Sentimentos, músicas e descobertas

Selecionamos histórias atraentes, coloridas, que prendem o olhar, a atenção e, muitas vezes, podem penetrar com sutileza no coração infantil e juvenil, com alegria, esperança e motivação. A música, a dança, os jogos e brincadeiras estão presentes em várias e a musicalidade da primeira palavra (mamãe) é uma deliciosa lembrança.

Tímidos – (Cia. das Letrinhas – tradução de Nathália Dimambro) – Maurício é um simpático peixinho que mostra como a timidez não o impede de se divertir no fundo do mar. Às vezes ele consegue ficar até escondido do leitor, camuflado nas ilustrações de Simona Ciraolo, autora e ilustradora italiana que invade o nosso olhar com riqueza de cores e detalhes. Será que Maurício vai continuar sozinho?

Quando o Bebê diz Mã Mã – (Semente) – Tino Freitas escreveu e Gilles Eduar ilustrou essa história para os pequeninos. Vovô, vovó, titia, papai, mamãe, toda a família aguarda, ansiosa, pelos murmúrios do bebê, sugerindo palavras. Mas, que magia acontece quando ele balbucia Mã mã?

Salsicha! – (Semente) – A genialidade de autores pode não estar diretamente ligada ao número de palavras de um livro, à extensão de um texto, a interpretações complicadas. A genialidade de Edith Chacon, aliada à criatividade de Fernando A. Pires e a sensibilidade de Lourdinha Mendes deram vida à Salsicha!, divertidíssima história com design especial. Adorei!



Nina – Uma história de Nina Simone – (Pequena Zahar) – Sou fã de Nina Simone, sua voz rouca, forte, agressiva ecoa como um hino de liberdade contra injustiças e preconceitos. Assim foi a sua vida desde pequena, vivenciando as barbaridades do racismo e da segregação aos negros. Sua arte se fez maior e seu nome está permanentemente ligado ao combate às injustiças sociais. Traci N. Todd escreveu, Christian Robinson ilustrou e Nina Rizzi traduziu e, durante todo o tempo, a voz de Nina serviu de fundo para a leitura. Os jovens precisam conhecer essa história

Danças do Brasil – (Editora Cuore – 3 volumes) – Ieda de Oliveira é nome marcante na pesquisa cultural e social. Sempre apresenta em seus livros histórias representativas da diversidade em nosso país. Em Danças do Brasil, com rimas simples e complementadas pelas vibrantes ilustrações de Cecília Murgel, a autora convida o leitor a conhecer e participar de inúmeras danças, trazendo a beleza da variedade cultural para perto de nós.

Doze Brincadeiras Indígenas e Africanas – Da etnia Maraguá e de povos do Sudão do Sul – (Melhoramentos) – Rogério Andrade Barbosa há anos é estudioso da cultura africana e da oralidade de suas histórias. Yaguaré Yamã é professor e artista plástico, indígena nascido no Amazonas, do povo Maraguá. Laerte Silvino, ilustrador do livro, ilumina a obra com a sua experiência das cores pernambucanas. Juntos, reuniram histórias e brincadeiras de dois povos, que parecem distantes, mas têm em comum a base cultural do Brasil. Muitas brincadeiras também lembram danças.