
Qualidade e beleza
A maioria desses autores já é bem conhecida. Alguns, na própria literatura, outros, em áreas culturais distintas. Este encontro heterogêneo nos mostra a importância e a diversidade das artes. Espero que vocês se deliciem como eu, com textos de qualidade, boas histórias e belas edições.
As Pipas de Portinari – (Troia Editora) – Fernanda Emediato e Leo Cunha organizaram esta coletânea que reúne dez poetas que, com as belíssimas imagens de Cândido Portinari, espalham beleza, unindo poesia e arte. Além dos textos dos dois organizadores, Cintia Barreto, Dilan Camargo, Henriques Rodrigues, João Bezerra Bonfim, José Carlos Aragão, Marco Haurélio, Roseana Murray e Sônia Barros participam da obra. Lindo livro.
Azul de Lá – (Abacatte) – Muitas leituras nos exuberantes desenhos de Simone Matias neste lindo livro de imagens. Qual caminho escolher? Quando a liberdade envolve situações de ameaça? O medo nos aprisiona? A hostilidade nos afasta da vida? Cabe a cada um a escolha do caminho, nem sempre a escolha certa, mas a que nos parece melhor (ou mais segura).
A Pequena Polegar – (Global)) – Agora é a vez de Ruth Rocha, a querida e premiada autora de inúmeras histórias infantis. No reconto de um clássico da literatura infantil (Coleção Recontos Bonitinhos), a autora tem como aliada Veridiana Scarpelli, com exuberantes ilustrações que nos remetem ao lindo mundo dos contos clássicos e das histórias de gente miúda.

Hey, Vovô Jude! – (Reco-Reco) – Quem não gostaria de sair por aí viajando com Paul McCartney e sua bússola mágica? Também quero ir nessa aventura com toque de magia. O Vovô Jude leva seus quatro netos em viagens divertidas e emocionantes na praia, em cavalgadas no deserto, em montanhas geladas. Pura emoção e alguns sustos! As divertidas ilustrações são de Kathryn Durst e a tradução é de Maria Cecília Brandi.
O Rio Infinito – (Companhia das Letrinhas) – Também gostaria de viajar com esse autor: Mia Couto! Conhecido por sua literatura fantástica em que relata histórias e contos da África e de Moçambique para o público adulto, Mia também se destaca na literatura infantil. Nesta obra, numa aldeia escura, o autor destaca a importância das histórias que permitem os sonhos e resgatam a alegria e a luz em momentos difíceis. O pai parte em busca de comida, a mãe parte para encontrar histórias para seus filhos, para fazer renascer a esperança. É no fundo do mar, o rio de todos os rios, onde ela encontra o que procura, dentro de um búzio, em troca, entrega uma obra em madeira feita pelo marido. Mais uma vez, arte e literatura se encontram. As ilustrações são de Danuta Wojciechowska.
Todas as Cores do Mar – (Gaia) – Mais um autor premiado! Luís Pimentel nos conta, em singela prosa poética, a ansiedade de Marina para conhecer o mar. Moradora do interior, seu grande desejo era ver o mar. Ela já o imaginava e insistia com os pais para que a levassem ao litoral. Até que o dia finalmente chegou! Após uma longa viagem, chegaram à praia! Marina, encantada, observou detalhadamente o mar que mudava de cor a cada hora do dia. Envolvida em emoção, a menina concluiu que o mar, na verdade, não tem cor, ele assume as cores da imaginação. As ilustrações são de Fereshteh Najafi.
Tem um Tigre no Trem – (Brinque-Book) – Mariesa Dulak escreveu, Rebecca Cobb ilustrou e a tradução é de Nina Rizzi. Um livro muito divertido que serve de advertência para pais distraídos, presos ao celular. O pai e o menino vão de trem para a praia. Inúmeras coisas acontecem e... o pai não vê. Será que ele vai largar o celular para aproveitar a viagem com o menino? Espero que sim...