Junho - 2022 - Edição 280

Sem nota

“Uma e outra aluna erraram o trabalho passado pelo professor.” Se não fosse o problema do erro, estaria tudo certo. A expressão uma e outra admite o verbo no plural, o que é mais usual, mas no singular também está certo. Observe no singular: “Uma e outra aluna errou o trabalho passado pelo professor.”


Atenção na estrada

“Heloísa hesitou na hora de optar pela rodovia Niterói Manilha, pois achava que estava muito esburacada.” Prudência sempre é bom! Veja: Deve-se usar o hífen para ligar duas ou mais palavras que ocasionalmente se combinam, formando não propriamente vocábulos, mas encadeamentos vocabulares. Ex.: ponte Rio-Niterói, eixo Rio-São Paulo etc. Frase correta: “Cláudia hesitou na hora de optar pela rodovia Niterói-Manilha, pois achava que estava muito esburacada.”


Desumanidade

“Regina chamou a atenção do menino que agiu de forma des-humana ao atirar o gatinho no quintal cheio de cães.” Escrevendo assim, nem com sete vidas o gatinho sobreviveria! Preste atenção: não se emprega o hífen nos prefixos des quando o segundo elemento perde o h inicial. Exemplos: desumidificar, inumano. Lembrando que agredir animais é crime! Período correto: “Regina chamou a atenção do menino que agiu de forma desumana ao atirar o gatinho no quintal cheio de cães.


Pista errada

Mensagem escrita que apareceu na tela de uma emissora de TV, depois de um dia de muita chuva, numa grande cidade brasileira: “Duas pistas que liga...” Está explicado: o erro de concordância complica tudo! Se são duas pistas, o verbo obrigatoriamente deveria estar no plural: ligam. Frase correta: “Duas pistas que ligam...”


Ônibus atrasado

“Isac ficou chateado porque não chegou a tempo de pegar o último microônibus.” Nem poderia chegar! Veja: Quando o prefixo termina por vogal, usa-se o hífen se o segundo elemento começar pela mesma vogal. Ex.: anti-imperialista, anti-inflamatório, micro-ondas etc. Frase correta: “Isac ficou chateado porque não chegou a tempo de pegar o último micro-ônibus.”


Religiosidade

“Ricardo afirma ser anti-religioso.” Não se pode dar crédito a essa afirmação. A palavra é antirreligioso, isto é, quando o prefixo termina em vogal (anti) e o segundo elemento começa por r (religioso), dobra-se o r. Frase correta: “Ricardo afirma ser antirreligioso.”


Corda resistente

“Thiago procurou pela corda superresistente para amarrar o reboque na caminhonete, mas não a encontrou.” Melhor chamar um guincho! Veja: Quando o prefixo termina por consoante, usa- -se o hífen se o segundo elemento começar pela mesma consoante. Ex.: inter-regional, sub-bibliotecário, super-racista etc. Atenção: • Nos demais casos não se usa o hífen. Ex.: hipermercado, intermunicipal, superinteressante, superproteção. • Com o prefixo sub, usa-se o hífen também diante de palavra iniciada por r: sub- -região, sub-raça etc. • Com os prefixos circum e pan, usa-se o hífen diante de palavra iniciada por m, n e vogal: circum-navegação, pan-americano etc. Frase correta: “Thiago procurou pela corda super-resistente para amarrar o reboque na caminhonete, mas não a encontrou.”


Anexados

“Segue anexo os documentos solicitados.” Não vão chegar ao destino, escrevendo desse modo. Veja: anexo é adjetivo e deve concordar em gênero e número com o substantivo a que se refere (documentos). Em tempo: muitos gramáticos condenam a locução “em anexo”, portanto, prefira a forma sem preposição. Frase correta: “Seguem anexos os documentos solicitados.”



Por Arnaldo Niskier – Ilustrações de Zé Roberto