Maio - 2024 - Edição 300
Um casal
Já diz o ditado popular: antes só do que mal acompanhado. Só que, para Indira e Jude, isso não parece valer muita coisa. Mesmo se odiando desde a infância, esses dois inimigos resolvem fingir ser um casal no casamento do irmão de Indira. Parece loucura, não é? Mas, às vezes, uma dose de fingimento pode nos livrar de uma situação embaraçosa. No caso dela, tudo começou com manteiga de amendoim no corpo do namorado e da garota que estava na cama com ele. Tá certo que o relacionamento dos dois andava meio morno, mas ela não esperava uma traição dessas. Muito menos ter que passar uma temporada na casa de seu irmão e do cunhado – dividindo o teto com o melhor amigo de Collin e rival dela desde os primórdios. Já para Jude, começou com uma dívida estudantil. E, então, três anos em contato com crises humanitárias. Atuando como médico emergencista em zonas de conflito, ele viu mais do que podia suportar. É por tudo isso que eles precisam um do outro nas celebrações de casamento de Collin e Jeremy. Para ela se exibir feliz e bem resolvida na frente do ex, e para ele se manter equilibrado em nome do amigo. O único problema é que tal proximidade forçada e as falsas demonstrações de afeto estão começando a parecer um pouco reais, e ambos têm que lidar com a ideia de que esses conflitos se tornam um pouco melhores quando o outro (antes odiado) está por perto. Sozinha ou Acompanhada? de Mazey Eddings com tradução de Ligia Azevedo sai sob a égide da Editora Gutemberg.
Histórias reais
Na linha de sucessão de escritores como Ferréz e MV Bill, surge Fiel (Editora Objetiva), de Jessé Andarilho. Baseado em histórias reais que aconteceram com o autor, seus amigos e conhecidos, o primeiro romance do carioca de 33 anos conta a vertiginosa ascensão e a queda de um menino no tráfico carioca. Fala também, com propriedade, da vida de centenas de jovens das periferias, favelas e comunidades das grandes metrópoles. Com mais um diferencial curioso: foi todo escrito pelo autor nas teclas de um celular para ocupar o tempo que passava dentro do trem a caminho de casa para o trabalho e vice-versa, muitas vezes em pé. Seu interesse pela literatura e pela escrita começou por acaso, quando ganhou de presente o livro Zona de Guerra, de Marcos Lopes. Saiu dizendo para todo mundo que tinha muitas histórias como as do livro para contar. Até que ouviu de um amigo: “Tem história melhor que a do cara, então vai lá e escreve!” Jessé não pensou duas vezes e começou a escrever. Assim nasceu o Fiel e também o codinome Andarilho. “Este frenético romance é prova cabal de que a capacidade criativa e empreendedora do povo carioca chegou à literatura, depois de passagens exitosas pela música, pelo teatro e pelo cinema”, escreve o jornalista e também escritor Julio Ludemir.
Autoaceitação
Felicidade Inegociável e Outras Rimas (Editora Harper Collins Brasil) é o primeiro livro de não ficção da escritora Thalita Rebouças. Nesta obra, Thalita aborda temas relevantes para mulheres que, como ela, estão em uma fase mais madura da vida e enfrentam desafios desconhecidos. Com mais de 60 textos que intercalam prosa e poesia, a autora discute questões como menopausa, separação, a decisão de não ter filhos e a aceitação do próprio corpo. É um livro que celebra a autoaceitação feminina e a busca pela felicidade genuína. “Thalita é das minhas. Mulher que veio pra contestar com poesia os olhares errados. Mulher que te diz com alegria que você tá desatualizado. Mulher que relembra as outras que nosso caminho é lado a lado. Mal sabem eles que nosso envelhecer é ouro, maturidade e tempo bem gastos.” diz Ingrid Guimarães, atriz. Thalita Rebouças, jornalista de formação, deixou a carreira nas redações para seguir seu sonho de ser escritora. Publicou seu primeiro livro, Traição Entre Amigas, aos 25 anos, e agora, prestes a completar 50 anos bem vividos, lança sua primeira obra para o público adulto: Felicidade Inegociável e Outras Rimas. Em seus quase 25 anos como escritora, já publicou mais de 20 livros e vendeu mais 2,3 milhões de exemplares. Sua obra está presente em diversos países da Europa e da América do Sul, e foram adaptadas para o teatro e cinema. Com Natali e sua Vontade Idiota de Agradar Todo Mundo, foi finalista do Prêmio Jabuti 2023.
