Abril de 20020 - Edição 254

Os acadêmicos Arnaldo Niskier e Cleonice Berardinelli, em confraternização na Academia Brasileira de Letras.

Apesar da crise do coronavírus que colocou o mundo de cabeça para baixo, a vida segue e temos plena convicção de que vamos superar esse fato negativo.
Segundo o escritor israelense Yuval Harari, para enfrentar a doença que já matou milhares de pessoas, a partir do seu começo na China, “devemos aprender com a história”.
Já tivemos outras pestes, como foi o caso da gripe espanhola, depois da I Guerra Mundial, e o mundo foi capaz de sair do problema.
A melhor defesa dos seres humanos contra esses patógenos não é a segregação, mas a informação correta e a cooperação internacional.

A China, por exemplo, depois de assinalar milhares de vítimas pode inverter o jogo e passar a auxiliar países como a Itália, onde o vírus fez um tremendo estrago.
Enquanto a ciência se empenha para superar a crise, continuamos, aqui, o nosso esforço para apresentar aos leitores do Jornal de Letras um trabalho de qualidade.
Chamamos a atenção para a entrevista que fizemos com o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, diretor do Instituto do Cérebro do Rio de Janeiro. Profissional competente, herdeiro dos bons serviços prestados à medicina por seu ilustre pai, também médico, Paulo deixa aos leitores lições admiráveis de competência e de direção. É mais um serviço que prestamos aos que nos acompanham.

O Editor