Junho - 2021 - Edição 268

Trabalho de grupo

“Preocupado com o trabalho em grupo, o aluno escreveu que eles tem que se dedicar muito.”
Exatamente, precisam estudar muito! O verbo ter, na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo, é acentuado. Observe: ele tem / eles têm
Período correto: “Preocupado com o trabalho em grupo, o aluno escreveu que eles têm que dedicar muito.”


Acabou o trema!

Acreditamos que não seja motivo de problema. Muito pelo contrário. A maioria das pessoas não gosta daqueles dois pontinhos. Portanto, será com tranquilidade que todos os esqueceremos. Porém, há nomes próprios em que o trema será mantido como em Müller, Hübner etc.


Quadro feio!

“Todos ficaram espantados com a feiúra do quadro.” Esse quadro não deveria ser tão feio, porque a palavra é acentuada. De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, não se acentua o i e o u tônicos em paroxítonas quando precedidos de ditongo.
Observe: feiúra – é uma palavra paroxítona, antes do u (tônico) há o ditongo ei. Frase correta: “Todos ficaram espantados com a feiura do quadro.”


Caminho certo

Leandro pegou a auto-estrada que seu tio indicou, mas não acertou o caminho.” O problema foi o hífen. Não se usa mais o “antigo tracinho” quando a palavra que segue o prefixo auto começar com vogal, somente se for a vogal o, porque o prefixo auto termina com o – auto-oxidação.
Período correto: “Leandro pegou a autoestrada que seu tio indicou, mas não acertou o caminho.”


Suadeira

Renata deu um escândalo ao ver um inseto, e seu irmão questionou: “Você soa quando vê uma barata?”
Alguém pode soar só porque vê uma barata?
Observe: soa (verbo soar) – produzir som, retumbar, ecoar
sua (verbo suar) – transpirar
O irmão da Renata deveria ter dito: “Você sua quando vê uma barata?”


Para conhecer Clarice Lispector

“Viver em sociedade é um desafio porque às vezes ficamos presos a determinadas normas que nos obrigam a seguir regras limitadoras do nosso ser ou do nosso não ser... Quero dizer com isso que nós temos, no mínimo, duas personalidades: a objetiva, que todos ao nosso redor conhecem; e a subjetiva... Em alguns momentos, esta se mostra tão misteriosa que se perguntarmos – Quem somos? Não saberemos dizer ao certo!
Agora de uma coisa eu tenho certeza: sempre devemos ser autênticos, as pessoas precisam nos aceitar pelo que somos e não pelo que parecemos ser... Aqui reside o eterno conflito da aparência x essência. E você... O que pensa disso?
Que desafio, hein?
‘Nunca sofra por não ser uma coisa ou por sê-la.’”
Perto do Coração Selvagem, p. 55 – Clarice Lispector


Coco da discórdia

“Renata queria água de côco, mas sua prima queria suco de caju.”
Essa água não existe! Por que coco não tem acento? Coco é uma palavra paroxítona, tendo a penúltima sílaba como sílaba tônica (CO-co). Não necessita de acento circunflexo uma vez que, segundo as regras de acentuação do português, as palavras paroxítonas não são geralmente acentuadas, com exceção das paroxítonas terminadas em: r, x, n, l, ps, om, ons, um, uns, ã, ãs, ão, ãos e ditongos orais. Terminando a palavra coco em o, não necessita de ser acentuada.
A forma correta de escrita da palavra é coco, sem acento circunflexo. A palavra côco, com acento circunflexo na primeira sílaba, está errada. Esse acento é erradamente utilizado para distinguir coco (fruta) de cocô (fezes).
Forma certa = coco (fruta) / Forma errada = côco
Forma certa = cocô (fezes) /Forma errada = côcô
O substantivo masculino coco indica, principalmente, o fruto do coqueiro. Além desse significado principal, refere-se também à cabeça e ao crânio ou ao papão, um monstro imaginário infantil. Pode significar ainda um recipiente, muito dinheiro ou um tipo de dança de roda.
Frase correta: “Renata queria água de coco, mas sua prima queria suco de caju.”



Por Arnaldo Niskier – Ilustrações de Zé Roberto