Alegria, alegria!

Em cuidadosa edição da Companhia das Letrinhas, em homenagem ao centenário do autor português José Saramago (1922-2010), dois contos extraídos de suas obras são apresentados ao público infantil. Um dos maiores nomes da literatura portuguesa, Saramago (prêmio Nobel de Literatura em 1998) dizia que não sabia escrever para crianças. Para ele, o fantástico e o lúdico não estão desvinculados da vida real:
O Silêncio da Água, com ilustrações de Yolanda Mosquera – a experiência de um menino e um peixe. “Não creio que exista no mundo um silêncio mais profundo que o silêncio da água.”
Uma Luz Inesperada, ilustrado por Armando Fonseca – a narrativa, pelos olhos de um garoto, da aventura de ir com o tio à feira de Santarém. “E eu que só tinha doze anos, como já ficou dito, adivinhei que nunca mais veria outra lua assim. Por isso é que hoje me comovem pouco os luares: tenho um dentro de mim que nada pode vencer”.

A Editora José Olympio completou 90 anos no dia 29 de novembro de 2021 e, para comemorar, apresenta várias reedições de clássicos e novos livros que trazem a chancela da data.
Miguel Strogoff – o correio do czar, foi lançado em 1876. O clássico de Júlio Verne recebe agora uma edição primorosa, com tradução e adaptação de Rachel de Queiroz. Encarregado pelo czar de entregar uma mensagem às tropas na Sibéria, Miguel enfrenta um caminho cheio de perigos. Ao final da jornada é recompensado com glória e amor.



Um livro atraente, onde uma janela (em recorte) é o personagem central. Será que o que vemos é o que acontece de verdade? Olhe pela Janela – escrito e ilustrado por Katerina Gorelik e traduzido por Gilda de Aquino (Brinque-Book). Em formato grande e cheio de detalhes, esse atraente livro vai agradar aos pequenos. As situações proporcionam muitas interpretações bem divertidas. Quer saber mais? Olhe pela janela!

Quem conhece o dia a dia de uma professora em lugares distantes sabe as inúmeras dificuldades que enfrenta. Assim começa a história deste livro lindo. Uma jovem professora que busca um lugar chamado Delícias, em plena Amazônia. Sua maior riqueza vai com ela: uma caixa de livros! Será? A Professora da Floresta e a Grande Serpente – Irene Vasco escreveu, Juan Palomino ilustrou e Márcia Leite traduziu (Pulo do Gato). Com as cores exuberantes da floresta, a obra ressalta a importância do reconhecimento das histórias e da cultura de cada local. Como dizem alguns teóricos da educação: é importante verificarmos primeiro o que sabem e, a partir desses saberes, começar o trabalho. Muitas vezes, mais aprendemos do que ensinamos.

Uma história divertida sobre o encontro do animal de estimação e seu dono. Eu Quero um Cachorro – texto e ilustrações de Jon Agee, tradução de Ana Tavares (Pequena Zahar). A menininha está firme na sua decisão, ela quer um cachorro! Mas, são tantas as opções que são oferecidas... Afinal, que animal será que ela escolheu?