Maio - 2022 - Edição 279

Clássico Moderno

Uma história capaz de tocar o coração dos leitores de todas as idades, com suspense da primeira à última página. Gipi narra a aventura do jovem órfão Aldobrando em um cenário medieval fantástico, que faz lembrar histórias clássicas, como O Nome da Rosa e Dom Quixote. Em um ambiente hostil, onde a crueldade e a opressão prevalecem, Aldobrando precisa partir ao encontro do seu destino. Desenhado por Luigi Critone, Aldobrando (Editora Nemo) é um conto sobre a pureza de caráter, os enganos do poder e a determinação necessária para perseguirmos nossos sonhos. Antes de “descer para lutar no Poço”, o pai de Aldobrando, sabendo que sua hora havia chegado, o confiou a um mago. Este deve protegê-lo e educá-lo até que ele tenha idade suficiente para descobrir o vasto mundo. Alguns anos depois, a preparação de uma poção se transforma em tragédia. Gravemente ferido no olho por um gato que não quis se deixar escaldar, o mago pede a seu jovem protegido que lhe traga a “erva do lobo”. Mas como alguém pode transitar pela botânica quando nunca pôs os pés para fora e ainda acaba acusado pelo assassinato do príncipe de Due Fontane? Aldobrando, um conto iniciático e magnético, é assinado por Luigi Critone e Gipi. Gipi (o pseudônimo de Gian-Alfonso Pacinotti) é um dos mais renomados cartunistas e ilustradores italianos de todos os tempos. Luigi Critone estudou arte em Roma. Em seguida, foi aluno da famosa Escola Internacional de Quadrinhos, em Florença.

Médico medieval

O romance de Noah Gordon, O Físico (Editora Rocco) recria o século XI de maneira tão eloquente que o leitor é levado em suas centenas de páginas por uma onda gigantesca de autenticidade e imaginação. Conta a história do filho mais velho de um carpinteiro na Inglaterra medieval, Rob J. Cole, protagonista desta saga inesquecível que conquistou milhões de fãs ao redor do mundo. Ao tornar-se órfão, Rob J. passa a acompanhar um cirurgião de métodos duvidosos e acaba descobrindo um extraordinário dom: a habilidade de prever a morte. Em suas andanças, Rob J. terá que fazer malabarismo – literalmente – e brigar com um filhote de urso para entreter uma plateia. Mas é o encontro com o médico Merlin (o nome parece familiar?) que provoca uma mudança no rumo de sua vida, lançando-o em uma aventura no Oriente. A descoberta da medicina na Pérsia será, mais do que uma provação, o início de uma tradição que perdurará por gerações na família Cole. Disfarçando-se de judeu e se embrenhando em novos idiomas – o persa e o hebraico antigo – Rob J. tem um longo caminho pela frente. Para cumprir seu destino, ele irá defender-se de salteadores de estrada, assistir a brigas de bar e trabalhar na lavoura. Em sua epopeia, Rob J. descobrirá, ainda, o amor e o ciúme. Participar de uma grande maratona, sagrar-se médico, jogar xadrez com o rei da Pérsia e praticar enfim a tão sonhada técnica de curar são os ingredientes finais dessa trama inesquecível.

Transparência

Entre a Fé e os Fatos (Máquina de Livros), do padre Rafael Vieira, que há quase 40 anos concilia o sacerdócio com o jornalismo, conta sobre as dificuldades de abraçar as duas funções, as limitações de tratar pautas mais delicadas à Igreja e a autocobrança para produzir reportagens sem amarras religiosas. O livro reúne histórias vividas por Rafael Vieira desde os anos 1980, quando iniciou na profissão quase simultaneamente à sua ordenação. Teve o privilégio de participar da cobertura de três Copas do Mundo (1994, 1998 e 2010). Rafael trabalhou ainda como redator e locutor na Rádio Vaticano, esteve próximo aos últimos três Papas e recentemente foi assessor de imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a principal entidade católica do país. Rafael Vieira já foi repórter, editor, apresentador e até editorialista. Entre a Fé e os Fatos tem prefácio de Gerson Camarotti, da Globonews, um dos maiores especialistas em coberturas religiosas e o primeiro jornalista brasileiro a fazer uma entrevista exclusiva com o Papa Francisco. Camarotti escreve em seu texto: “A transparência na abordagem dos temas é uma ajuda preciosa para entender como o clero em geral costuma olhar a imprensa. Para os jornalistas, é pedagógico conhecer a construção da notícia pela ótica das fontes.” Rafael lembra a crise nervosa causada por uma conversa por telefone com Fernanda Montenegro, em que a ligação caiu três vezes.

