Junho - 2020 - Edição 268

Ensaios sobre dramaturgia

Na obra Ensaios sobre Dramaturgia: do clássico ao contemporâneo (Editora Opção, 2016), Ester Abreu Vieira de Oliveira apresenta uma série de estudos produzidos ao longo de sua carreira de escritora, pesquisadora e professora de literatura, sobretudo hispânica. A coletânea é dividida em três partes: 1) Um texto pra Teatro, 2) Estudos Clássicos e 3) Estudos da Modernidade e da Pós-Modernidade. A pesquisa apresenta as principais correntes e os criadores fundamentais da dramaturgia, encenação e atuação do final do século XIX até a ruptura dos modelos da teatralidade nas primeiras décadas do século XX. O trabalho traz uma interessante abordagem historiográfica das manifestações teatrais, realizando um importante exame das tendências paradigmáticas do teatro. No prefácio, a professora Maria Mirtes Caser, doutora em Letras Neolatinas pela UFRJ, recomenda: “Estamos seguros de que a leitura será uma experiência de aprendizado e de prazer nos moldes de uma boa peça de teatro, que a autora nos convida a conhecer e admirar.” Graduada em Letras Neolatinas pela UFES (1960), especialista em Filologia Espanhola (Madri, 1968), Mestre em Língua Portuguesa pela PUC do Paraná (1983), Doutora em Letras Neolatinas pela UFRJ (1994) e pós-Doutora em Filologia Espanhola: Teatro Contemporâneo (Madri, 2003), Ester Abreu Vieira de Oliveira é presidente da Academia Espírito-santense de Letras.

A revolução da longevidade

No livro A Revolução da Longevidade – viva cada etapa da sua vida com prazer e sabedoria (Editora Alaúde, 2021), a jornalista Valéria Martins fala sobre os desafios do envelhecimento e os rumos dessa etapa natural, tendência para o século XXI. Atualmente, cada vez mais pessoas chegam aos 100 anos. Pesquisas garantem que, nas próximas décadas, o número de idosos irá suplantar o de jovens no planeta. Com um texto repleto de informações, a autora nos convida a refletir sobre temas diversos. Cada capítulo começa com uma breve história, ilustrando o que vem a seguir. Médicos e especialistas em várias áreas foram entrevistados, entre eles Dr. Jorge Félix (No futuro, seremos todos gerontólogos), Dra. Sophie Deram (“Comer bem e o suficiente”) e Dra. Ana Claudia Quintana Arantes (Morrer em paz e com dignidade). O resultado conjuga leveza e otimismo, na mesma medida. Valéria Martins nasceu no Rio de Janeiro, em 1966. Jornalista formada pela PUC-Rio, trabalhou em diversas revistas das editoras Bloch, Globo e Abril, e para os jornais O Dia e Valor Econômico. É autora de vários livros de ficção e não ficção, entre eles, Encontros com Deus – 21 personalidades narram sua busca espiritual (entrevistas, Ed. Mauad, 1997), A Pausa do Tempo (crônicas, Jaguatirica, 2013) e Sara anda mais bonita (conto, Megamini, 7Letras, 2016).

Liberdade

Em Liberdade (Ed.Rocco, 2020), a acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira expõe sua persistência na liberdade como um instinto. A coletânea reúne oito textos que abordam temas relacionados à atualidade. A obra fala sobre o ódio, a intolerância e o autoritarismo, discutindo uma visão fundamentalista de um mundo que brota do medo e da insegurança frente à atual era da incerteza. Mas a visão da autora não é pessimista, como afirma a contracapa: “Este livro é um ato de resistência. Um esforço de leitura do mundo contemporâneo para além das aparências que suscitam pessimismo e desalento, uma busca das presenças da liberdade lá onde essa fênix rebelde ressuscita, no acidentado cotidiano de homens e mulheres que amam e ganham suas vidas fazendo escolhas, seguindo seus desejos, afirmando contra o conformismo do senso comum, denominadores incomuns, exercendo a exigente arte de viver.” A escritora e jornalista Rosiska Darcy de oliveira ocupa a cadeira 10 da Academia Brasileira de Letras. Autora de mais de uma dezena de livros, entre eles, Elogio da Diferença (1991) e Reengenharia do Tempo (2003), obras ensaísticas sobre o feminino. Sua trajetória foi contada no documentário Elogio da Liberdade (2019), de Bianca Comparato.

