Janeiro - 2025 - Edição 304
Pequena Coreografia do Adeus
Em seu segundo livro, Aline Bei – autora do premiado O Peso do Pássaro Morto – constrói um retrato tão sensível quanto brutal sobre família, amor e abandono. Livro finalista dos prêmios Jabuti e São Paulo de Literatura 2022. Julia é filha de pais separados: sua mãe não suporta a ideia de ter sido abandonada pelo marido, enquanto seu pai não suporta a ideia de ter sido casado. Sufocada por uma atmosfera de brigas constantes e falta de afeto, a jovem escritora tenta reconhecer sua individualidade e dar sentido à sua história, tentando se desvencilhar dos traumas familiares. Entre lembranças da infância e da adolescência, e sonhos para o futuro, Julia encontra personagens essenciais para enfrentar a solidão ao mesmo tempo que ensaia sua própria coreografia, numa sequência de movimentos de aproximação e afastamento de seus pais que lhe traz marcas indeléveis. Escrito com a prosa original que fez de Aline Bei uma das grandes revelações da literatura brasileira contemporânea, Pequena Coreografia do Adeus (Cia das Letras) é um romance emocionante que mostra como nossas relações moldam quem somos.
Cuidar até o Fim
A descoberta de uma doença que ameaça a continuidade da vida, seja nossa ou de alguém que amamos, traz dor e perplexidade. É algo que nos transforma profundamente, um tsunami o qual ninguém está a salvo. Na essência dessa transformação está a necessidade do cuidado. O cuidar até o fim, aquele tempo delicado entre adoecer e morrer. Médica geriatra com vasta experiência em Cuidados Paliativos, Ana Claudia Quintana Arantes nos convida a um novo olhar sobre esse momento. A perspectiva da finitude pode trazer clareza para as escolhas, reavivar lembranças, restaurar afetos. Pode abrir caminho para um processo de luto amoroso e íntegro, ainda que haja dor. Cuidar Até o Fim: Como trazer paz para a morte (Editora Sextante) nos conduz pelas etapas do adoecimento com gentileza e sabedoria. Aprendemos a levar conforto para o corpo enfraquecido. A dizer palavras que trazem consolo. A oferecer ajuda eficaz. A atender pedidos que parecem impossíveis à primeira vista. A manter a serenidade para atravessar o tsunami. Afinal, cuidar é o ato mais sublime da conexão humana.
Código-Fonte: Como tudo começou
A trajetória de sucesso profissional de Bill Gates já é bastante conhecida: o jovem de vinte anos que abandonou a universidade de Harvard para fundar uma empresa de software que se tornou uma gigante da indústria e mudou a maneira como trabalhamos e vivemos; o bilionário que com frequência dedicou sua atenção às atividades filantrópicas para enfrentar questões envolvendo mudanças climáticas, saúde global e educação nos Estados Unidos. Código-Fonte (Cia das Letras) não é sobre a Microsoft, a Fundação Gates ou o futuro da tecnologia. É o relato humano e pessoal de como Bill Gates se tornou quem é hoje: sua infância, suas primeiras paixões e aspirações. É a história de sua avó cheia de princípios e de pais ambiciosos, de amizades profundas de infância e da morte repentina de seu melhor amigo; das dificuldades para se encaixar e da descoberta de um universo de códigos e computadores quando o campo dava seus primeiros passos; de uma jornada, logo no início da adolescência, que o levou de escapadas à meia-noite em um centro de computadores para o dormitório da faculdade, onde ele deu origem a uma revolução tecnológica global.
Inabalável: Princípios do jiu-jítsu aplicados à vida e aos negócios
Fabio Gurgel, mais que um multicampeão mundial de jiu-jítsu, é um incontestável empresário de sucesso, um visionário em seu campo de atuação. Em Inabalável: Princípios do jiu-jítsu aplicados à vida e aos negócios (LVM Editora), ele nos apresenta a sua trajetória de vida e de negócios, mostrando-nos como suas incertezas e apreensões iniciais, bem como os valores apreendidos no tatame, prepararam-no para um caminho de vitórias pessoais e no esporte. Gurgel é cofundador da Alliance Jiu Jitsu, atualmente a rede conta com 300 academias distribuídas em 29 países. Ao total, são cerca de 30 mil alunos que recebem treinamento a partir da metodologia e dos valores da equipe chefiada por Romero “Jacaré” Cavalcanti, Alexandre Paiva e Fabio Gurgel. A Alliance já formou dezenas de campões mundiais e representantes do esporte em todo o mundo. Inabalável: Princípios do jiu-jítsu aplicados à vida e aos negócios, é mais do que uma autobiografia, é uma consultoria em forma de livro que visa passar a experiência e os valores elementares que formaram um dos mais bem-sucedidos campões do jiu-jítsu brasileiro e um dos mestres mais respeitados nesse ramo no mundo.
Se eu soubesse – Para maiores de 40 anos
Após o sucesso de Depois é Nunca e Manual do Luto, o vencedor do prêmio Jabuti Fabrício Carpinejar reflete sobre a vida, relacionamentos, família e a passagem do tempo neste Se eu Soubesse (Editora Bertrand). Se eu Soubesse tem gratidão pelos pais, tem reminiscências familiares, tem reflexões a respeito da criação dos filhos, tem a provação do ninho vazio, tem a frutificação da árvore do casamento na meia-idade, tem recomeços profissionais e pessoais, tem o esclarecimento do luto como parte imprescindível da saudade, tem uma abordagem do cotidiano lúcida e sensível, tem soluções maravilhosas para os problemas da alma. Em tom de terapia em voz alta, numa narrativa encadeada por pequenos capítulos sem títulos, ocorre a descrição da infância nos anos 1970, da adolescência nos anos 1980, acompanhando a mudança de costumes. A questão é esta: você pode agir de forma diferente a partir de agora. É a conversão da expressão popular “eu era feliz e não sabia” para o presente: “seja feliz sabendo.” Desde que procure estar ao lado de quem desperta o seu melhor. Afinal, somos instrumentos de uma orquestra. E encontros são músicas inesquecíveis
Africano: Uma introdução ao continente
Africano: Uma introdução ao continente (Editora Record) desconstrói a representação generalizada e caricata da África, reproduzida desde o final do século XIX pela indústria cultural e pelos meios de comunicação, e apresenta as várias maneiras com que os territórios africanos adentraram o século XXI. No processo de escrita dessa ampla e acessível introdução ao continente africano, Kauê Lopes dos Santos partiu da leitura e análise de diversos documentos, produzidos principalmente por africanos e africanistas, e fontes variadas, como livros, artigos científicos, legislações nacionais, relatórios setoriais, poesias, produção cultural de massa, além de seus trabalhos de campo em vários territórios do continente. Algumas das suas conversas ocasionais, entrevistas, fotografias, densas descrições e vivências nesses espaços estão registradas neste livro, com um ensinamento vívido e ilustrado da sua experiência em cada território. Africano não busca fazer uma espécie de inventário enciclopédico sobre cada um dos 54 países da África, e sim adentrar o universo das transformações políticas, das condições físico-naturais e das questões ambientais, do dinamismo econômico contemporâneo e da complexidade cultural que permeia o continente.