Saudade, criatividade, emoção e trabalho!

Todos nós, neste tempo ainda difícil, trazemos a saudade de algum amigo mais velho, afeto que não pode ser compartilhado pelo medo de contágio, luto não encerrado. A esses queridos homenageamos com a seleção de dois livros que falam de amor e saudade da convivência com os avós.

O belo da vida é que ela se renova no convívio com os pequenos que nos alegram com as tentativas de adiar a hora de dormir, tentando enganar o sono e espichar a conversa, ou a história. A criatividade e o trabalho também nos animam a seguir em frente, com sensibilidade e ternura. Vocês vão perceber que as quatro palavras do título estão presentes em nossa seleção de agosto: saudade dos que partiram, criatividade nas histórias geniais, emoção ao ouvir o céu e trabalho produtivo no curso e na coletânea de crônicas da AEILIJ.
Sigamos juntos

O Laço – Mônica Martins escreveu e Sandra Ronca ilustrou (Moma) – Laços sem nós que enfeitam a vida e unem as pessoas. Laços que unem menino e avô que, quando a fita se parte, os laços continuam, mesmo à distância, envoltos em saudade.

Criado pela Avó – Texto de Marcos Vinícius Lúcio e ilustrações de Ana Maria Moura (Ibis Libris) – Avó e neto formam essa família. Avó/mãe, que educa e mima, ralha e beija, ensina e afaga. As recordações do menino/homem transbordam carinho nas páginas desse delicado livro.

O Coelho, o Escuro e a Lata de Biscoitos – Nicola O’Byrne escreveu e ilustrou e Gilda de Aquino traduziu (Brinque-Book) – Ao contrário da lenda indígena que liberta a noite, o coelho resolve enganar o escuro e prendê-lo na lata de biscoitos para que o dia continue e ele não precise ir dormir. Mas o escuro explica por que a noite é importante, fala dos animais que só saem à noite e da necessidade do sono. Destaque para as lindas ilustrações.

Só Mais Cinco Minutos – Escrito e ilustrado por Marta Altés e traduzido por Gilda de Aquino (Brinque-Book) – Uma família onde o pai assume a tarefa de cuidar dos dois filhos. Sempre agitado, correndo de um lado para o outro, ele vive sem tempo. Mas não é bem assim e as crianças logo nos ensinam uma forma diferente de entender o tempo e a importância, ou não, de “mais cinco minutos”.


Ouvindo o Céu – Texto de Carminha Gamarano e ilustrações de Walter Lara (Fino Traço) – Quando Walter Lara me contou sobre o livro que sua mulher, Carminha, escreveu, pensei logo, em tempo de pandemia e pelo título, que era um livro de fé, de ouvir o céu e esperar uma mensagem... Com o livro em mãos, dei boas risadas pelo engano, justificado pela aflição pessoal. Com as ilustrações sempre deslumbrantes de Walter, Carminha criou uma história delicada, sensível, que nos leva a andar entre árvores e mato, contemplando a floresta e tentando entender seus ruídos e mistérios. Ao mesmo tempo, nos reúne com a ancestralidade da cultura nativa e a relação com o meio ambiente. Lindo!

Crônicas da Infância: Lembranças, afetos e reflexões – Em produção – em breve será liberado na página da Associação de Autores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil – AEILIJ. A obra é o resultado do curso “Crônicas para todas as idades”, realizado pela AEILIJ, coordenado por Flávia Côrtes e Severino Rodrigues, que, juntos com Rosana Rios, organizaram a coletânea de crônicas escritas pelos alunos. Os professores Leo Cunha e José Roberto Torero deram vida às aulas. A capa é de Sandra Ronca, também aluna do curso. Parabéns a todos e que logo venham outros cursos.