Abril - 2022 - Edição 278

This Quote’s 4u

No livro This Quote’s 4U, Jota Gouvêa Vieira reúne uma coleção de pensamentos, ditados populares, frases espirituosas, provérbios e outras citações antológicas que guardam, em si, lições de vida.
No prefácio, o jornalista e atual presidente da Academia Brasileira de Letras Merval Pereira recomenda a leitura, e afirma: “O livro que o Jota produziu tem justamente a intenção de apresentar um resumo da inteligência universal através de frases inteligentes, irônicas, que representam momentos inspiradores dos autores ou a cultura milenar através dos seus provérbios.”
A obra é dividida em grupos temáticos. A publicação não foi editada para fins comerciais: a intenção do autor foi organizar um livro com frases e citações que ele coleciona há anos para distribuir entre familiares e amigos. O título foi inspirado na música This note´s for you, do Neil Young, cujo título consiste em um trocadilho feito com o bordão This Bud´s for You, de uma campanha publicitária de cerveja. Na onda da música Let the Musica do the Talking, do Aerosmith, cada capítulo foi intitulado com o nome de uma música que remete ao assunto tratado. O advogado e escritor Jorge Eduardo Gouvêa Vieira, nascido no Rio de Janeiro, em 1967, é também músico da banda cover de rock Skelters.

Homem de Papel

Movendo-se entre a farsa, a paródia, a sátira e a tragicomédia, João Almino lançou Homem de Papel (Ed. Record). O conselheiro Aires, que preside os dois últimos romances de Machado de Assis, é o narrador e o protagonista do oitavo romance do acadêmico. Passando em revista esses tempos difíceis, o centro da ação se desloca do Catete e de Botafogo para Brasília, cidade que se encontra “invadida por antas, animal tipicamente nacional”, como faz questão de frisar.
Na orelha, o professor da USP Hélio Guimarães destaca o humor do texto, que aciona com maestria notas do cômico: “Neste que talvez seja o mais alusivo de todos os seus romances, João Almino não poupa ironia à vida literária, à academia, à política e à diplomacia. Entre o desespero e o riso, ressuscita o velho diplomata para nos perguntar ainda mais uma vez: ‘Que país é este?’ E, por tabela, que mundo e que tempo são estes em que sobrevivemos.” João Almino nasceu em Mossoró, Rio Grande do Norte. Diplomata e um dos nomes mais importantes da literatura nacional atualmente, é membro da ABL desde 2017. Seus escritos de história e filosofia política são referência para os estudiosos do autoritarismo e da democracia.

A Rosa Verde

Em A Rosa Verde – Sonetos da Esperança, Luciano Dídimo reuniu 50 sonetos em comemoração aos 50 anos de idade, completados no dia 22 de fevereiro de 2021.
Aliando erudição e leveza, com belíssimas ilustrações de Sol Oliveira, o autor planta os seus “poemas-sementes” direto no coração dos leitores, com o zelo poético característico de sua trajetória. Os sonetos são tecidos artesanalmente, com sintagmas que oferecem profundo conhecimento e sentido bíblico – Livro Sagrado que inspira a sonoridade de todos os versos. O singular estilo de Luciano Dídimo encontra consistência no total domínio da semântica e nas refinadas técnicas de versificação, revelando ao leitor o que há de evocativo em suas memórias afetivas. Na orelha, a escritora Zélia Sales compara os sonetos com orações: “A impressão que fica é que Dídimo redigiu cada soneto de A Rosa Verde como se fizesse uma prece. São poemas que falam de semeadura, de colheita e do amor em muitas de suas acepções. O autor burila cada verso com o esmero peculiar ao poeta parnasiano; no entanto, coloca-se como servo não apenas da ‘divina forma’, mas, acima de tudo, do Divino.”
Nascido em Fortaleza, no Ceará, em 1971, Luciano Dídimo é graduado em Administração e em Direito, e pós-graduado em Direito do Trabalho pela UNIDERP

