Outubro - 2021 - Edição 271

Coletânea

O leitor compra um livro e leva quatro boas obras de poesia. É esta a proposta de Quadrigrafias: a poesia do efêmero (Editora Uapê), fruto de um projeto criado e incentivado pelo escritor e diplomata Márcio Catunda, desde 2003, que consiste na edição de livros. Quadrigrafias reúne quatro obras independentes entre si: Elaine Pauvolid comparece com Silêncio-Espaço, Márcio Catunda com Dias Insólitos, Tanussi Cardoso traz Dos Significados e Ricardo Alfaya, Álbum sem Família. O título é alusivo aos quatro autores, suas escritas, suas visões e suas visualidades, já que a palavra grafias tanto sugere a escrita quanto as artes visuais, modalidades que cada vez andam mais próximas. Essa é a terceira coletânea de livros individuais em que os quatro autores estão juntos. As anteriores foram Rios (Rio de Janeiro, Ibis Libris, 2003), e Vertentes (Rio de Janeiro, Editora Five Star, 2009). Em Dos Significados, o poeta, crítico, contista e letrista de música popular Tanussi Cardoso (1946), carioca, jornalista e advogado por formação, faz uma profunda reflexão sobre o sentido e o significado da poesia. No prefácio, Ricardo Alfaya avisa que quem abrir o livro Dos Significados encontrará mais perguntas implícitas do que esclarecimentos semiológicos, mas desde logo garante: o leitor sairá gratificado. Embora distintos, os quatro livros que compõem esta antologia procuram resgatar, de maneira lírica, o que de efêmero há na vida. E constituem uma prova da vitalidade que ainda há na poesia contemporânea brasileira. Enfim, o leitor que descobrir Quadrigrafias, com certeza, terá em mãos uma bela amostra da produção de quatro dos mais importantes poetas do Brasil neste começo de século XXI.

Vivências

O Dom da Fúria (Editora Gutemberg) é um romance brutal sobre a realidade da juventude negra periférica, e também é sobre luto, amizade, amor e amadurecimento. Um livro importante, para não esquecermos, e que vai reverberar em muitos de nós. Moss Jeffries é um adolescente negro que vive em São Francisco, Califórnia. De vez em quando, Moss gostaria de ser alguém diferente: um garoto sem ansiedade ou crises de pânico e cujo pai não foi covardemente assassinado pela polícia californiana. Afinal, é muito difícil ser reconhecido ou julgado nas ruas pela barbárie que lhe arrancou a figura paterna. Essa lembrança é quase que uma prisão para o jovem, e mesmo tendo uma mãe amorosa e corajosa, amigos leais e que esteja descobrindo a leveza do primeiro amor ao lado de Javier… Moss está cansado de se sentir preso. E tudo isso só piora diante da realidade cada vez mais opressora de sua escola que, além de estar sucateada, mantém os alunos sob vigilância policial, sendo tratados com violência e como se fossem criminosos. Algo precisa mudar, imediatamente. Mas quem está disposto a escutar os jovens que estão à margem da sociedade? Com o clima cada vez mais tenso e uma nova tragédia prestes a eclodir, Moss precisa encontrar a sua própria voz e tomar uma decisão: ceder ao medo ou usar a sua fúria como um dom para mudar essa realidade.

Andanças

A atual República Islâmica do Irã – antiga Pérsia – representa um grande mistério para o mundo ocidental. Muitas vezes intriga, outras apavora, sempre surpreende. Protagonista estratégica da geopolítica do Oriente Médio, a nação iraniana é uma das civilizações contínuas mais antigas do mundo e um dos berços de algumas das maiores realizações da humanidade. Entre contribuições admiráveis em todos os campos – da medicina de Avicena à poesia de Khayyam, Hafez e Rumi; da espetacular arte dos tapetes à música, da primeira declaração dos direitos humanos à vencedora do prêmio Nobel da Paz; das miniaturas à refinada cinematografia; dos fundamentos de Zaratustra aos pilares do xiismo – esse é um país de 1001 faces. É na textura do universo de que é feita a cultura persa que a jornalista Lúcia Araújo mergulha, a partir de suas próprias vivências e viagens, revela um país tão fascinante quanto desconhecido. Como ela própria assevera: “O aporte científico e cultural da Pérsia para a humanidade é tão extraordinário quanto desconhecido. A contribuição para a beleza do mundo é infinita. É disso que trata o livro: Trágica e Bela: uma viagem pelas 1001faces da Pérsia e do Ira (Editora Alta Cult). “Eu não li apenas as manchetes. Tenho prateleiras de livros sobre o Irã. Agora, a biblioteca está enriquecida com o relato de Lúcia Araújo. Como eu, Lúcia esteve lá. Leu de forma abusada sobre o Irã, leu com curiosidade incansável para decifrar os mistérios e remover o véu da mistificação. Um dia, eu estarei lá mesmo, mas estou feliz por esta viagem ao Irã em que Lúcia foi minha guia” – Caio Blinder, jornalista.

