Bons encontros distantes

Nossa vida tomou um rumo diferente e o tempo, as ocupações e os encontros também se modificaram, passando a uma outra dimensão. Cursos e encontros on-line, utilizando os recursos da tecnologia de computadores e celulares, têm nos auxiliado na difícil tarefa de continuar a vida em isolamento voluntário, já que pertencemos a grupo de risco.

O primeiro encontro que participei foi com o premiado autor Tino Freitas, no curso A história dos contos de fadas, que aconteceu em junho. Em agosto, foi a minha vez de conversar com os professores das Salas de Leitura das escolas de Caxias do Sul. Atendi ao convite do Volnei Canonica, do Instituto Quindim, e o tema foi Tecnologia como mediadora de leitura.

Em setembro, com o NESPE – falei sobre Temas polêmicos na literatura: a necessária presença na escola – Compromissos de uma editora no século XXI: que parâmetros norteiam a decisão de publicar ou não um livro? O Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais, com Leandro Müller e Cibele Bustamante, tem promovido semanalmente encontros sobre diferentes temas voltados à produção editorial em suas diferentes áreas de atuação. Em outubro, participei do curso da AEILIJ – Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil –, A Narrativa Popular: Contos e Recontos, aprendi muito com Ricardo Azevedo e Susana Ventura.

Ainda em outubro, convidada pelo coordenador Maurício Fernandes e com a indicação de Eliana Yunes, participei do I Circuito Literatura & Artes – O direito à Literatura, à Leitura e ao Livro, promovido pela Pastoral Universitária Anchieta, da PUC-Rio. Com o tema Livro para quem? Um direito ou um sonho?, discorremos sobre a difícil situação do mercado editorial e a ameaça da taxação de livros pelo governo. Tive a possibilidade de ampliar conhecimentos com as apresentações de professores e especialistas como Aldo Lima, Marta Morais da Costa, Guto Lins, dentre outros, e com a abertura poética do acadêmico Geraldo Carneiro.

O 22º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós e o 17º Encontro de Escritores Indígenas também aconteceram em outubro e foi possível conhecer mais de perto, com editores, autores, ilustradores e avaliadores, as obras de literatura infantil e juvenil premiadas este ano, em diferentes categorias. Iniciando dezembro, nova aula grátis no NESPE com tema voltado para o mercado editorial de literatura Infantil e de literatura juvenil, convidando alunos e profissionais para os inúmeros cursos que serão oferecidos em 2021. Com Luciana Figueiredo, seremos responsáveis pelo curso: Panorama das Literaturas Infantil e Juvenil no Brasil.

Socorro em uma Vida Nada Fácil Silvana Rando (Escarlate) – Somente a criatividade da autora e ilustradora para me envolver em uma história cujos personagens são baratas!!!! Superei minhas dificuldades de rejeição ao pequeno, mas assustador inseto, e me deixei levar pela divertida história da Socorro, “a mais simpática barata da literatura infantil”.

Dave – o monstro solitário Anna Kemp & Sara Ogilve (Paz & Terra) – As criadoras dos sucessos Cachorros Não Dançam Balé e A Pior Princesa do Mundo apresentam uma nova história de um monstro solitário e gentil e me relembrou uma outra história que dizia: “Na dúvida entre estar certo e ser gentil, seja sempre gentil” (Extraordinário – R. J. Palacio – Intrínseca). Uma boa oportunidade para falar em empatia, solidariedade e amizade, e Dave e Percival são bons exemplos.

Muito Esquisito Alexandre Brito escreveu e Gustavo Piqueira ilustrou (Pulo do gato) – Quem ainda se lembra quando inventávamos palavras ou animais estranhos? Capizebra, patovalo e por aí vai! Além de inventarem um monte de palavras e bichos estranhos, também inventaram desenhos esquisitos! Que tal fazermos a mesma coisa e inventarmos tudo novamente? Brincadeira de criança... como é bom! O bicho-palavra/ não perde tempo/ como o vento se reinventa a todo momento/ virou matéria-prima/ do pensamento.