Novembro - 2022 - Edição 297

Santos Dumont atemporal

A conquista da dirigibilidade, feito histórico de Alberto Santos Dumont, realizado a 13 de julho de 1901, imortalizou o inventor brasileiro e o transformou numa das maiores celebridades de seu tempo. A imagem de seu dirigível nº 5 contornando a Torre Eiffel, em Paris, percorreu o mundo e é, até hoje, uma das marcas do aviador brasileiro. Santos Dumont não parou por aí, nos anos seguintes, se manteve na mídia e na moda e, em 12 de novembro de 1906, realizou também outro feito marcante voando no seu famoso avião, o 14 Bis. Depois, veio também o Demoiselle, possivelmente seu invento mais perfeito, e uma série de aparições que deixou seu nome gravado em centenas de matérias jornalísticas, uma enorme coleção de livros biográficos e versões de seus feitos em Histórias em Quadrinhos. Sua chancela nunca mais deixou de ser mencionada pela imprensa como o maior visionário brasileiro da História. Mesmo após sua morte prematura, em 23 de julho de 1932, o inventor brasileiro sempre ressurge em algum artigo, livro ou projeto cultural interessante.

Recentemente, por conta dos 150 anos de seu nascimento (Monsieur Santô nasceu em 20 de julho de 1873), a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou belíssimo bloco de 3 selos comemorando a importante data. A peça filatélica é composta com interessante ilustração criada pelo talentoso Cordeiro de Sá, onde vemos três cenas do homenageado. Numa criativa arte desenvolvida em técnicas digitais, o desenhista estampou um Santos Dumont de braços abertos e com raro sorriso, detalhe que só os fãs do inventor brasileiro perceberam. São raríssimos os registros fotográficos em que Santos Dumont foi flagrado sorridente. Quase sempre o aviador era fotografado muito sério e, até certo ponto, sisudo e com olhar melancólico, até mesmo em seus melhores momentos comemorando suas conquistas. No bloco lançado pelos Correios, além da bela imagem de Dumont sorrindo com os braços abertos e cercado de suas máquinas voadoras, vemos mais duas cenas na base do conjunto que exibe o menino Alberto brincando e correndo como se estivesse se preparando para voar e, na outra, o 14 Bis num voo fictício nos céus de Petrópolis tendo sua famosa casa, a Encantada, como cenário. Nestas duas imagens, as frases, escritas com fonte muito semelhante à caligrafia do consagrado brasileiro, “Homem voa” e “As coisas são mais belas vistas de cima”, acompanham as ótimas ilustrações, num conjunto perfeito e de muito bom gosto.



Cordeiro de Sá

Nascido em Campinas, no dia 3 de novembro de 1972, o desenhista Cordeiro de Sá é, como ele mesmo se define, autodidata e filho de uma professora de artes. Na infância, cursou artes e teatro com o artista plástico Joviniano Cunha e com o pintor e desenhista Roberto Mícole, além de ter se “formado” graças às aulas do lúdico Daniel Azulay nos programas de televisão. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela USP, o artista tem participações interessantes no prêmio HQ-Mix (devido ao seu trabalho como editor da RPHQ – Ribeirão Preto em Quadrinhos) e menções honrosas pelo festival Anima Mundi, mas considera que o prêmio mais relevante que recebeu foi concedido pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto, sendo agraciado com o Título de Cidadão Ribeirãopretano por sua relevante dedicação à cultura, educação e serviço social ao município.

O ilustrador chamou a atenção dos Correios, em 2022, a partir da publicação do Almanaque do Brasil nos tempos da Independência, do professor Jurandir Malerba, da Editora Ática, que abriu caminho ao convite para criar o bloco filatélico “Bicentenário da Independência/Personalidades”. Com a boa receptividade deste primeiro trabalho, Sá foi novamente convidado para desenvolver a bela peça de 3 selos em comemoração aos 150 anos do nascimento do Pai da Aviação.

Cordeiro de Sá pode ser visitado pela internet no link: linktr.ee/cordeirodesa.

E para saber mais sobre os 150 anos de Santos Dumont, o leitor do Jornal de Letras pode também visitar o site fab.mil.br/santosdumont150anos/, da FAB – Força Aérea Brasileira, e conhecer sobre as comemorações da importante data.

Saúde e Arte!