Bicharada!

Adoro histórias com bichos! São divertidas e permitem que várias mensagens cheguem até as crianças sem didatismo forçado. Lembro de Lobato e a deliciosa fantasia do Sítio do Pica-pau Amarelo, com Quindim e Rabicó. Os mais velhos talvez se lembrem das Histórias do Tio Janjão, um tio querido, interpretado pelo ator Álvaro Aguiar e que se transformou em sucesso radiofônico na Rádio Nacional. E ele sempre dizia: “essa história é do tempo em que os bichos falavam.”
Com essas lembranças, voltei à infância com os lançamentos e histórias com animais e uso a liberdade literária para classificar como “animal”, um vírus invisível e “marvado”! Cuidado com ele!

O Crocodilo que não Gostava de Água – Texto e ilustrações de Gemma Merino, tradução de Gilda de Aquino (Brinque-Book) – Não é possível!!!! Um crocodilo que não gosta de água? Que não consegue aprender a nadar e não consegue brincar com seus irmãos? Que gosta mesmo de subir em árvores? Não é possível mesmo! E bem que ele tentou. Até comprou uma boia! Mas, que surpresa! Bastou um espirro e tudo foi esclarecido. Realmente, água não era a sua praia!

O Gato Pete – eu amo meu tênis branquinho – Arte de James Dean (o criador do gato Pete) e história de Eric Litwin, tradução de Érico Assis (Harperkids/ Leiturinha) – O gato Pete desfila pelas ruas com o seu novo tênis branquinho. Cantarola uma melodia divertida. Só que não esperava que o seu tênis, tão branquinho, passasse por tantas mudanças no caminho! Pete não se abala, e muda a cantiga de acordo com as situações.

Clic e Cloc – Estelle BillonSpagnol escreveu e ilustrou e Gilda de Aquino traduziu (BrinqueBook) – Sabem aquele ditado: “onde vai a corda vai a caçamba”? Assim são os amigos Clic e Cloc. Unidos em tudo, sempre juntos. Nunca se via Clic sem Cloc, nem Cloc sem Clic. Até que um dia... tudo mudou. Onde está Clic? Onde está Cloc? Mas, com certeza, mudou para melhor!

Gato, Sapato, Bicho do Mato – Texto de Maria Angela de Faria Resende e ilustrações de Denise Rochael (Compor) – Uma revolução! Cansados de ser apenas animais, os bichos resolvem viver como gente. No início, tudo parece que dá certo, até que surge um certo arrependimento... e um por um regressa ao seu ambiente natural. As rimas e a referência a histórias conhecidas divertem e estimulam a criatividade dos pequenos leitores.


Abrapracabra no Mundo – Fernando Vilela escreveu e ilustrou (Brinque-Book) – Terceiro livro das aventuras da cabra Euzébia (Abrapracabra! e Abrapracabrasil! foram os anteriores), dessa vez o autor resolve levar a cabra para conhecer países distantes onde encontra novos amigos. Em Paris, na França, foge após uma confusão; nos Estados Unidos, visita Nova York com o cachorro Rex; no Japão, a gatinha Mitiko se une ao grupo; nova confusão e saem correndo de Istambul, na Turquia e finalmente, no Egito, na África, encontram Hilal, o dromedário. E sabem para onde ela vai agora? Descubra na próxima história de Euzébia. Boa viagem!

Vírus “Marvado” – Flávio Dana conquista a garotada com histórias e canções divertidas. Em Godofredo, o craque da bola, o personagem e grande campeão é um bode. Agora, Dana apresenta uma história daquele terror que provoca frio na barriga dos pequenos leitores, em que o vilão é um vírus que adora quem não se cuida e não lava as mãos. É assim que ele entra nos corpos e domina tudo. As ilustrações de Felipe Campos (geniais) ajudam a estimular a garotada a sair correndo para lavar as mãos, cuidar da higiene e impedir que esse tal vírus “marvado” se crie! E a história vem pela nova editora Dormir pra quê?, apresentando o livro com um formato diferente. E tem mais no final: a pauta musical de A trilha virótica (do autor com Martha Beier), que também pode ser ouvida com os recursos da internet.