Julho - 2022 - Edição 281

Nunca mais

O tão esperado terceiro volume da série Bastardos impiedosos, A Traição do Duque (Editora Gutembereg) chegou. Sua autora, Sarah MacLean, não erra nunca e se superou ao resgatar a história de amor de Grace Condry com o ex-vilão-atual-mocinho, Duque de Marwick, em meio a segredos, vingança e muita química. Grace Condry passou a vida fugindo do passado. Ainda jovem, foi traída por Ewan, seu único amor, e forçada a crescer nas ruas. O tempo passou e ela se tornou a rainha do submundo de Londres. Grace é perspicaz, destemida e nunca enfrentou um inimigo que não conseguisse vencer, até que o homem que um dia amou decide retornar. Perseverante e implacável, Ewan, agora Duque de Marwick, passou uma década à procura da mulher que perdera, mas que nunca deixou de amar. Agora que finalmente encontrou Grace, ele fará de tudo para reconquistá-la e torná-la sua duquesa. Mas reconciliar- -se com Ewan é a última coisa que Grace deseja. Incapaz de esquecer o passado, ela promete vingança, o que implica mantê-lo por perto. Em pouco tempo, porém, Ewan revela ser totalmente diferente do que Grace imaginou: alguém a quem não se pode resistir, mesmo que se entregar ameace o mundo que ela construiu, a vida que reivindicou… e o coração que jurou que Ewan nunca mais roubaria. Sarah Maclean passou grande parte de sua infância entre os livros da biblioteca de sua cidade, onde desenvolveu a paixão por história e um compromisso para com o gênero romance.

Ficção ou realidade

A Viajante Inglesa, o Senhor dos Mares e o Imperador na Independência do Brasil (Editora Vestigio) da historiadora Mary Del Priore acaba de ser lançado. A viajante inglesa é Maria Graham, esposa de um oficial da Marinha Britânica que veio com o marido para a América do Sul durante as lutas pela independência do Chile e do Brasil, tendo vivido naquele país e no Brasil, em Pernambuco e no Rio de Janeiro. Maria se dedicava a escrever diários nos quais descrevia paisagens e seus habitantes, e comentava e registrava acontecimentos do cotidiano, sobretudo os de natureza política. O senhor dos mares é Thomas Cochrane, oficial da Marinha Britânica, excelente navegador e estrategista quase invencível. Apelidado de El Diablo, participou fortemente das lutas pela independência do Chile e depois do Brasil. O Imperador é D. Pedro I, que declarou a independência do Brasil. Nessa crônica historiográfica com a qual a historiadora e escritora Mary Del Priore estreia no catálogo da Editora Vestígio, esses três personagens se cruzam e se relacionam como se fossem de ficção, mas não sendo: existiram e atuaram por dentro e por trás de fatos verídicos de nossa história, num período interessantíssimo; a aura de romance, de ficção fica por conta do texto saboroso, fluente e apaixonante com o qual Del Priore presenteia o leitor.

Repensar Covid

Do autor de Como Evitar um Desastre Climático, best-seller do New York Times: a pandemia de covid19 ainda não terminou, e, embora se esforcem para virar essa página, governos de todas as partes do mundo já começam a discutir o que vai acontecer a seguir. Como evitar que uma nova pandemia mate milhões de pessoas e destrua a economia global? Podemos ao menos ter esperança de ser bem-sucedidos nesta empreitada? Para Bill Gates, a resposta a essa pergunta é sim, e, em Como Evitar a Próxima Pandemia (Cia das Letras), ele mostra de forma clara e convincente o que deveríamos ter aprendido com a Covid-19 e o que está a nosso alcance para evitar outro desastre como esse. Baseando-se na troca de conhecimento com os melhores especialistas do planeta e na própria experiência no combate a doenças fatais na Fundação Gates, o autor primeiro nos ajuda a entender a ciência das patologias infecciosas. Em seguida, apresenta como as nações do mundo, trabalhando em conjunto entre si e com o setor privado, podem não apenas deter outra catástrofe semelhante à Covid, mas também erradicar todas as mazelas respiratórias, incluindo a gripe. Eis aqui um chamado à ação – enérgico, abrangente e de extrema relevância – de um de nossos maiores e mais competentes pensadores e ativistas

