Fraternidade

E a vida segue, mais lenta, arrastada, pautada por notícias tristes e de insegurança. Nós também seguimos, acreditando na ciência, no trabalho, na cordialidade e na empatia. Em abril, por um calendário de coincidência, meus irmãos e eu tomamos a segunda dose da vacina contra a Covid-19 no mesmo dia. Cada um com o seu motivo de data: profissionais de saúde ou idade. E nós três (Francisco, Lucia e eu) seguimos na esperança da retomada das atividades, torcendo para que os mais jovens e todos os queridos dos nossos corações também sejam vacinados. Este assunto tão pessoal surgiu com a leitura de vários livros que participam da nossa página de maio. Três deles trazem histórias de irmãos com conflitos, dúvidas, ciúmes, implicâncias, diferenças, semelhanças e um amor enorme. As leituras, com certeza, vão transportar vocês também para as lembranças da infância e, como eu, vão sentir um orgulho enorme dos irmãos queridos

A África que Você Fala – Cláudio Fragata escreveu e Mauricio Negro ilustrou (Globinho) – As raízes africanas tornam-se evidentes em nossa língua. Com rimas fáceis e escolhendo palavras divertidas como xodó e cafuné, Cláudio Fragata demonstra que, apesar de separados pelo oceano, a África está pertinho de nós!

A Caçada – Em seu primeiro livro, AAAhhh! (Harper Collins), Guilherme Karsten já mostrou a criatividade em texto e ilustrações. Em A Caçada (Harperkids/Leiturinha), renova seu talento em nova história para os pequeninos. O que parece fuga e nervosismo, se transforma em divertida brincadeira. Com certeza, quem contar essa história, vai ouvir do pequeno ouvinte: “conta de novo!”, muitas vezes. A obra recebeu do iiLer – Cátedra Unesco de Leitura – Puc-Rio, o selo Seleção Cátedra 2020.

Eu Nem Ligo – Texto de Márcia Leite e ilustrações de Jean-Claude Alphen (Pulo do gato). A chegada de um irmãozinho, que agora ocupa a atenção da mãe, deixa a menina bem aborrecida e seu descontentamento é traduzido pela tentativa de se manter indiferente às mudanças. Ao interagir com a cachorrinha Nina, com Hugo, o ursinho de pelúcia, e com um novo brinquedo, um pinguim, esconde sua angústia ao afirmar repetidas vezes: “eu nem ligo!”. Será verdade? Aos poucos, tudo vai se resolvendo e ela compreende o que é ter um irmãozinho. O livro acaba de receber pelo iiLer – Cátedra Unesco de Leitura – PucRio, o selo Seleção Cátedra 2020.

Rosa e Rafa – Marie-Louise Gay – texto e ilustrações; tradução de Gilda de Aquino (BrinqueBook) – A autora já é bem conhecida pelas histórias de Marcos e de Estela e destaco também o livro Onde Começa a História?. No livro anterior, falávamos da chegada do irmãozinho, e, em Rosa e Rafa, encontramos as aventuras de dois irmãos gêmeos que compartilham artes e histórias. Mas, cada um do seu jeito, e o resultado é um livro cheio de imaginação e criatividade!


Três é Demais – Texto e ilustrações de João Marcos (Abacatte) – Mendelévio e Telúria são irmãos e aprontam. Eles são bem diferentes, mas um não vive sem o outro. De repente, mais uma história com irmãos na nossa página. O livro em quadrinhos apresenta várias historietas divertidas e, na última, uma sequência de confusões com o anúncio (equivocado) da chegada de um bebê! O livro recebeu pelo iiLer – Cátedra Unesco de Leitura – Puc-Rio, o selo Distinção Cátedra 2020.

O Sono do Gato – Texto de Celina Portocarrero, ilustrações de Julia Flohr (Bisbilibisbalabás – selo da Ibis Libris Editora) – Este livro não é recente, mas com todas as dificuldades que passamos nesses tempos de isolamento, quarentena, perdas e cuidados, demorou para chegar à nossa página. A editora Thereza Rocque da Motta me proporcionou esse encontro com a poesia da Celina. Desde a capa, percebemos o amor da autora pelos livros. Letras, palavras, frases e parágrafos servem de moldura para o gato que se espreguiça e se confunde com as capas dos livros. O Sono do Gato e o seu ronronar nos transportam para muitas histórias, fábulas e contos que guardamos na memória e no coração.