Fraternidade, luzes. Esperança.

Renovam-se as esperanças com as confraternizações, desejando felicidade, saúde e paz. Renovam-se os valores e sentimentos, pensando em um mundo melhor, com justiça social, fraternidade e respeito ao próximo. Que tudo isso aconteça dentro de nós e que se multiplique, transformando cada um em multiplicador de amor e paz. Não dá mais para esperar, tem que ser agora e para sempre. Que venham as mudanças! Que o colorido da nossa página e o encantamento das histórias possam animar os pequenos leitores com aventuras e magia.

Eu Falo como um Rio – Texto de Jordan Scott, belíssimas ilustrações de Sidney Smith e tradução de Julia Bussius (Pequena Zahar) – Cada um de nós deve conhecer ou ter convivido com uma criança com dificuldades na fala. Baseado na experiência pessoal do autor, esse livro é para quem se sente perdido, solitário ou incapaz de se adaptar. E se as palavras ficassem presas no fundo da boca sempre que você tentasse falar? E se elas nunca saíssem do jeito que você espera? Sensível, delicado, poético! Uma linda história.

O Medo Amigo – Um Pingo Fora do Lugar (Editora Jordem) – Manoela Ferrari, autora experiente e amiga querida das páginas do Jornal de Letras, apresenta nessas duas obras sentimentos e preocupações com situações cotidianas e que muito nos afligem. Em O Medo Amigo (ilustrações de Rychelmy Lorencini), cria uma viagem mágica para o pequeno José enfrentar suas aflições – claro que com a ajuda do vovô! Em Um Pingo Fora do Lugar (ilustrações de Gabriel Medeiros), uma gotinha de chuva esperta vence os inimigos da Floresta – um texto divertido que desperta para as atuais preocupações ambientais.



Pé Ante Pé – Celina Portocarrero escreveu e Felipe Trigueiro ilustrou(Ibis Libris) – O isolamento forçado dos últimos tempos nos afastou de queridos e de suas histórias. Nesse Pé ante Pé, (poema extraído do livroRetratos), Celina faz do pé o seu tema, mostrando inúmeras expressões com o uso da palavra em diversos sentidos. Criativo e divertido!

Sete Saias De Filó – Anderson de Oliveira escreveu e Adriana Leão ilustrou (Compor) – No ano passado, exatamente em dezembro, ao citar o livro Socorro, da Silvana Rando (Escarlate), comentei a minha dificuldade para lidar com histórias cujos personagens são baratas!!!! E eis que aparece mais uma e tenho que me envolver novamente com o inseto... Sem mencionar a cantiga infantil (A barata diz que tem sete saias de filó, é mentira da barata, ela tem é uma só...), mas claramente fazendo menção a ela, o autor cria uma biografia da barata com jogo de palavras e situações divertidas, traçando um paralelo com o cotidiano e as dificuldades da vida, Adorei!!!

Mais um Livro sobre Ursos – Laura (escreveu) e Philip Bunting (ilustrou), tradução de Gilda de Aquino (Brinque-Book) – Quando os autores começam a contar uma nova história, o personagem principal se rebela e decide que está cansado de histórias de ursos. Vocês sabem quantas histórias de urso existem? Chega! Quero descansar! Ele se propõe a ajudar na seleção de outros animais para a história. Será que vai dar certo? E você, conhece muitas histórias de urso? Eu gosto muito de O Urso Sonolento (texto e ilustrações de Nick Bland, tradução de Gilda de Aquino – Brinque-Book).

Seu Banco – Meghan, Duquesa de Sussex, ilustrações de Christian Robinson, tradução de Nina Rizzi (Companhia das Letrinhas) – Quando Archie, o primeiro filho do príncipe Harry e de Meghan, Duquesa de Sussex, nasceu, ela escreveu um poema das expectativas da relação pai e filho, como seria acompanhar a criança ao longo do seu desenvolvimento, sentados em um lindo banco. E assim nasceu essa história.