Para os jovens e os amantes de romances históricos!

Hoje, resolvi fugir de todos os temas difíceis, deixar a literatura infantil para um momento próximo e me deliciar com as páginas do último livro da série Crônicas Saxônicas, de Bernard Cornwell. Não sei se já afirmei aqui a minha paixão pelos romances históricos desse autor inglês que vive nos Estados Unidos.

Meus amigos, Serginho França e Luis Fernando Ribas, partilham dessa admiração e, com Luiz, sempre troco impressões e aflições sobre os textos.
Iniciar a leitura de O Senhor da Guerra foi muito difícil, décimo terceiro e último livro da série, relutei a me despedir de Uhtred, imaginando o final da história. Como sempre, Cornwell foi brilhante e não me decepcionou. Os livros deram origem à série de TV O Último Reino (The Last Kingdom), com temporadas ainda em produção e a incrível participação do autor em um dos episódios. E lá estávamos nós, no meio da batalha, na parede de escudos, na torcida pelo nosso herói.

A paixão pelos textos de Bernard Cornwell teve início com a trilogia de As Crônicas de Artur (O Rei do Inverno, O inimigo de Deus e Excalibur). Lembro o Sérgio Machado, que sempre brincava com os cartões de Natal da editora Record, trocando o rosto do herói pelo seu, no cartão que seguiria para amigos (no ano anterior ele assumiu o papel de Ramsés!). Com As Crônicas de Artur, desmistificamos o rei e admiramos o mito. Impossível não gostar. Tudo o que pensávamos conhecer da lenda virou pó.



A Busca do Graal (O Arqueiro, O Andarilho e O Herege) foi a trilogia seguinte, aproveitando a esteira de sucesso de Artur, e em 1356, acontece uma nova busca, agora pela espada de São Pedro. Alguns títulos independentes também traziam histórias incríveis e o meu favorito é O Condenado, considerado o melhor romance histórico publicado na Inglaterra e que apresenta a busca por justiça para um condenado inocente no meio de uma sociedade inglesa aristocrática e hipócrita, nos anos 1800.

Mais uma série genial: As Aventuras de um Soldado nas Guerras Napoleônicas (com doze volumes já editados no Brasil). Viajamos com o herói Richard Sharpe pelos inúmeros lugares das invasões francesas. Uma aula de história completa, com costumes, hierarquias, disputas e combates. Sharpe também virou herói da série de TV que leva o seu nome, representado pelo ator inglês Sean Bean (herói também em Games of Thrones, como Ned Stark).

Saindo da Inglaterra e homenageando o país onde vive, Cornwell produziu uma nova série, As Crônicas de Starbuck (com quatro livros já publicados: Rebelde, Traidor, Inimigo e Herói) que retrata a Guerra Civil americana com espiões, traições e grandes batalhas

Um novo livro único e surpreendente é Tolos & Mortais, que nos mostra, em detalhes, o mundo de Shakespeare e o início do teatro inglês

Uma palavra especial para Alves Calado, tradutor excepcional que conseguimos identificar em cada obra! Tenho, e li, TODOS os livros de Cornwell publicados até agora (41 livros) e espero, ansiosamente, que venham outros. Sei que já saiu um novo do Sharpe: Sharpe Assassino. Que não demore! E que o meu entusiasmo possa contagiar outros leitores