Essa mania de ter fé na vida!

A vacina chegou tarde, as pessoas insistem em não pensar no amanhã e nos outros... mas continuo, como diz o Milton, a ter fé na vida. Afinal, também sou Maria! Essa fé é renovada com a chegada de lançamentos incríveis, com a persistência das editoras, apesar de todas as dificuldades, e com o esforço imenso das livrarias para sobreviver à pior crise que já vivemos.

Este mês, as histórias são para os maiores, aqueles que já dominam a leitura e podem mergulhar em clássicos e histórias motivadoras. Uma questão interessante é o livro juvenil ilustrado. Bem sabemos que as ilustrações geralmente desaparecem das obras destinadas aos mais velhos, mas elas enriquecem a trama e despertam outras interpretações ao dialogar com os textos. Uma diagramação bem cuidada também é um elemento motivador, caso de vinhetas que sugerem situações e pontuam capítulos. O mais importante é a qualidade editorial das obras que emolduram histórias e enredos que nos fascinam. Mesmo sendo o texto o foco principal de livros juvenis, nada impede que ele venha embalado em cores e formas!

As Aventuras de Dom Quixote e seu Fiel Escudeiro Sancho Pança – A novela de Miguel de Cervantes recebeu um tratamento especial na adaptação de Luciana Sandroni, com ilustrações de Ana Matsusaki (Escarlate). Conheci a história através do teatro. A peça O homem de La Mancha inaugurou o Teatro Adolpho Bloch em 1973. Com tradução de Paulo Pontes e Flávio Rangel (diretor geral), com Paulo Autran, Bibi Ferreira e Grande Otelo nos papéis principais e músicas de Chico Buarque e Rui Guerra.

Recordar a história no texto ágil e envolvente de Luciana foi experiência deliciosa. Em tempos tão difíceis, os sonhos impossíveis podem nos ajudar a conviver com a dura realidade e amenizar as dores.

Árvore dos Desejos – Texto de Katherine Applegate, ilustrações de Charles Santose e tradução de Thaís Paiva (Intrínseca) – Uma comovente história que nos inspira a olhar os diferentes com amor e sensibilidade. O corte de uma árvore antiga serve como motivo para a autora abordar temas como imigração, preconceito, violência e rejeição. As metáforas nos fazem sentir o poder da empatia e da amizade e o desejo de sermos aceitos. A bela edição com capa dura é um atrativo a mais.

Maria dos Prazeres e outros Contos – Seis contos de Gabriel García Marquéz, extraídos de suas obras mais importantes e anteriormente editados separadamente, foram reunidos em uma nova edição (Record), que manteve as belas ilustrações de Carme Solé Vendrell, artista que vive em Barcelona, na Espanha, querida amiga, que já visitou o Brasil a convite da FNLIJ e foi escolhida pelo próprio autor para dar vida aos seus contos. Muito bom reler A sesta da terça-feira, Um senhor muito velho com umas asas enormes, A última viagem do navio fantasma, O verão feliz da senhora Forbes, A luz é como água (o meu preferido!) e Maria dos Prazeres. Édson Braga, Eric Nepomuceno e Remy Gorga Filho se alternam na tradução dos contos.


Ela Nasceu Clarice – Ana Rapha Nunes escreveu e Ana Laura Alvarenga ilustrou (Compor). Clarice, uma menina cercada de sonhos, medos e ausências, tem um encontro inesperado com as palavras de Clarice Lispector. A ligação das duas Clarice faz com que as palavras de uma transformem a vida da outra. E, mas do que tudo, nasce o amor aos livros, às histórias, às palavras, às letras e aquela menina se funde com muitos outros autores. Nasce, assim, uma nova Clarice que nos transporta para dentro dos livros!

O Corte e a Chama – A Chama e o Corte – Leo Cunha escreveu e Paulo Rea ilustrou (Pulo do gato) – Dizer que o livro é lindo é pleonasmo para a editora que mantém em suas produções um excepcional padrão de qualidade. Dois livros em um, com ilustrações impactantes e belíssimas, transformam essa obra denúncia em alarme que ressoa contra a agressão às matas. De um lado o desmatamento, do outro o fogo. A poesia de Leo machuca, fere, sangra, como a mata!