Bem-vindo, Bebê!

Comentei aqui, há alguns anos, que a primeira ideia de livros para bebês me foi passada pela pesquisadora portuguesa Maria José Sotto Mayor, que tive o prazer de encontrar em várias idas à Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália.
Ao visitar a incrível Biblioteca Salaborsa, em frente à estátua do Netuno, na principal praça daquela cidade, fiquei encantada com a ala destinada às crianças de zero a três anos. Pude testemunhar a alegria de casais que liam para os seus pequenos em um ambiente adequado e adaptado para recebê-los.

Posteriormente, o Salão do Livro Infantil e Juvenil, no Rio de Janeiro, passou a organizar, com sucesso, em seu espaço, uma biblioteca para bebês.
Agora, com a família encantada com a chegada do bebê, me lembrei de tudo o que aprendi. Apresento uma pequena seleção para motivar o encontro de leitores (pais, avós, cuidadores), com os pequenos e futuros leitores.

No início, as ilustrações e as vozes vão iniciar o fascínio pelas histórias. Permita que as crianças manuseiem os livros, deixe-os no berço, para que as ilustrações coloridas os atraiam. Tenha cuidado com o material, para não machucar o bebê. Livros de pano, de banho, de formas arredondadas, com grandes figuras e pouquíssimo ou nenhum texto. O importante é que aprendam a conviver com eles, a observá-los, manuseá-los. Dessa forma, estaremos desenvolvendo o amor ao livro e à leitura. Tenho certeza de que será um excelente começo!

A Foca – Vinícius de Moraes, ilustrações de Silvana Rando – Companhia das Letrinhas – A coleção Arca de Noé apresenta os primeiros volumes para os leitores iniciantes e ouvintes de histórias. Em formato especial para os pequenos, capa e miolo em cartão e ilustrados pela mãe do elefantinho Gildo. Se souberem as músicas, ainda vai ficar mais gostoso! O Pato e A Casa integram a divertida coleção.

As Aventuras de Vitório – Veridiana Scarpelli – Companhia das Letrinhas – Um simpático porquinho vive grandes aventuras num colorido livro de imagens. Diferentes histórias podem acontecercom a interpretação das ilustrações: neste livro em que as palavras ficam por conta da imaginação.

Bom Dia, Bichinhos:) – Texto e ilustrações de Amandine Piu, tradução de Júlia Moritz Schwarcz – Brinque-Book – A pequena menina se compara aos animais: pula como um sapo, nada igual a um peixe... e vai apresentando os animais e descrevendo suas ações semelhantes.



De Cabo a Rabo – Texto e ilustrações de Maurício Veneza – Abacatte – O autor e ilustrador vem se destacando na produção de livros para os pequeninos. De um jeito divertido e rimado, como gostam os pequenos, Maurício identifica os animais pelo rabo! Delícia de livro!

Dez Coelhinhos – Maurice Sendak, tradução de Gabriela Ubrig Tonelli – Companhia das Letrinhas – Quantos coelhinhos se escondem na cartola do mágico? Será que eles conseguem voltar para dentro dela? Mais um livro de imagens que, com certeza, vai divertir os que leem e os que acompanham as ilustrações.

Berço, Balanço, Colinho, Neném – Texto de Rafaela Deiab e Tieza Tissi, ilustrações de Clara Gavilan – Brinque-Book – As pequenas frases descrevem o ambiente no entorno do bebê e as atividades do dia. Ao final, o soninho gostoso no colo da mamãe...

Feliz Aniversário, Ratinho! – Texto e ilustrações de Guido Van Genechten, tradução de Camila Werner – Brinque-Book – Esse é um livro de abas do Ratinho, que já é nosso conhecido! Ele e seus amigos já nos contaram boas histórias: O que tem dentro da sua fralda?, De onde vêm os penicos? e Vamos dormir? Agora é a comemoração do seu aniversário. Ele preparou uma festa e seus amigos começam a chegar com presentes para você descobrir! Mas o que eles não sabem é que o Ratinho preparou uma surpresa incrível!