Refúgio
Na superfície, Thalia é uma mulher feliz e bem-sucedida. Incansável, divide seu tempo entre dar aulas de literatura em colégios particulares e atuar nas peças de uma companhia de teatro. Sua trajetória é abalada quando, durante a encenação de uma peça, ela pensa ver, debaixo das luzes do palco, o rosto do irmão falecido. A visão traz à tona uma série de traumas reprimidos e serve de ponto de partida para uma viagem pela história de seus pais e avós. Ao se lançar no abismo da genealogia de uma família, a autora cearense Tércia Montenegro reflete sobre os enlaces que a constituem, e como um prego no espelho – algo que se fixa numa superfície volátil – tenta capturar uma imagem que parece sempre escapar aos personagens deste livro. Um romance singular, impactante e altamente literário, em que a memória se apresenta como um centro gravitacional incontornável, que insiste a todo momento em arrastar pais e filhos de volta ao mesmo conjunto de medos, mistérios e frustrações. Tércia Montenegro nasceu em 1976, em Fortaleza. É fotógrafa e professora da Universidade Federal do Ceará. Publicou diversos livros de contos e crônicas, além de obras voltadas para o público infantil e juvenil. Seus textos já integraram antologias nacionais e estrangeiras. É autora de Em Plena Luz (2019), e seu primeiro romance, Turismo para Cegos, recebeu o prêmio Machado de Assis, da Biblioteca Nacional, de melhor romance brasileiro de 2015. Ambos foram publicados pela Companhia das Letras.
Conexões
No seu novo romance, (entre) (Editora Tinta Fresca), a autora Nathercia Lacerda, conhecida por sua exploração poética das conexões humanas em A Casa e o Mundo Lá Fora, desdobra-se na história da brasileira Ana e seu irmão Antônio. Criados pelos avós após o sumiço dos pais durante o regime militar, passam dias e dias à espera de um possível retorno, retorno esse que nunca aconteceu. Ana agora vive entre a França e a Alemanha, e Antônio na Itália. Ela é dançarina, ele fotógrafo e trocam cartas e mais cartas para diminuir o vazio de seus dias. Até que Ana recebe uma inesperada notícia que vira sua vida pelo avesso. (entre) não é apenas uma narrativa sobre navegar nas paisagens do amor e da perda, mas também um comentário pungente sobre a experiência contemporânea do migrante, identidade e o poder transformador da arte. Em meio ao luto, cartas e caixas com antigos guardados são vetores que desempenham suas funções de manterem as conexões vivas. Este romance é um testemunho da habilidade de Lacerda em misturar prosa lírica com profunda ressonância emocional, oferecendo aos leitores uma visão multifacetada dos desafios e belezas da vida moderna, ecoando o próprio engajamento da autora com questões de justiça social e direitos humanos. Nathercia Lacerda é brasileira, nascida no Rio de Janeiro. Desde 2002, é membro do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI/PUC-Rio).
Saúde
Em Nutrir: Receitas simples para corpo e alma (Editora Best Seller), a supermodelo e defensora do autocuidado Gisele Bündchen apresenta 100 receitas descomplicadas e revigorantes com ingredientes do dia a dia e dicas para alcançar o bem- -estar e o equilíbrio do corpo e da mente. Gisele Bündchen acredita que a saúde é nossa maior riqueza e que o bem-estar começa pela comida. Em casa, ela escolhe seguir uma alimentação baseada em proteínas magras e saudáveis e legumes e verduras ricos em nutrientes, mas também acredita em uma alimentação flexível (com direito a noite de pizza com as crianças!). Nessa rotina também entram receitas sem glúten, com ingredientes como farinha de amêndoas, óleo de abacate e tâmaras. Em Nutrir: Receitas simples para corpo e alma, você encontra formas para criar uma rotina cheia de intenções positivas, alimentos nutritivos e gratidão como base para um estilo de vida saudável. São 100 receitas que incluem sugestões para combinações leves e fartas, bem como dicas para tornar as refeições mais atraentes para as crianças. Com dicas que vão desde criar hábitos positivos e romper com ciclos não saudáveis a planejamento de refeições e como minimizar o desperdício na cozinha, Nutrir: Receitas simples para corpo e alma vai ajudar você a seguir um estilo de vida equilibrado, melhorando sua saúde, seu estado de espírito e seu bem-estar geral.