Homenagem às crianças!

Voltamos em nossa página ao mundo mágico das crianças, no mês da comemoração do seu dia. A literatura infantil é importante meio de comunicação, de enriquecimento de ideias e de criatividade para as crianças. Repito Bartolomeu Campo de Queirós que afirmava que a literatura para crianças não tem que ensinar nada, mas, ao mesmo tempo, ensina muito! Abre novas propostas de olhar, aguça a imaginação, apresenta lugares e personagens incríveis – reais alguns, mágicos outros. Começo a nossa seleção com a linda, inteligente e criativa homenagem de Leo Cunha a Ana Maria Machado. O autor Leo se declara à autora Ana com uma história criada a partir de narrativas da própria autora e o livro infantil repleto de boas histórias é personagem principal. Parabéns, Ana Maria Machado pelos seus 80 anos carregados de histórias incríveis! Parabéns, Leo Cunha, por nos brindar com tanto sentimento em mais uma história genial!

Uma História para Ana – Leo Cunha escreveu e Cris Eich ilustrou (Leiturinha) – Várias histórias que vão se ligando e formam uma nova história. Combinação de histórias de Ana Maria Machado. Histórias que embalam a chegada do sono e fazem a TV ser esquecida.

De Passinho em Passinho – Um livro para dançar e sonhar – Otávio Júnior escreveu e Bruna Lubambo ilustrou (Companhia das Letrinhas) – Otávio tem sensibilidade especial para olhar o seu entorno e criar histórias. Histórias que vão ganhando o mundo, de passinho em passinho. Dança cheia de ritmo e passos especiais que o autor descreve quase como um poema. Através da Dança do Passinho, os jovens se destacam, têm a autoestima aumentada e ganham respeito e novos admiradores. E o autor afirma: “De passinho em passinho, sonho em criar muitas histórias inspiradas na favela.” Destaque para as ilustrações e cores de Bruna Lubambo, quentes e vibrantes.



Enchente – Justa Caminha, ilustrações de Juliana Basile (A Semente) – Mães e pais vão logo se identificar com essa história! “Espera um pouquinho”, “Vai dar tempo!”, “Eu aguento”, todas as frases têm o mesmo significado: adiar a ida ao banheiro porque a brincadeira está ótima! A consequência? Uma enchente! A ilustração de Juliana Basile acompanha a narrativa de Justa Caminha, criando novos elementos nas páginas, aumentando a brincadeira e o tempo de espera...

Tem Outra Palavra na Palavra – Nani escreveu e ilustrou (Compor) – Minhas referências do Nani são O Jornal do Menininho, A Traça de A a Z e A Traça de Z a A, para citar alguns títulos que conheci na época da Editora Record. Criativo, dono de um humor instigante e inteligente, a garotada se divertia – e aprendia sem querer –, acompanhando a traça de um lado a outro do dicionário (os buracos nos livros eram atração!) ou criando um jornalzinho escolar sob sua inspiração. Agora, Nani retorna ao mundo infantil com a criativa história de encontrar novas palavras nas palavras. Um jogo engraçado que, novamente sem querer (será?), vai estimular a garotada a novas leituras – delícia!

Barco de Histórias – Kyo Maclear escreveu, Rashin Kheiriyeh ilustrou, Lígia Azevedo traduziu e o posfácio é de Vivianne Reis (Companhia das Letrinhas) – Quando abri o livro, imediatamente recordei a cena de O Violinista no Telhado, quando, na Rússia, as famílias judias têm que deixar tudo para traz, em busca de vida e de esperança. Neste livro, a maneira como as crianças brincam com a situação e criam diferentes maneiras de amenizar as dificuldades talvez seja a forma mais comovente de descrever o exílio, a incerteza, a tristeza por abandonar o “seu chão”. Inúmeras cenas nos ferem diariamente sejam da Líbia, da Síria, do Afganistão, não importa de onde, em busca de acolhida. São as crianças que fazem brilhar os olhos dos adultos, cheios de esperança, suas risadas amenizam a dor da fome, o frio, a triste memória dos que ficaram. Lindíssimo livro.