Março - 2025 - Edição 305

Piracicaba e a resistência do Humor Gráfico impresso

Não bastasse a cidade de Piracicaba ser a localidade onde acontece, há mais de 50 anos, o mais grandioso e longevo evento de humor gráfico do mundo, o município é também sede de dois projetos jornalísticos alternativos cheios de humor e graça. Na contramão do momento, as duas publicações insistem em resistir. Na velha batalha da imprensa alternativa impressa contra a realidade do mercado editorial, encarando a crise, que a cada ano vem enterrando editoras, jornais e revistas no país, reduzindo cada vez mais os parcos espaços para nossos cartunistas exibirem seus desenhos humorísticos, Piracicaba mantém pelo menos dois veículos impressos com o que de melhor temos no cartum brasileiro. Os dois títulos são editados por velhos conhecidos do desenho de humor piracicabano. O tabloide Capiau, editado pelo cartunista Érico San Juan (@ericosanjuan), surgiu em novembro de 2023 e circula no jornal A Tribuna Piracicabana, com 8 páginas e em edições mensais. O alternativo, editado por Érico, mistura textos e desenhos, apresentando alguns dos mais importantes cartunistas e caricaturistas da nossa imprensa, mas também abre suas páginas para desenhistas ainda pouco conhecidos.

Érico é nascido em 1976, atua como ilustrador desde 1991, é graduado em Design Gráfico pela UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba e é radialista e locutor. Seus trabalhos integraram mais de 30 livros e 80 exposições; desde 1995. Editou a página de humor Rio, no jornal A Tribuna Piracicabana e o jornal de humor Caricaras. Criador da tirinha Dito, o Bendito, que completou 30 anos em 2023, é produtor e apresentador do Ilustre Podcast, da TV Metropolitana de Piracicaba, que pode ser apreciado no Youtube. No Instagram, o leitor do Jornal de Letras pode conhecer um pouco mais sobre as edições de Capiau no perfil @capiau.humor, ou ainda digitar linktr.ee/capiau.humor e visitar as versões em PDF da publicação.

Outro cartunista de Piracicaba, Erasmo Spadotto (@erasmocartunista), este trabalhando em equipe, forma um interessante trio com seu colega de lápis e pincel Eduardo Grosso (@edugrosso59) e o músico Alê Bragion (@alebragion). Os três estão à frente do Calhau, que é uma seção que circula aos domingos no jornal Gazeta de Piracicaba. Com duas páginas, a publicação exibe um pouco do que os muitos desenhistas de humor brasileiros produzem, quando os três editores selecionam as artes dos cartunistas e mesclam nomes de artistas consagrados e jovens talentosos. Erasmo Spadotto começou sua carreira no Jornal de Piracicaba e, a partir daí, atua com artes somando uma trajetória de mais de 25 anos na imprensa local. Em 2003, criou o personagem Capivara, publicado em mais de 6 mil tirinhas; já Edu Grosso é cartunista bastante conhecido por suas participações no famoso Salão de Humor, a partir dos anos 1980. O interessante sobre a dupla de desenhistas de humor é que ambos atuaram frente ao CEDHU – Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação de Humor Gráfico de Piracicaba.

Grosso atuou como diretor da entidade a partir de 2010, permanecendo no cargo por 7 anos, enquanto Spadotto foi diretor do Salão Internacional de Humor de Piracicaba entre os anos de 2017 a 2020. Quer dizer, em matéria de salão de humor e caricatura, os dois desenhistas têm conhecimento de sobra. Junto com a dupla de cartunistas está Alê Bragion, mestre e doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, é escritor, músico e chargista amador, estuda a confluência das linguagens verbal e não verbal na produção da arte. Circulando desde novembro de 2023, o projeto Calhau está no Instagram e pode ser apreciado no perfil @calhauhumor.

Saúde e Arte!