Empatia, sentimento fundamental

Colocar-se no lugar do outro, compreender sentimentos e sofrimentos, ser solidário, compartilhar alegrias e decepções, assim eu compreendo o que significa ser humano. Se não senti na pele o sofrimento do outro, não significa que não o compreenda, apesar das minhas limitações, e de não sofrer junto. Temos tantas dívidas, os preconceitos nos rondam e, às vezes, o simples uso de um véu pode nos afastar. A riqueza da literatura infantil está na possibilidade de promover diálogos, valorizar histórias, transformar o outro em o próximo. Comecei a ler Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves (Record), parei um pouco, o sofrimento era tão vivo e pungente que doía demais em mim. Entre lágrimas dolorosas precisei me rever para poder continuar. Não consegui ler com distanciamento, aquela dor é também minha. Neste mês de Zumbi, destaco lindos livros e relembro outros, onde a empatia e o amor estão presentes.

Um Dia de Neve – Texto e ilustração de Ezra Jack Keats, tradução de Julia Bussius (Companhia das Letrinhas) – Esta história foi publicada pela primeira vez em 1960 e a história da história, contada nas páginas finais do livro, é muito interessante. Vamos conhecer Peter, um garotinho curioso que sai para passear em um dia em que a neve mudou o cenário. Descobertas, aventuras narradas de um jeito gostoso e com lindas ilustrações.

A África que Você Fala – Cláudio Fragata escreveu e Mauricio Negro ilustrou (Globinho) – As raízes africanas tornam-se evidentes em nossa língua. Com rimas fáceis e escolhendo palavras divertidas como xodó e cafuné, Cláudio Fragata demonstra que, apesar de separados pelo oceano, a África está pertinho de nós!



Eu Sou uma Noz – texto de Beatriz Osés, ilustrações de Jordi Sempere e tradução de Alexandre Boide (Escarlate). Tive a chance de ler esse emocionante texto ainda em original. Fiquei muito comovida. Ganhador do Prêmio Espanhol Edebê de Literatura Infantil 2018, a singeleza do texto com a história do pequeno Omar nos sensibiliza com os dramas das guerras e dos refugiados e com o olhar comovido das crianças órfãs, que em terra estranha, só irão sobreviver se encontrarem o apoio e a compreensão. Às vezes é preciso ser muito criativo para que isso aconteça!

Amor de Cabelo – Matthew A. Cherry, ilustrações de Vashti Harrison, tradução de Nina Rizzi (Galerinha – Record) – História vencedora do Oscar de Melhor CurtaMetragem de Animação. Zuri diz que seus cabelos têm vida própria, se torcem, enrolam, viram e reviram... A menina gosta muito dos seus vários penteados afro. Mas, hoje é um dia especial e ela precisa de um penteado também especial. Com a mamãe ausente, o papai tem que improvisar e... Zuri fica linda!

Da Minha Janela – O Prêmio Jabuti de Literatura Infantil premiou Otávio Júnior (o querido Livreiro do Alemão), com a obra Da minha janela – ilustrações de Vanina Starkoff (Companhia das Letrinhas). Poesia colorida como um belo samba-canção com a favela de enredo. Otávio Júnior reuniu a paisagem da sua janela neste livro, cheio de cores, gente, dores e alegrias, e muito, muito amor!

Ei, Você! Um livro sobre crescer com orgulho de ser negro – “Ei, você, criança!.. este é o livro que eu amaria ter lido quando tinha a sua idade! Sabe por quê? Quando eu era pequena não existiam livros com personagens parecidas comigo.” Taís Araújo demonstra a importância da identificação, do amor, da autoestima na formação da identidade cultural e social de crianças negras. Escrito por Dapo Adeola, britânico-nigeriano, ilustrado por vários artistas negros e traduzido por Stafano Volp (Companhia das Letrinhas). Diz o autor: “Este livro é dedicado a todas as crianças da diáspora negra, tanto os jovens quanto os mais velhos. Foi escrito por nós, ilustrado por nós e nasceu do amor por nós.” O nascimento do bebê, o seu pertencimento no mundo, a importância das gerações passadas e dos que hoje servem de exemplo. É você quem escolhe o seu próprio destino, e você pode ser o que quiser. Um livro para todos!