Maio - 2024 - Edição 300
Piracicaba com elas
Logo no início do ano, começaram a
surgir notícias para quem aguardava os primeiros movimentos sobre os eventos do Salão
Internacional de Humor de Piracicaba. Pela primeira vez em mais de 50 anos de existência, o
evento, que é o maior e mais longevo certame do
gênero no mundo, concedeu às mulheres destaque como cartazistas e juradas.
Dos 3 eventos que o CEDHU – Centro
Nacional de Documentação, Pesquisa e
Divulgação de Humor Gráfico de Piracicaba
prepara todos os anos, todos tiveram seus cartazes entregues às mãos de 3 das mais talentosas
desenhistas brasileiras da atualidade. A novidade começou quando, após as comemorações
de ano novo, a caricaturista e escultora Synnöve
Hilkner surgiu com o cartaz do evento Batom,
Lápis e o que Elas Quiserem, que é uma exposição exclusiva para mulheres cartunistas.
Há tempos, a artista participa com destaque em
eventos de humor e, especialmente, no Salão de
Piracicaba foi premiada duas vezes, em 2016 e
2019, além de marcar presença nas edições do
Lápis e Batom, desde 2015. No cartaz, Synnöve
apresenta a imagem de uma artista, aliás, que
muito se parece com ela, grafitando o título do
evento com um fundo em tons de azul e vermelho. Quando perguntei à Synnöve se a bela grafiteira poderia ser ela mesma, a artista respondeu
que acabou criando uma personagem que pode,
sim, ser considerada como seu alter ego. Depois, em meados de março, foi a
vez da apresentação do cartaz do Salãozinho de Humor, dedicado às crianças e pré-adolescentes que
sonham um dia tornarem-se cartunistas. Para ilustrar a peça
promocional da 22ª edição do Salãozinho,
a artista escolhida foi a premiada
caricaturista Cláudia Kfouri que, em parceria com seu
filho Antônio, de apenas 9 anos, criaram
uma ilustração exibindo questões ecológicas, evolução e o universo representado pelo
planeta Terra e seus mapas continentais.
Conforme Cláudia, a concepção inicial ficou por conta de seu artista mirim que, habitualmente, se destaca na escola criando desenhos. “Procurei interferir o mínimo
possível no processo de criação, pois queria deixar que o cartaz tivesse o
jeitinho dele, com uma mensagem que se aproximasse mais dos pequenos artistas participantes”, disse Cláudia Kfouri, que depois finalizou a
arte com auxílio do computador. O resultado, foi um bonito cartaz com
nosso planeta cercado de artistas interplanetários e um sutil coração, no
estilo Google Maps, “Você está aqui”. Uma autêntica arte de um Pequeno
Príncipe. Finalmente, para o principal evento de Piracicaba, no caso o 51º
Salão Internacional de Humor, os organizadores convidaram a desenhista
de humor Fabiane Langona, que atua com quadrinhos há tempos no jornal
Folha de S. Paulo. A cartunista passa a ser a primeira desenhista brasileira a
assinar o cartaz do evento mais importante
de Piracicaba.
Com bastante criatividade e bom humor, Fabiane tirou da panela uma cena com uma glutona devorando uma macarronada de lápis, no estilo “parafuso”. Nas redes sociais, Langona comemora a boa aceitação de sua arte, e define que ela é “tensa, aflita e ansiosa, mas ainda assim, deliciosa e, com certeza, ‘al dente’ até demais!”.
Não bastasse o planejamento para a atuação de três das nossas mais interessantes mulheres desenhistas nas criações dos cartazes, o diretor do CEDHU, Junior Kadeshi, anunciou mais outra inovação, desta vez na escala do júri de seleção. Pela primeira vez na história do Salão de Humor de Piracicaba, o júri que escolherá os classificados deste ano será formado apenas por mulheres. Kadeshi, depois de pedir sugestões para artistas e pesquisadores, selecionou os nomes da agitadora cultural Andreza Delgado, a arquiteta Mona Lisa Martins, a publicitária Valquíria Vlad, a atriz e apresentadora Palomita, a administradora Bruna Caritá (da Galeria Bauhaus Piracicaba) e as ótimas cartunistas Fani Loss e Lorena Kaz.
Até o fechamento desta edição, Junior Kadeshi e sua equipe ainda não haviam definido o júri de premiação, mas o diretor do CEDHU me garantiu que seria um corpo de jurados misto, formado por homens e mulheres. Todas essas iniciativas miram na importante visão de que é fundamental a participação das mulheres em eventos de humor gráfico, assim como a valorização dessas artistas que raramente se sentem representadas e motivadas a participarem de eventos semelhantes. Que a iniciativa de Junior Kadeshi frente ao Salão de Piracicaba torne-se marketing viral e incentive outros concursos do gênero a fazerem o mesmo.
Saúde e Arte!