Setembro - 2020 - Edição 259

Inverno rigoroso

“Melissa adorou a viagem para os EUA, mas não aprovou a temperatura abaixo de zero graus.” Nem poderia, escrevendo dessa maneira.

Veja: a palavra zero está no singular, portanto, o substantivo deve acompanhar sua flexão. Período correto: “Melissa adorou a viagem para os EUA, mas não aprovou a temperatura abaixo de zero grau.”


Cuidado com o leão

“Jonas perdeu o prazo de entrega do Imposto de Renda, agora precisa resolver esse problema para ficar quites com a Receita Federal.”
Não vai dar certo!

Veja, a palavra “quite” deve concordar com o substantivo a que se refere. Ex.: “Os contribuintes estão quites com a Receita Federal.”
Período correto: “Jonas perdeu o prazo de entrega do Imposto de Renda, agora precisa resolver esse problema para ficar quite com a Receita Federal.”


Decoração

“Ao meu ver, essa decoração está muito espalhafatosa.”
Não creio que esteja tão ruim assim...
A forma socialmente aceita e preferida pela gramática é “a meu ver”, entretanto não significa que a outra forma esteja errada. A primeira forma é mais aceita, pois é clássica e porque ela obedece às leis gerais da gramática. Neste caso, a preposição a aparece sozinha, sem auxílio de artigo. Entretanto, a formação ao meu ver também pode ser usada, apesar de não existir exemplos em textos literários de autores e gramáticos.
A forma pode ser utilizada, pois a língua portuguesa admite o uso facultativo de artigos próximos a pronomes possessivos. Ou seja, é possível falar “Vou para minha casa” ou “vou para a minha casa”. Assim, fica claro que é possível utilizar qualquer uma das expressões sem cometer erro gramatical. A diferença está apenas que a forma sem o artigo é a preferida pelos grandes gramáticos. A meu ver ou Ao meu ver, aprender a escrever e falar corretamente só faz bem!


Sem atenção

“Regina tentou passar desapercebida, mas foi reconhecida assim que entrou no saguão do hotel.”
Acho que não deu certo!
Desapercebido significa desprovido, desprevenido. Ex.: “Ele estava totalmente desapercebido de dinheiro.”
Despercebido significa sem atenção. Ex.: “As mudanças passaram despercebidas.” Período correto: “Regina tentou passar despercebida, mas foi reconhecida assim que entrou no saguão do hotel.”


Viagem desastrosa

“Alex disse aos amigos que a viajem foi um desastre.”
Não tenho dúvidas!
Viagem com g é substantivo. Ex.: “Fizemos uma linda viagem.”
Viajem é a flexão do verbo viajar no Presente do Subjuntivo e no Imperativo: Ex.: “Espero que eles viajem amanhã cedo.”
Período correto: “Alex disse aos amigos que a viagem foi um desastre.”


Perdeu!

“Marcel disse a Elis para que ela não perda as esperanças, tudo vai dar certo.”
Escrevendo desse modo, não acredito nessa certeza.
Perda é um substantivo. Ex.: “Há perda de tempo com tantas banalidades.”
O vocábulo adequado é perca (verbo) Ex.: “Não perca as estribeiras.”
Período correto: “Marcel disse a Elis para que ela não perca as esperanças, tudo vai dar certo.”


Carta sem resposta

“Ulisses mandou anexo as cartas-convite, mas não obteve resposta.”
É preciso atenção para acertar nessa concordância.
Dizer que algo está em anexo é o mesmo que dizer que algo está anexado, por isso a palavra deve concordar com o substantivo a que ela se refere.
Ex.: “Anexas seguem as comandas do restaurante para conferência.” Em anexo é uma forma invariável, portanto, não vai para o feminino e nem para o plural. Ex.: “Em anexo, seguem os memorandos”; “Segue o comprovante em anexo”.
Período correto: “Ulisses mandou anexas as cartas- -convite, mas não obteve resposta.”



Por Arnaldo Niskier – Ilustrações de Zé Roberto