Janeiro - 2021 - Edição 263

O acadêmico Marco Lucchesi foi reeleito para a presidência da ABL no ano de 2021. Terá como secretário-geral, Merval Pereira; primeiro-secretário, Antônio Torres; segundo-secretário, Edmar Bacha e tesoureiro, José Murilo de Carvalho.

Desde o final de 2020, o site da Academia Brasileira de Letras apresenta, semanalmente, uma palavra ou expressão que passou a ter uso corrente na língua portuguesa, nos últimos tempos. Entre os vocábulos, estão apofuturismo, aporofobia, faunoduto, oligossintomático e sororidade.

Lançado mundialmente no dia 1º de janeiro, Vamos Sonhar juntos (Ed. Intrínseca), do Papa Francisco, convida os leitores a refletir sobre o futuro pós-pandemia.

O jornalista mineiro Dauro Machado, cavaleiro da Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém, prepara o lançamento de três novos livros para este ano: A Dama, sobre a trajetória de Isis Penido à frente da OESSJ; Dom Orani – o cardeal de todos, O Cardeal do Brasil e Os Escritos do Meu Prior, com textos e reflexões do Monsenhor André Sampaio.

O Futuro do Brasil (Ed. Grupo GEN), com prefácio de Samuel Pessoa e orelha do ex-governador do ES Paulo Hartung, traz uma coletânea de textos assinados por uma nova geração de economistas com reflexões sobre a situação atual do Brasil, seus graves problemas e, principalmente, propostas para a retomada do crescimento.

Depois do sucesso de Se Eu Fechar os Olhos Agora e Vidas Provisórias, Edney Silvestre lança este ano Amores Improváveis.

Até 15 de janeiro, estarão abertas as inscrições para o 6º Prêmio Cepe Nacional de Literatura e para o 3º Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Infantojuvenil. As inscrições são por meio digital, no endereço www.cepe.com.br/premio-cepe

Tem um Livro Aqui que você Vai Gostar foi lançado pela Editora Sextante, com dicas literárias do ator Antonio Fagundes, que protagonizou a novela Bom sucesso como o editor Alberto.

Em homenagem póstuma à avó Nazareth, esposa do acadêmico Odylo Costa Filho (1914- 1979), sua neta Antonia Costa lançou A Infância da Nazoca, com histórias, depoimentos e ilustrações da pintora piauiense Maria de Nazaré Pereira da Silva Costa, com quem o saudoso acadêmico maranhense se casou em 1942, sob a bênção de três poetas: Manuel Bandeira, Ribeiro Couto e Carlos Drummond de Andrade, padrinhos do casamento.

No livro Vasconcelos Torres – o senador do povo e os desafios do seu tempo, escrito pelas professoras Andrea Telo da Corte e Ismenia de Lima Martins em homenagem ao centenário do político, as autoras resgataram a vida pública de Vasconcelos Torres (1920-1982), sua liderança política no antigo Estado do Rio de Janeiro e seu envolvimento em assuntos que são pautas importantes até hoje, como economia, meio ambiente, distribuição de renda e educação.

A editora Intrínseca comprou os direitos do primeiro livro de ficção de Quentin Tarantino. Era uma Vez em Hollywood sai no meio deste ano.

Fernanda Diamant, ex-curadora da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) inaugura, este ano, a Editora Fósforo, em sociedade com Rita Mattar (ex-Companhia das Letras) e o advogado Luís Francisco Carvalho Filho, ex-diretor da Biblioteca Municipal Mário de Andrade.

Em Jacob do Bandolim – um coração que chora (Editora Noir), Gonçalo Junior apresenta, em 672 páginas, a mais completa biografia do gênio musical, que passou à história como um irascível guardião das tradições do choro.

Adiado por conta da pandemia de Covid-19, o segundo volume da trilogia Escravidão, de Laurentino Gomes, será lançado este ano, pela Globo Livros.

Joel Birman lançou O Trauma na Pandemia do Coronavírus – suas dimensões políticas, sociais, econômicas, ecológicas, culturais, éticas e científicas (Editora Civilização Brasileira).

Na obra No Tremor do Mundo (Ed. Cobogó), os curadores Luísa Duarte e Victor Gorgulho organizaram ensaios que buscam criar uma memória do período marcado pela pandemia de Covid19.

O editor e jornalista Roberto Feith prepara um livro sobre os desafios do jornalismo em tempos turbulentos. Para discutir o tema, reuniu Merval Pereira, Pedro Bial, Cristina Tardáguila, Caio Tulio Costa, Helena Celestino e Marina Amaral.

Em Francisco, a Peste, o Renascimento, o novo livro do vaticanista Marco Politi, que cobriu durante 20 anos o Vaticano para o jornal italiano La Repubblica, o negacionismo de Trump e Bolsonaro quanto à pandemia de Covid-19 é citado. Eles são lembrados como “os presidentes de mais de três milhões de contagiados”.

É sucesso de vendas o livro lançado pelo jornalista Guga Chacra, Confinado no Front, abordando a pandemia em várias direções. Compara a cobertura jornalística da crise sanitária, entre outras situações, com o terremoto no Haiti e a Guerra da Síria.

Doutora em Letras pela UFRJ, Eurídice Figueiredo lançou Por uma Crítica Feminista, pela Editora Zouk.

O livro A Confissão de Leontina, da acadêmica Lygia Fagundes Telles, será publicado em espanhol pela editora mexicana Fondo de Cultura Económica (FCE), como parte da coleção de livros Vientos del Pueblo y Popular

Questões de Viagem, uma seleção de poemas escritos nos anos em que a americana Elizabeth Bishop viveu no Brasil, foi traduzido por Paulo Henrique Britto e lançado pela Cia das Letras.

Com textos de Giselle Melo e ilustrações de Cecília Murguel, Flor de Menina (Ed. Independente) cria uma narrativa poética para abordar a relação entre o homem e o meio ambiente.

Em Irmão de Alma (Ed. Nós), romance que concorreu ao prestigioso Prêmio Goncourt, o franco-senegalês David Diop reconstitui a vida de soldados africanos que lutaram pela França nas duas guerras mundiais.

Dois romances sobre traumas históricos brasileiros venceram o Prêmio São Paulo de Literatura de 2020: O Corpo Interminável, da carioca Claudia Lage, e Paraízo-Paraguay, do catarinense Marcelo Labes.

O jornalista Fabiano Brasil, que comanda o programa Contraponto na Rádio Guaíba/ Grupo Record, anuncia seu sexto livro, O Amor que Nunca Sonhei, com lançamento previsto para março.