Quero voltar a ser feliz!

Com a esperança renovada com a chegada das vacinas que poderão nos escudar contra a Covid-19, nossa página retoma um “quase normal”, apresentando a produção heroica de autores e editores que, como eu, acreditam no futuro. São lindos livros, em produção editorial e conteúdo que nos sacodem do pessimismo e nos empurram para a frente.




Obrigado – André Neves (Pulo do gato) – Roger Mello resume, em sua mensagem ao autor, todo o sentimento que transborda desse livro lindo: “Obrigado por entregar o melhor de você a todos nós.” Homenageando poetas, André os envolve na própria poesia. Quantos, após lê-lo, irão procurar conhecer melhor os homenageados? E, assim, a beleza se amplia e novos leitores são encantados. Obrigada, André Neves, por nos envolver na sua poesia, obrigada, Márcia Leite, pelo primor da edição, e obrigada, Roger Mello, pelo testemunho e cumplicidade de poeta.

O Gato, o Peixe, o Sapo e a Gaivota – Luís Pimentel, ilustrações de Luiz Maia (Abacatte) – Um tem fome e espreita a caça; o outro se exibe, pensando-se salvo; um tudo observa e, finalmente, alguém interfere na história! O autor subverte a cadeia alimentar e nos faz pensar em compaixão nas leis da natureza, tema improvável, mas, por certo, vai proporcionar boas conversas com a garotada! Cada um no seu quadrado – isso pode?

Coraline – Neil Gaiman, ilustrações de Chris Riddell e tradução de Bruna Bebber (Intrínseca) – Fantasia, horror e ficção científica – misture tudo e você vai encontrar um grande atrativo para os jovens leitores. Coraline encontra um universo paralelo em sua nova casa, um lugar macabro e fascinante. Ali, ela se sente, realmente, em casa. Mas, após descobrir mistérios e perigos, a menina tenta retornar ao mundo real. Será que vai conseguir? Um destaque especial para a beleza e delicadeza da edição, um lindo livro de capa dura.

O Prêmio Jabuti de Literatura Infantil premiou Otávio Júnior (o querido Livreiro do Alemão), com a obra Da minha janela (Cia das Letrinhas – ilustrações de Vanina Starkoff). Poesia colorida como um belo samba-canção com a favela de enredo. Otávio Júnior reuniu a paisagem da sua janela neste livro, cheio de cores, gente, dores e alegrias, e muito, muito amor!