Sensibilidade, ternura e amor
Temas sensíveis, alguns perturbadores, ampliam o pensamento
com emoções e sentimentos. Perdas, transformações, dificuldades,
compreensão com o diferente devem ser tratados com amor. Lidar
com temas sensíveis com as crianças exige exercício de adequação,
sensibilidade e ternura.
É uma dor emocional, sentimental, que muitas vezes a criança
não é capaz de compreender ou superar sem apoio. A literatura oferece um compartilhamento, a ideia de que ela não está sozinha, de que
outros também passam pelo sentimento de tristeza ou pela mesma
emoção.
As obras selecionadas foram editadas com competência e carinho, com qualidade de texto e de edição. A beleza de uma obra pode
despertar sentimentos de emoção e de enlevo, como quando ouvimos
uma linda melodia.
Deixo para análise de vocês a seleção realizada e tenho a certeza
de que também irão se emocionar.
O Astronauta (Pequena Zahar) – Texto de Carol Fedatto e ilustrações de Amma – Um dia ele ficou fora de órbita... O início já indica as transformações que estão ocorrendo com o pai do narrador, que aos poucos vai perdendo o contato com a realidade. As ilustrações compõem a narrativa e as lembranças do passado acabam por ocupar o lugar do real. Texto e ilustrações são inseparáveis! Linda edição com capa dura!
O Anjo da Guarda do Vovô (Companhia das Letrinhas) – Jutta Bauer escreveu e ilustrou, tradução de Sofia Mariutti – Duas histórias paralelas, a que o avô, já velhinho, conta ao neto, e a que é exclusiva dos leitores, que acompanham a vida cheia de dificuldades que ele enfrentou e a ajuda que sempre teve de um anjo da guarda muito especial e que, sugere a história, vai agora tomar conta de outro pequeno. Uma história que nos mostra que há sempre algo de misterioso e encantado por trás de nossa vida cotidiana (Odilon Moraes). Mais um livro especial, lindamente editado, com capa dura.
O Jardim da minha Baba (Pequena Zahar) – Jordan Scott escreveu e o recém-premiado com o prêmio Hans Christian Andersen, Sydney Smith, ilustrou – O autor conta com delicadeza a sua relação com a avó polonesa (Baba), que emigrou para o Canadá na épocada Segunda Guerra Mundial. Sem dominar a língua inglesa, Baba se comunica com o neto com gestos, toques e risadas. Diariamente o pai deixa o menino aos cuidados da avó. As minhocas são um personagem coadjuvante e sua importância é assimilada com carinho pelo neto, que, agora mais velho, cuida da avó que veio morar em sua casa. Outra história repleta de delicadeza.
Um Gigante Tão Pequeno (abacatte) – Márcio Vassalo escreveu e Simone Matias ilustrou – Aqueles que conhecem ou, como eu, já conviveram com crianças ou adultos como o personagem desta história, certamente vão se emocionar. Com sensibilidade, ternura e muito amor, Márcio Vassalo conta a história do Anselmo narrada pela irmã pequena e os acontecimentos ao longo da vida dos dois. O colorido das ilustrações enriquecem e suavizam o texto repleto de emoção. Lindo!
Meu Nome É Malala (Companhia das Letrinhas) – A história da menina que comoveu o mundo, com ilustrações da Mariam Quraish e tradução de Lígia Azevedo – Malala Yousafzai vivia no Paquistão quando o grupo Talibã assumiu o poder e impôs proibições radicais. Dentre elas, a que as meninas não mais podiam estudar. Malala, que questionava a ordem, sofreu um violento ataque e foi levada para um hospital na Inglaterra. Hoje ela continua a sua luta pelo direito das meninas frequentarem a escola. Em 2014, ela recebeu o prêmio Nobel da Paz, aos dezessete anos. Cartonada, esta edição especial é dedicada aos pequenos que começam a ler!
Uns e Outros (Companhia das Letrinhas) – O colombiano Dipacho escreveu e ilustrou e a tradução é de Nina Rizzi – Repito o texto da quarta capa: Uns estão perto; outros, longe. Alguns se vão, mas fazem ninhos em nós. Um livro sobre diferentes jeitos de se relacionar e de voar pela vida. A metáfora usada pelo autor aproxima a vida de pássaros com a realidade humana, estabelecendo relacionamentos, escolhas, partidas e chegadas. Sem regras, sem determinismos, sem imposições, apenas, somos! Bela edição em capa dura.
Verão (Companhia das Letrinhas) – Suzi Lee, tradução de Ara Cultural – Um lindo livro de Arte! Fechamento primoroso desta nossa página carregada de sentimentos. Coloquem As quatro estações, de Vivaldi (tem o QRCODE ao final do livro), na parte do Verão e deliciem-se acompanhando as ilustrações vibrantes com cada parte da excepcional criação do músico de Veneza. Sintam o verão em cada página deste livro impactante, em capa dura, belíssimo.