
Maio - 2025 - Edição 306
Carro usado
“Regina chamou Fernando para ajudar na compra do carro semi-novo.”Dessa forma, não vai conseguir comprar nada!
Veja:
Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante diferente de r ou s. Ex.: autopeça, geopolítica, semideus etc.
Frase correta: “Regina chamou Fernando para ajudar na compra do carro seminovo.”
Uma questão de princípios
“A princípio de tudo devemos ter em princípio que poderemos ganhar essa Copa América, disse o treinador, antes do jogo decisivo.”Ótimo! Esperamos que sim. Construção correta.
Observe:
a princípio – no início
em princípio – em tese, antes de qualquer coisa.
Pintando
“Marcos mudou a parede da sala usando a técnica do extênsil.”Deve ter ficado muito feio! A palavra correta é estêncil, que significa: material plano e fino que permite imprimir e reproduzir algo numa superfície através da abertura ou cortes que se preenchem com tinta.
Frase correta: “Marcos mudou a parede da sala usando a técnica do estêncil.”
Porquê?
Por que a população fica nervosa na hora do jogo? Porque os brasileiros amam futebol. Por que usar o porquê é tão complicado? Não há complicações. Basta entender:Por que (separado e sem acento) é para frases interrogativas diretas ou indiretas – Por que acreditamos que podemos ganhar a Copa América?
Por quê (separado e com acento) só é usado no final das frases interrogativas – Acreditamos que podemos ganhar a Copa América, por quê?
Porque (junto e sem acento) deve ser usado nas respostas – Porque a população merece essa alegria.
Porquê (junto e com acento) é usado quando for substantivo – Todos sabem o porquê do amor que a população brasileira têm pelo futebol.
Desmatamento
A árvore cujos os frutos são pesados e destroem o passeio, foi derrubada.”Árvores devem ser plantadas, nunca derrubadas, mas essa... Nunca use artigo depois do pronome relativo cujo. Ele sempre vai concordar em gênero e número com o termo que o sucede.
Frase correta: “A árvore cujos frutos são pesados e destroem o passeio, foi derrubada.”
Esse ou este
Esse, essa, isso são usados para objetos que estão próximos da pessoa com quem se fala, ou seja, da segunda pessoa do singular ou plural. Em relação ao tempo, é usado no passado ou futuro.Ex.: Quem comprou essa blusa que você está usando?/ Esse retiro será de muita meditação. / Isso que você pegou no armário é de comer?
Este, esta, isto são usados para objetos que estão próximos de quem fala, ou seja, da primeira pessoa do singular ou plural. Em relação ao tempo, é usado no presente.
Ex.: Esta calça é minha. / Isto que está no meu quarto é seu?
Armação ilimitada
De um grande jornal brasileiro: “Os policiais vão tentar armar uma armadilha para pegar os bandidos.”Não é muita armação?
Muitas flores
“Luísa adorava a rosa, mas preferiu fazer um jardim de madre-silvas.”Não vai florescer, escrevendo assim!
Veja:
Não se deve usar o hífen em certas palavras que perderam a noção de composição.
Ex.: paraquedas, pontapé etc.
Frase correta: “Luísa adorava a rosa, mas preferiu fazer um jardim de madressilvas.”
Ônibus atrasado
“Juliana ficou chateada porque não chegou a tempo de pegar o último microônibus.”Nem poderia chegar!
Veja:
Quando o prefixo termina por vogal, usa-se o hífen se o segundo elemento começar pela mesma vogal. Ex.: anti-imperialista, anti-inflamatório, micro-ondas, etc.
Frase correta: “Juliana ficou chateada porque não chegou a tempo de pegar o último micro-ônibus.”