Março - 2024 - Edição 299

Audiência cancelada

“Maurício foi à Câmara falar com o vereador da cidade.” Exerceu sua cidadania, mas poderia evitar o pleonasmo. Se André procurou o vereador (cargo eletivo municipal), só pode ser da cidade (município). Frase correta: “Maurício foi à Câmara falar com o vereador.”


Descida arriscada

“Heloísa escorregou feio ao descer a escada, pulando os degrais de dois em dois.” Não poderia evitar o acidente, escrevendo dessa maneira. O plural de degrau é degraus. O de troféu é troféus. Frase correta: “Heloísa escorregou feio ao descer a escada, pulando os degraus de dois em dois.”


Faltou linguiça

“Maria Luísa disse que não comeria a linguiça calabreza de jeito algum.” Esse prato nem existe no cardápio! A grafia correta é calabresa, com s. Para relembrar: segundo o Acordo Ortográfico de Unificação da Língua Portuguesa, a palavra linguiça não tem mais o sinal trema, devendo ser grafada sem o mesmo. Frase correta: “Maria Luísa disse que não comeria a linguiça calabresa de jeito algum.”


Herói ou vilão?

“Úrsula comprou a fantasia de superhomem para o marido brincar no Carnaval.” Aposto como não ganhou o concurso de fantasias! O uso do hífen sempre confunde a maioria das pessoas. Com prefixos, usa-se sempre o hífen diante de palavra iniciada por h. Frase correta: “Úrsula comprou a fantasia de super-homem para o marido brincar no Carnaval.” Exceção: subumano (nesse caso, a palavra humano perde o h: subumano.)


Prova difícil

“Leila não passou no exame teórico da auto-escola.” Vai ter que estudar mais! Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia o segundo elemento. Exemplos: autoinstrução, coautor, anteontem, semiaberto. Frase correta: “Leila não passou no exame teórico da autoescola.” Exceção: o prefixo co aglutina-se em geral com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia por o: coobrigação, coordenar, cooperar, cooperação etc.


Estar, está e esta

Para não errar nunca mais: Estar: verbo estar no infinitivo pessoal. Ex.: Faço de tudo para estar em paz contigo. Está: verbo estar na 3ª pessoa do singular. Ex.: Ela está animada para a viagem do final de semana. Esta: pronome demonstrativo. Ex.: Esta mulher ficou preocupada com a demora da partida do navio de cruzeiro.


Moralidade

“Helena levantou a moral dos estudantes antes da prova.” Aposto que não foram bem no exame. Veja: A moral – utilizada no sentido de bons costumes. Ex.: “A filha precisa manter a moral da família, vestindo-se de forma adequada na solenidade.” O moral – utilizado no sentido de ânimo. Ex.: “O coronel levantou o moral dos soldados antes da guerra.” Frase correta: “Helena levantou o moral dos estudantes antes da prova.”


A tal da regência verbal

Alguns verbos possuem mais de uma regência, como, por exemplo, o verbo custar: a – no sentido de ser custoso, ser difícil: é regido pela preposição a. Ex.: “Custou ao mecânico para entender o problema do ônibus.” b – no sentido de acarretar, exigir, obter por meio de: usa-se sem preposição. Ex.: “A casa de praia custou-me todas as economias.” c – no sentido de ter valor de, ter o preço: usa-se sem preposição. Ex.: “Iates custam caro.”


Pequena moto

“William queria uma miniatura da moto de seu pai, ela queria a motinha.” Não vai ganhar! O diminutivo de moto é motinho. Frase correta: “William queria uma miniatura da moto de seu pai, ela queria a motinho.”


Moto veloz

“O motoqueiro esterçou sua moto entre o corredor de carros com extrema perícia.” Perfeito! Embora desconhecido da maior parte da população, o verbo esterçar existe, e significa manejar o volante para a esquerda e a direita.



Por Arnaldo Niskier – Ilustrações de Zé Roberto