Novembro - 2024 - Edição 303
Espaço ruim
“O espaço, recém concluído para o encontro, ficou alagado. “É verdade, mas a forma “recém concluído” está incompleta, pois falta o hífen: recém-concluído – os nomes compostos cujo primeiro termo é recém exigem o hífen. Frase correta:
“O espaço, recém-concluído para o encontro, ficou alagado.”
Você precisa saber
“Os participantes do encontro vieram dos mais diferentes locais.”Observe:
* Nomes de lugar (topônimos) que devem ser escritos com hífen:
* Iniciados por verbo – Passa-Quatro;
* Iniciados com os adjetivos grão e grã – Grã-Bretanha, Grão-Pará;
* Com os nomes ligados por artigo – Baía-de-Todos-os-Santos, Trás-osMontes.
Atenção: nos demais lugares não se usa o hífen – América do Sul,
Feira de Santana, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Rio Grande do Sul, Belo Horizonte, Mato Grosso do Sul, América do Norte etc.
Curiosidade
Hagiônimo é a designação dada aos nomes sagrados, sendo facultativo o uso de letras maiúsculas.Exemplo: muitos católicos são devotos de Santo (ou santo) Antônio, de São (ou são) Judas Tadeu, entre outros, mas todos acreditamos em DEUS.
Interesse
“Qualquer pessoa se detem para observar as belezas da cidade que se preparou para receber os visitantes.” Escrito desse jeito não desperta a vontade esperada. O verbo deter é derivado do verbo ter e na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo tem acento agudo (oxítona terminada em – em): detém.Período correto: “Qualquer pessoa se detém para observar as belezas da cidade que se preparou para receber os visitantes.”
Por quê?
Por que o povo fica nervoso na hora do jogo? Porque os brasileiros amam o futebol. Por que usar o porquê é tão complicado? Não há complicações. Basta entender:• Por que (separado e sem acento) é para frases interrogativas diretas ou indiretas – Por que acreditamos ganhar a Copa do Mundo?
• Por quê (separado e com acento) só é usado no final das frases interrogativas – Acreditamos ganhar a Copa do Mundo, por quê?
• Porque (junto e sem acento) deve ser usado nas respostas – Porque os brasileiros merecem essa alegria.
• Porquê (junto e com acento) é usado quando for substantivo – Todos sabem o porquê do amor que os brasileiros têm pelo futebol.
Torcida duvidosa
“Jogaremos um futebol bom, mas contando com os fluídos positivos enviados pelos torcedores.” Assim, ficará difícil! Fluído é o particípio do verbo fluir. O que os brasileiros mandarão para o nosso time serão fluidos, sem acento. Período correto: “Jogaremos um futebol bom, mas contando com os fluidos positivos enviados pelos torcedores.”Carta devolvida
“Marilda escreveu ao Senhor Doutor Abelardo Fernandes uma carta formal.” Aposto como foi devolvida. Veja: de acordo com o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, as titulações devem ser grafadas com letra inicial minúscula.Frase correta: “Marilda escreveu ao senhor doutor Abelardo Fernandes uma carta formal.
“Vimos à sua presença” ou “viemos à sua presença”?
Vimos é presente do verbo vir, enquanto viemos é passado do mesmo verbo. Exemplos: “Vimos agora, nesta oportunidade, para manifestar nossa decisão”, “Viemos ontem, porque a cerimônia começa muito cedo”.Vimos também é o passado do verbo ver. “Nós vimos um belo pássaro no jardim.”
Veja: Eu vi / tu viste / ele viu / nós vimos / vós vistes / eles viram