Janeiro - 2022 - Edição 275

Olha a concordância!

Apresentando o jornal matutino, uma belíssima repórter escorregou na concordância, dizendo: “É milhares de visitantes.” A jornalista deveria ter falado: São milhares de visitantes... Isso é que se chama “fechar o tempo”.


Curiosidade

Cacografia é a escrita errada das palavras, o oposto de ortografia (escrita correta). Procure escrever certo, evite a cacografia.


Você precisa saber

Alguns coletivos: Cabido – de cônegos (conselheiros dos bispos) / Clero – classe dos sacerdotes / Concílio – de bispos / Conclave – de cardeais / Consistório – de cardeais (sob supervisão do papa, para deliberar sobre interesses da Igreja).


Fleumático ou fleugmático?

O irmão, durante a discussão com o primo, manteve a fleugma de sempre.” É sempre bom manter a serenidade. A palavra “fleugma” consta do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras e do dicionário Houaiss. O dicionário do Aurélio registra apenas fleuma. Você decide!


Onipotência

Cada religião pode ad-rogar seus dogmas, mas Deus é o mesmo para todos. Isso mesmo! O verbo ad-rogar está muito bem colocado, significa adotar.


Parada geral?

O locutor de uma estação de rádio saiu-se com a seguinte pérola: “Se houver a greve dos caminhoneiros, os postos de combustíveis serão prejudicados.” Preste atenção: nas palavras compostas, nas quais há preposição entre elas, somente a primeira deverá ser pluralizada. O posto de combustível – os postos de combustível. O comunicador deveria ter dito: Se houver a greve dos caminhoneiros, os postos de combustível serão prejudicados.


Bom conselho

Dona Nilza aconselhou os sobrinhos a obedecer o Código Brasileiro de Trânsito, não dirigindo além da quilometragem determinada nas placas. A senhora acertou duas vezes: deu um bom conselho e acertou no complemento do verbo aconselhar. Observe: O verbo aconselhar pode ser construído com objeto direto ou indireto de pessoa (os sobrinhos/aos sobrinhos).


Ascensão sem exceção

“Rita buscava ascenção social, porque não queria ser uma excessão no grupo.” Cuidado! Ela correu o risco de não ter sucesso. O certo é ascensão, com sc primeiro e s depois e exceção, com x, c e ç. Período correto: “Rita buscava ascensão social, porque não queria ser uma exceção no grupo.”


Cuidado com a crase

“Comprei um carro à álcool.” Atenção! Compre um carro a álcool. Álcool é um substantivo masculino e não se usa crase antes de palavra masculina. Exemplos: “Ele anda a cavalo.” Sem crase, pois cavalo é um substantivo masculino


Curiosidade

Conta-se que o padre Antônio Vieira tinha muitas dificuldades de aprendizagem e pediu a Deus que o ajudasse. Estava rezando quando sentiu um zumbido na cabeça. A partir daí tornou-se brilhante, escrevendo e falando muito bem, o que o celebrizou. Tornou-se um costume dizer que, quando alguém consegue dominar uma dificuldade e aprender alguma coisa, teve o “estalo do Vieira”.


Aposentadoria

“O Sr. Fernando conseguiu um diferimento do prazo para a quitação dos seus débitos para com a Previdência Social, e só depois o deferimento da sua aposentadoria.” Muito bem! O senhor mereceu a aposentadoria, pois usou as palavras diferimento e deferimento, adequadamente. Preste atenção: diferimento – adiamento. deferimento – aprovação


Renúncia

“Estava muito doente. O velho cônego abdicou.” O verbo abdicar, nesta situação, é intransitivo, isto é, não precisa de complemento. Abdicar – renunciar ao cargo ou à dignidade em que estava investido.



Por Arnaldo Niskier – Ilustrações de Zé Roberto