Mistério

A Camareira (Editora Intrinseca) é o romance de estreia de Nita Prose. Eleito um dos livros mais aguardados do ano, conquista leitores com mistério, que já tem Florence Pugh no elenco da adaptação audiovisual. Desde que a avó morreu, nove meses atrás, Molly tem navegado sozinha pelas complexidades da vida. Sua única alegria é ainda poder se dedicar com prazer ao emprego e realizar um trabalho impecável. Camareira que faz a limpeza do Hotel Regency Grand, tem para o encargo a limpeza, a pessoa ideal. Certo dia, ao entrar na suíte do infame e riquíssimo Charles Black, a vida organizada de Molly vira de cabeça para baixo: além de encontrar os cômodos jovens em completa desordem, se depara com nada menos que o próprio Sr. Black morto na cama. Antes mesmo que entenda o que está acontecendo, no entanto, seu comportamento incomum levanta suspeitas da polícia, e a camareira, acostumada a passar despercebida, logo se vê presa em uma teia de mentiras e mal-entendidos que não faz ideia de como desfazer. Felizmente para Molly, amigos que ela nunca soube que tinha se unem em busca de pistas sobre o que realmente aconteceu com o Sr. Black. Mas eles serão capazes de encontrar o assassino antes que seja tarde demais? Neste mistério que explora o que significa ser igual e ao mesmo tempo muito diferente de todos à sua volta, o leitor se vê em uma jornada emocionante, em que a verdade por trás de uma história nem sempre é absoluta. E quando reviravoltas parecerem ter chegado ao fim, é melhor compensar: A Camareira está pronta para surpreender.

Ritual de coragem

Nelson Mandela foi um dos maiores defensores dos direitos civis do povo negro sul-africano; um revolucionário antiapartheid; um líder humanitário mundialmente conhecido e o primeiro presidente negro da África do Sul. Mas, para Ndaba Mandela, era apenas “vovô”. Já imaginou como seria ver de perto algumas das grandes transformações sociais do século XX sendo neto de um dos maiores líderes da história humana atual? Em A Trilha Percorrida – Lições de vida do meu avô, Nelson Mandela (Editora Best Seller), Ndaba Mandela conta em detalhes sua trajetória de vida e a de seu próprio país. De sua infância em uma Soweto segregada até a residência presidencial, onde morou com o avô, Nelson Mandela, até a vida adulta – Ndaba narra como sua jornada foi atravessada pela história sociopolítica da África do Sul e pelo próprio sobrenome. Em A Trilha Percorrida, o autor conta como, aos poucos, neto e avô estabeleceram uma conexão e como os frutos dessa relação impactaram profundamente a vida de ambos para sempre. Com uma escrita íntima e envolvente, a extraordinária jornada de Ndaba reflete a formação da própria África do Sul, passando pelas turbulências de um país profundamente ferido pelo colonialismo, racismo e Apartheid, sem deixar de dar lugar ao legado que herdou de Nelson Mandela vistas nas 11 lições descritas no livro, como, por exemplo, paz, esperança e mudança positiva. “Nós vivemos em um mundo em que tudo está interligado, mas precisamos nos certificar de que entendemos como estamos tratando uns aos outros. Devemos lutar por um mundo mais próspero para todos” – Ndaba Mandela

Jornada aterradora

Neste romance perturbador e polifônico, terrível e hipnótico, Mandíbula (Editora Autêntica), Mónica Ojeda recria um mundo do feminino monstruoso, impiedoso e sem limites, em que perigo e desejo reinam como uma fascinante deusa de duas cabeças. Fernanda, uma insolente estudante do Ensino Médio apaixonada por literatura e filmes de terror, acorda com os pés e as mãos amarrados em uma cabana no meio da floresta. Sua sequestradora, entretanto, não é uma estranha. Trata-se de Miss Clara, a professora de Literatura, uma mulher assombrada pela memória da própria mãe e assediada durante meses por suas alunas do Colégio Bilíngue Delta, uma escola católica de elite. Rapidamente, os motivos do sequestro se revelarão muito mais complexos e sombrios do que a vingança pelos traumas sofridos pela professora. Com um texto imaginativo e surpreendente, a equatoriana Mónica Ojeda cria, neste romance, não apenas personagens desconcertantes, mas também uma ambientação perturbadora para uma narrativa de nuances e contornos tênues entre o horror, o desejo e a perversidade, investindo nas relações de professoras e alunas, mães e filhas, irmãs e amigas do coração. Aqui, o medo e sua relação com os laços familiares, a sexualidade e a violência que espreita o amor estão expressos, várias vezes literalmente, por meio da mordida feroz e do ataque quase sexual, das brincadeiras dolorosas e da confiança quase dependente entre meninas e mulheres que se conectam, mas também se (a)traem.