Perdas

Como lidar quando seu filho perde um amigo? Como lidar com esse vazio? Como explicar para uma criança que a partir daquele momento só poderia brincar com seu amigo em sonhos? Houve uma noite de janeiro de 2011 que uma chuva tão intensa quanto inexplicável levou a vida, aos 10 anos de idade, de um querido amigo do caçula da autora Andréa Viviana Taubman, foi assim que nasceu o livro Meu Amigo Partiu. A proposta desde o lançamento é oferecer, de forma lúdica, por meio de poesias e rimas, o conforto e consolo onde há perplexidade e dor, além de abraçar o coração de cada leitor com as imagens e metáforas da ilustradora Sandra Ronca. Obra de 2013 reeditada e lançada, agora em 2021 pelo selo Novo Ser, com novo texto que aborda os estágios de luto e como uma criança pode lidar com a questão até a fase da aceitação. Livro dedicado a todas as famílias que perderam seus amores na tragédia das Serras Fluminenses em 2011 e nas anteriores. A todas as crianças que buscam caminhos para lidar com o luto (até mesmo de suas próprias infâncias). A todas as pessoas que estão perdendo seus amores para a Covid. A todas as mães e pais que não têm um nom

Recomeço

A Garota dos Olhos Esmeralda (Editora Verus) é a nova e apaixonante história do universo de O Garoto do Cachecol Vermelho. Você vai rever personagens especiais e conhecer outros, em mais um livro cativante de Ana Beatriz Brandão. Quando você está sem chão, só existem duas saídas: desistir ou recomeçar. Depois de perder duas das pessoas mais importantes de sua vida, Helena se vê sem rumo em meio ao caos que se tornou sua existência. Distante de sua fé, passando por um momento complicado no relacionamento com a mãe e enfrentando a rotina intensa da residência em medicina, ela tenta reencontrar forças para lidar com seus anseios e medos. Até conhecer Abigail, uma garota com um jeito leve de encarar a vida que a faz lembrar muito de seu irmão Daniel, o garoto do cachecol vermelho. Juntas, Helena e Abigail encontram apoio uma na outra e se entregam a um amor que precisará derrubar as barreiras do preconceito. “Com sua escrita fluida e envolvente, Ana Beatriz Brandão nos emociona com uma trama repleta de temas pertinentes e necessários. Acompanhar a trajetória da Helena nos faz sair da zona de conforto e perceber quanto é dolorido enfrentar o luto e o preconceito. Um livro para refletirmos sobre a importância do perdão e do amor, sempre na esperança de dias melhores”, Aline Picanço, do blog Livros & Sinopses. “A Garota dos Olhos Esmeralda é aquele tipo de história emocionante que já é marca registrada da Ana Beatriz Brandão, uma história que te deixa com o coração apertado e quentinho ao mesmo tempo. Trazendo uma narrativa repleta de lições, a Ana prova, mais uma vez, que nunca decepciona seus leitores. Prepare-se para rir, chorar e se apaixonar”, Patricia Valença, do Instagram Leituras da Trish.

Reflexão

A Monja e o Poeta de Monja Coen e Allan Dias Castro (Editora Sextante) é um verdadeiro diálogo poético que nos faz refletir a cada instante sobre a imensidão de estarmos vivos. “Uma das ideias do budismo é conseguir olhar além da aparência das coisas. Um traço da poesia é penetrar em sentidos que escapam aos olhos materiais imediatos. Ambos buscam nexos complexos além da imanência dura. Nada mais lógico do que reunir uma monja budista e um poeta. A liberdade do olhar e a generosidade do coração unidas em um texto muito original. Entregue-se poeticamente, budicamente, humanamente… Voe!” – Leandro Karnal, autor de A Coragem da Esperança. De um lado, a sabedoria e a simplicidade da Monja Coen, apontando caminhos para quem busca a paz interior e uma vida mais plena. Do outro, os versos contundentes do poeta Allan Dias Castro, dando voz aos nossos sentimentos mais profundos. Do encontro dessas duas vozes únicas nasceu este livro inspirador que trata com sensibilidade de questões essenciais da existência humana, como amor, perdão, gratidão, raiva, medo e felicidade. Cada um dos 11 capítulos aborda um tema, introduzido pelos versos de Allan e analisado à luz do zen-budismo pela Monja Coen. São 22 poemas que servem de ponto de partida para que os autores compartilhem conosco vivências e ensinamentos, arte e inspiração.