O Retorno!

O título da nossa página parece a continuação de uma história de aventuras, e é! Aos poucos, vacinados, ainda de máscaras, evitando aglomerações e com o álcool gel ao alcance, seguimos vagarosamente em busca de uma vida quase normal. Conquistas, lançamentos, novidades alegram o nosso coração tão machucado e sensibilizado pela ausência de inúmeros amigos.

A primeira notícia chega pelas mãos da Oficina Raquel. O belíssimo livro Rui de Oliveira – Seleção de Ilustrações – Contos de Fadas e Histórias Clássicas. A biografia do renomado artista através de suas ilustrações. Com capa e projeto gráfico de Raquel Matsushita, toda beleza e melancolia do traço do artista se destacam na publicação cuidadosamente editada.

Subdivididos em várias categorias que reúnem temas de conscientização ambiental e social, o Clube de Leitura ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ONU apresenta uma rica seleção de títulos em língua portuguesa. Para conhecê-los, visite a página da Câmara Brasileira do Livro – www. cblservicos.org.br. Parabéns às editoras, autores e ilustradores selecionados.

do – com a Editora MoMa, Mônica Martins comemora os 100 anos da publicação de A Menina do Narizinho Arrebitado, em uma obra que apresenta dois momentos: de um lado, a edição original com as ilustrações de Voltolino. Do outro, nova edição com a reunião de vários ilustradores (amigos queridos) que reinterpretam, com a sua criatividade, as aventuras lobatianas. Bem-vinda!

Continuando na apresentação de boas notícias, algumas histórias deliciosas:
Nanão – Gustavo Piqueira escreve, influenciado pelas histórias e desenhos de seu filho, Milo Arantes Piqueira (Pulo do Gato) – “Esse aí é o Nanão. Tudo o que a gente pergunta, ele responde NÃÃÃÃO!” E não adianta nem tentar: passeio, brincadeira, comida gostosa (sorvete!), a resposta é sempre a mesma: NÃÃÃÃO! Mas será que estamos fazendo a pergunta correta? “Nanão, você gosta de ficar em casa? NÃÃÃÃO!” Assim, com outras perguntas, o resultado é melhor, ou NÃÃÃÃO?


O Livro das Palavras Grandes e dos Desenhos Pequenos – A dupla Alexandre de Castro Gomes e Cris Alhadeff é imbatível na invenção de livros geniais (Saberes e Letras) – Epaminondas é um nome grande para um ratinho, mas a história é genial e ele arranja um jeito divertido de se dar bem. Afonsão, apesar do nome aumentativo, é bem pequenininho e por isso, às vezes, carrega uma grande tristeza. Mas Afonsão também encontra uma boa solução para resolver seus problemas e no meio dos livros e das histórias... se transforma em GIGANTE!

O Menino e a Flor – Célia Cris Silva escreveu e Simone Matias ilustrou (Abacatte) – Quantas vezes ouvimos “homem não chora”, “menino não brinca com boneca”, “essa menina não tem modos, parece um moleque”! Com sensibilidade, a autora quebra o estigma herdado e mostra que delicadeza e sentimento podem e devem fazer parte do universo masculino. Lindo!