, traduzindo o fantástico desse clássico alemão para uma edição especial, lançada pela Ubu.

Belos Fracassados, escrito às vésperas da guinada do autor Leonard Cohen rumo à música pop, ganhou tradução de Daniel Benevides para a editora Todavia.

Na coleção Meu Primeiro Black Power, com ilustrações de Leonardo Malavazzi, Orlando Nilha apresenta biografias de personalidades brasileiras que marcaram a luta contra o racismo.

Em A Segunda Mãe (Ed. Todavia), a paulistana Karin Hueck vai além dos dramas de maternidade, ao unir clima gótico e trama distópica, levantando uma discussão de gênero surpreendente.

Originária do povo maraguá, Ikahê Adean apresenta, em Kunumã, a história de um curumim apaixonado pelas estrelas. A obra, da Editora Globinho, traz belas ilustrações de Bruna Lubambo.

Concebido a partir de fotos do álbum da família da autora, Era uma Vez um Quintal (Ed. Palacave), de Andreia Prestes, conta a história de um dos líderes do Partido Comunista Brasileiro, João Massena Melo, perseguido na era Vargas.

Contos de Amor, Desamor, Drama e Tragédia no Rio de Janeiro (Ed. Urutau), livro de estreia da jornalista Marcella Sarubi, reúne 14 histórias com personagens femininas, ambientadas em diferentes bairros do Rio.

Um mosaico de 17 textos de autores afrodescendentes integra a coletânea A força das Falas Negras (Ed. Pallas), organizado por Sonia Rosa.

Primeiro romance de Caetano W. Galindo, autor de Latim em Pó (Companhia das Letras), a obra Lia apresenta a personagem através de fragmentos, fazendo com que o leitor se sinta em meio a uma montagem de quebra-cabeças

Em Biografia de um Olho (Ed. Tabla), Ibrahim Nasrallah presta uma homenagem a Karima Abbud, primeira mulher fotógrafa do mundo árabe, nascida em 1893, na Palestina.

Na cozinha (Intrínseca), da chef Juliana Gueiros, apresenta de forma detalhada receitas práticas que a tornaram referência para milhares de seguidores nas redes sociais.

Altos e Baixos (Ed. HarperKids) une a prosa suave e reflexiva da premiada Giovana Madalosso, estreando na literatura infantil, às ilustrações vívidas de Ionit Zilberman.