Movimento reinventado

Tema privilegiado da historiografia contemporânea, a Semana de 22 voltou ao centro do palco no ano em que se comemoraram os cem anos do movimento. Patuscada ou revolução estética? Um século depois da ruidosa manifestação de jovens intelectuais, realizada no histórico fevereiro de 1922, a questão permanece. Por que um evento que acarretou um prejuízo considerável a seus organizadores foi difamado por boa parte da imprensa da época e recebeu mais vaias que aplausos continua despertando tanto interesse? Para responder a essa questão, Marcia Camargos mergulha no universo intelectual da época, analisa um grande número de documentos e consulta vasta bibliografia em Semana de 22 (Editora Boitempo). Mais do que detectar causas e efeitos, ou simplesmente relatar os fatos, a autora procura mostrar o festival modernista sobre diversos ângulos, numa abordagem crítica que revela aspectos pouco visitados pela bibliografia e aponta algumas ambiguidades do movimento e da reflexão que este provocou. Com um texto leve, Marcia se propõe a desmistificar a Semana de Arte Moderna, jogando novas luzes sobre o movimento que, entre vaias e aplausos, conquistou seu lugar definitivo no panorama cultural da Pauliceia e do país. A nova edição da obra, lançada no contexto do centenário da Semana de 22, conta com um novo prefácio da autora.

Fascinação

O Segredo da Duquesa (Editora Arqueiro) de Courtney Milan acompanha a jornada pessoal de dois heróis imperfeitos e mostra a força do amor verdadeiro. A Srta. Minerva Lane é tímida, se veste com discrição, usa óculos e prefere passar despercebida. Afinal, na última vez que se tornou o centro das atenções, as coisas terminaram mal – tão mal que ela precisou trocar de nome e mudar de cidade para escapar de seu passado escandaloso. Robert Blaisdell, o duque de Clermont, é um homem forte e honrado. Mesmo sendo nobre, ele não se conforma com os privilégios da vida aristocrática. Quando viaja para o interior para lidar com uma questão importante, sua posição o obriga a esconder a real razão de sua visita. A última coisa que Minnie deseja é chamar a atenção do duque. Só que, quando os dois se encontram por acaso, é exatamente isso que acontece. Fascinado pela inteligência dela, ele não se deixa enganar pelas aparências e fica determinado a descobrir seus segredos antes que ela tenha a chance de revelar os dele. Courtney Milan já teve muitas ocupações: foi programadora, cientista e advogada. Mas seu trabalho preferido é escrever histórias românticas. Seus livros já figuraram na lista de mais vendidos do The New York Times e do USA Today e ela foi finalista do prêmio RITA.

Natureza selvagem

Dave Eggers, autor do best-seller O Círculo, lança agora Heróis da Fronteira (Ed. Companhia das Letras), um romance fascinante e muitas vezes hilário sobre família e natureza selvagem. Quando a vida de Josie está desmoronando, ela parte para o Alasca com os dois filhos pequenos. A bordo de um trailer velho, essa será a viagem de suas vidas, com todas as intempéries e emoções que surgem no caminho. A vida estava complicada para Josie. Ela se divorciou, foi processada por um antigo paciente, perdeu seu consultório odontológico e se culpava pela morte de um jovem conhecido. Quando o ex-marido pretende apresentar os filhos à família de sua atual noiva, Josie decide escapar para o Alasca com as crianças, Paul e Ana. Num primeiro momento, parecem estar numa viagem de férias: eles veem ursos, bisontes e alces, comem cachorro-quente preparado na fogueira e passam as noites estacionados às margens de rios ou em florestas escuras. Mas enquanto eles viajam no velho trailer que se tornou sua casa, forçados a ir cada vez mais para o norte por conta dos inúmeros incêndios naturais, Josie é perseguida por seus inimigos reais e imaginários, e os erros do passado continuam a assombrar sua pequena família, mesmo num dos lugares mais ermos do planeta. Heróis da Fronteira é um retrato muito bem-humorado dos Estados Unidos de hoje e, sobretudo, das famílias contemporâneas. Um romance admirável que tem a originalidade e a inteligência típicas das obras de Dave Eggers.