Elias Portolu

A obra Elias Portolu (Ed. Moinhos, 2021) representou um marco na carreira de Grazia Deledda, uma das mais importantes expressões literárias da Itália entre os séculos XIX e XX, sendo a primeira (e, até o momento, a única) mulher italiana a ganhar o prêmio Nobel de Literatura, em 1926. Os leitores brasileiros já podem ter acesso ao livro, através da tradução do professor da UFRJ William Soares dos Santos. A trama do romance é centrada na relação amorosa entre cunhados, o que, na época retratada, era considerado incesto. Elias Portolu se apaixona perdidamente pela mulher de seu irmão. Na passagem do século XIX para o XX, o ambiente era extremamente conservador. O livro aborda não apenas as indecisões de um homem, mas as decisões que muitos de nós temos de enfrentar durante a existência. William Soares dos Santos tem graduação em Letras (Português/Italiano, 1997) e mestrado em Linguística Aplicada (2002), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e doutorado em Letras (Estudos da Linguagem) pela PUC-Rio (2007). É professor Adjunto da Faculdade de Educação da UFRJ, onde atua como Professor de Prática de Ensino de Português e Italiano. É, também, professor do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA), da Faculdade de Letras da UFRJ.

Fanais dos verdes luzeiros

Fanais dos Verdes Luzeiros (Editora Penaluz, 2019), de Diego Mendes de Sousa, é dividido em duas partes: Estilhaços do Tempo e Âncoras da memória. A voz do poeta vem de dentro de cada palavra selecionada, com versos harmônicos que nos dão a compreensão plena do que há de evocativo nas lembranças. A excelência da escrita do poeta arrancou elogios da crítica. As opiniões são unânimes: “A obra de Diego Mendes de Souza – sempre bem cuidada – consagra-se na Literatura brasileira, afirmou Stella Leonardos (1923-2019). Thiago de Mello (1926-) afirmou: “Acompanho comovido o amoroso trabalho de Diego Mendes de Sousa a serviço da poesia, de alta e delicada qualidade.” Na contracapa, Fabio de Sousa Coutinho (1951-) atesta: “O autor é, a rigor, a confirmação de uma vocação que se revelou precocemente e, hoje, ainda antes de tornar-se balzaquiana, já evidencia o acerto de quantos previram, há meia dúzia de anos, a vitória da boa poesia na pena firme, lúcida e convicta de um bardo a caminho de inescapável consagração em âmbito nacional.” Diego Mendes de Sousa nasceu na Parnaíba, Piauí, em 1989. Advogado, jornalista e professor, autor de vários livros, é membro titular do PEN Clube do Brasil, da Academia de Letras do Brasil e da Academia Brasileira de Direito.

“Como você decide a sua vida?”

Em Como Você Decide a sua Vida? – a viagem do condicionamento à essência (Ed. Gôndola, 2021), Manika Apsara oferece, de modo original, sua experiência como terapeuta, convidando os leitores a penetrar numa autoinvestigação, guiados pelo discernimento de uma terapia. Didática em sua abordagem, seu estilo mescla conceitos e enunciados teóricos com analogias e exemplos práticos. No prefácio, Mário Xavier (Anand Neerava) afirma: “Impossível ler e vivenciar a fala de Manika nesta obra sem mergulhar na viagem sem fim que é a bênção e a graça da autodescoberta, por mais desafiante – e mesmo assustadora – que seja a missão de olharmos sem medo e preconceito para os nossos próprios condicionamentos, tendo a coragem e a sabedoria de decidirmos, afinal, o que somos em essência e o que verdadeiramente queremos de nossa vida”. Manika (Apsara Freitas) é Terapeuta Renascedora e Terapeuta Primal, discípula de Osho. Iniciou seu caminho de autodescoberta e treinamento profissional nos anos 1990, tornando-se terapeuta das técnicas de autoconhecimento e autodesenvolvimento conhecidas como Renascimento (Teoria da Respiração) e Primal. Atua como Master Avatar formada pela Star’s Edge Inc., desde 2001. É credenciada pela Osho Global Connections para ministrar eventos de Osho Meditation Activity