Maio - 2024 - Edição 300

Piracicaba com elas

Logo no início do ano, começaram a surgir notícias para quem aguardava os primeiros movimentos sobre os eventos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Pela primeira vez em mais de 50 anos de existência, o evento, que é o maior e mais longevo certame do gênero no mundo, concedeu às mulheres destaque como cartazistas e juradas. Dos 3 eventos que o CEDHU – Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação de Humor Gráfico de Piracicaba prepara todos os anos, todos tiveram seus cartazes entregues às mãos de 3 das mais talentosas desenhistas brasileiras da atualidade. A novidade começou quando, após as comemorações de ano novo, a caricaturista e escultora Synnöve Hilkner surgiu com o cartaz do evento Batom, Lápis e o que Elas Quiserem, que é uma exposição exclusiva para mulheres cartunistas.

Há tempos, a artista participa com destaque em eventos de humor e, especialmente, no Salão de Piracicaba foi premiada duas vezes, em 2016 e 2019, além de marcar presença nas edições do Lápis e Batom, desde 2015. No cartaz, Synnöve apresenta a imagem de uma artista, aliás, que muito se parece com ela, grafitando o título do evento com um fundo em tons de azul e vermelho. Quando perguntei à Synnöve se a bela grafiteira poderia ser ela mesma, a artista respondeu que acabou criando uma personagem que pode, sim, ser considerada como seu alter ego. Depois, em meados de março, foi a vez da apresentação do cartaz do Salãozinho de Humor, dedicado às crianças e pré-adolescentes que sonham um dia tornarem-se cartunistas. Para ilustrar a peça promocional da 22ª edição do Salãozinho, a artista escolhida foi a premiada caricaturista Cláudia Kfouri que, em parceria com seu filho Antônio, de apenas 9 anos, criaram uma ilustração exibindo questões ecológicas, evolução e o universo representado pelo planeta Terra e seus mapas continentais.

Conforme Cláudia, a concepção inicial ficou por conta de seu artista mirim que, habitualmente, se destaca na escola criando desenhos. “Procurei interferir o mínimo possível no processo de criação, pois queria deixar que o cartaz tivesse o jeitinho dele, com uma mensagem que se aproximasse mais dos pequenos artistas participantes”, disse Cláudia Kfouri, que depois finalizou a arte com auxílio do computador. O resultado, foi um bonito cartaz com nosso planeta cercado de artistas interplanetários e um sutil coração, no estilo Google Maps, “Você está aqui”. Uma autêntica arte de um Pequeno Príncipe. Finalmente, para o principal evento de Piracicaba, no caso o 51º Salão Internacional de Humor, os organizadores convidaram a desenhista de humor Fabiane Langona, que atua com quadrinhos há tempos no jornal Folha de S. Paulo. A cartunista passa a ser a primeira desenhista brasileira a assinar o cartaz do evento mais importante de Piracicaba.



Com bastante criatividade e bom humor, Fabiane tirou da panela uma cena com uma glutona devorando uma macarronada de lápis, no estilo “parafuso”. Nas redes sociais, Langona comemora a boa aceitação de sua arte, e define que ela é “tensa, aflita e ansiosa, mas ainda assim, deliciosa e, com certeza, ‘al dente’ até demais!”.

Não bastasse o planejamento para a atuação de três das nossas mais interessantes mulheres desenhistas nas criações dos cartazes, o diretor do CEDHU, Junior Kadeshi, anunciou mais outra inovação, desta vez na escala do júri de seleção. Pela primeira vez na história do Salão de Humor de Piracicaba, o júri que escolherá os classificados deste ano será formado apenas por mulheres. Kadeshi, depois de pedir sugestões para artistas e pesquisadores, selecionou os nomes da agitadora cultural Andreza Delgado, a arquiteta Mona Lisa Martins, a publicitária Valquíria Vlad, a atriz e apresentadora Palomita, a administradora Bruna Caritá (da Galeria Bauhaus Piracicaba) e as ótimas cartunistas Fani Loss e Lorena Kaz.

Até o fechamento desta edição, Junior Kadeshi e sua equipe ainda não haviam definido o júri de premiação, mas o diretor do CEDHU me garantiu que seria um corpo de jurados misto, formado por homens e mulheres. Todas essas iniciativas miram na importante visão de que é fundamental a participação das mulheres em eventos de humor gráfico, assim como a valorização dessas artistas que raramente se sentem representadas e motivadas a participarem de eventos semelhantes. Que a iniciativa de Junior Kadeshi frente ao Salão de Piracicaba torne-se marketing viral e incentive outros concursos do gênero a fazerem o mesmo.

Saúde e Arte!