O mel e o fel

O Mel e o Fel, publicado pela Editora Record, em 1998, de José Paulo Cavalcanti Filho, é uma daquelas preciosidades editoriais que merecem destaque. No anteprefácio, assinado por Millôr Fernandes, o leitor já antecipa a multiplicidade do prazer lírico a ser despertado nas páginas da obra. O prefácio é assinado pelo saudoso acadêmico Ariano Suassuna, contendo palavras de profunda sensibilidade: “Foi dominado por profunda comoção que li e reli esses textos. E são identificações como estas que me fazem ler tudo o que José Paulo Cavalcanti Filho escreve não só com admiração de leitor, mas, sobretudo com a emoção e o imenso orgulho de ser seu amigo.”
Trata-se de um grande clássico de caráter universal primordial para quem aprecia a leitura. Os capítulos, de fácil entendimento, estimulam o leitor a pensar sobre temas que vão de O insolvente e o provisório, Os meios (de comunicação) justificam os fins?, Adeus, companheiros meus, Memórias de um tempo em que a política já não se faz com engenho e arte, Sem lei nem rei, A Arte de ver o passado e P.S. Baixa o pano.
Conselheiro da Unesco e do Banco Mundial, ex-ministro da Justiça e membro da Academia Pernambucana de Letras, o advogado e escritor José Paulo Cavalcanti Filho é autor, entre outros livros, da biografia do poeta português Fernando Pessoa, intitulada Fernando Pessoa, uma Quase Autobiografia.

Poesias completas

A Editora Resistência Cultural brindou os leitores, este ano, com o lançamento da poesia completa de Ives Gandra da Silva Martins, em dois caprichados volumes. O Livro I, com 750 páginas, traz prefácio do “príncipe dos poetas brasileiros”, Paulo Bonfim, que destaca a “boa hora” da chegada dessa robusta obra, num “momento de perplexidade e desalento em que o Brasil clama por um pouco de amor”. A apresentação é do pianista e maestro João Carlos Martins – irmão do poeta, que demonstra em palavras todo o orgulho do parentesco.
O primeiro volume traz, na íntegra, divididos em doze títulos, todos os poemas publicados pelo autor até o ano de 2014, de jovem estudante a um dos maiores juristas do país, revistos minuciosamente por ele, que considerou esta versão a definitiva, além de numerosos poemas inéditos, enfeixados em Cicatrizes do tempo. De 2014 até 2021, Ives Gandra publicou mais seis livros, aos quais ele acrescentou, neste segundo volume de Poesia Completa, o sétimo, com 30 Sonetos dedicados à mulher Ruth (19 foram escritos após o falecimento). O título diz tudo: A Presença de Ruth Ausente. A este segundo volume, foi acrescentado também uma peça teatral, escrita quando ele tinha 17 anos (O Caçador Caçado).
Um dos maiores juristas do país, Ives Gandra da Silva Martins nasceu em São Paulo, no dia 12 de fevereiro de 1935. Professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, é membro, entre outras instituições, da Academia Paulista de Letras e da Academia Brasileira de Filosofia.

Mutações

Na obra Mutações (Ed. Cousa, 2021), Ester Abreu Vieira de Oliveira reúne “poemas que parecessem o mais plástico possível, sem aprofundamentos filosóficos”, que representassem o seu fazer poético.
Buscando a essência da poesia numa visão externa, recriada, seja mostrada numa realidade palpável, seja despertada por outra, criada em recordações, a obra reúne 31 poemas da autora.
No prólogo, o acadêmico Francisco Aurélio Ribeiro aponta para a luminosidade dos textos, citando Octavio Paz: “Octavio Paz nos diz que ‘poesia é testemunho dos sentidos’. E que esse testemunho é verídico, pois as imagens poéticas são palpáveis, visíveis e audíveis. Segundo ele, ‘a poesia é feita de palavras enlaçadas que emitem reflexões, vislumbres e nuances’. Assim devem ser lidos os poemas da querida Ester, com os olhos do espírito, procurando absorver as ilusões da realidade descrita, percorrendo os caminhos de sua andança poética, por mares, paisagens áridas e luminosas, ouvindo a música dos seus versos, sonhando com os seus devaneios e prostrando-nos diante da imagem de Cristo crucificado e da Virgem dolorosa.”
Ester Abreu Vieira de Oliveira (Muqui, 1933), atual presidente da Academia Espíritosantense de Letras, é professora Emérita da Ufes e escritora premiada. Atua nas áreas de teatro, poesia e narrativa das literaturas brasileira e hispânica.