Dezembro - 2022 - Edição 286
Toni D’Agostinho
Sociólogo formado pela
Fundação Escola de Sociologia
e Política de São Paulo,
o cartunista Toni
D’Agostinho é também graduado Mestre
em Ciências Sociais
pela PUC – Pontifícia Universidade Católica, de São Paulo;
e formado em dramaturgia e direção teatral
pela Fundação das Artes de São Caetano. Seu trabalho como desenhista de
humor circulou nos jornais Valor Econômico, O Estado de
S. Paulo, Metro e Folha de S. Paulo, por este
último, foi agraciado com o prêmio internacional
Award of Excellence Society For News Design, em 2015.
O artista é o autor do premiado livro 50 Razões para Rir, da editora
Noovha América, obra laureada com o Troféu HQ Mix de melhor publicação de caricaturas, em 2010 peça gráfica que apresenta uma bela coleção
de caricaturas de diversas celebridades como Carmen Miranda, Charlie
Chaplin, Cecília Meireles, Chico Xavier, Mário Quintana e outras dezenas de
personalidades das artes, filosofia e política, todas finalizadas a nanquim.
Em 2013, Toni lançou o interessante livro Edgar Allan Poe para Pequenos, pela B4 Editores, que consiste numa adaptação para crianças dos contos de mistério do consagrado autor americano. Quatro anos depois, o escritor e ilustrador exibiu seu talento com o interessante livro Os Gatos da Santa Casa, lançado pela Editora Criativo, da coleção Strip Book, coletânea de tirinhas que o desenhista criou inspirada na situação dos gatos que vivem nas ruas de São Paulo, especificamente sobre os mais de 200 felinos que ganharam as páginas dos jornais, em 2008, quando tornaram-se problema sanitário e tiveram que ser recolhidos à uma ONG protetora de animais.
Inteligentemente, o cartunista desenhou em preto e branco, num belo alto contraste, gatos comentando sobre diversos temas sociais e políticos em voga. A série já havia marcado a trajetória do artista, quando foi tema de uma exposição na estação Vila Madalena do Metrô, em 2011.
A partir de 2019, passou a atuar como professor convidado da pós-Graduação na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, na qual ministra, no curso Estudos Brasileiros (educação, sociedade e cultura), a disciplina Arte, Cultura e Identidade no Brasil. Toni D’Agostinho é autor de ilustrações para diversas obras literárias, sendo que seus desenhos enriqueceram publicações das editoras Giostri, Abril, Escala, Moderna, entre outras, com títulos interessantes como O Senhor Indice de Rouen, de Marlise Corradi e Rodrigo Hees; O Resgate do Jabuti Jurandir, de Denise Dias; A História da Menina Poesia, de Priscilla Machado de Souza; Bento e as Cores, de Gilberto Geribola Moreno; Que Ignorância, de Tatiana Belink, e diversas outras obras, além de ter ilustrado algumas capas da revista Cult. Durante os últimos quatro anos de um governo nada democrático no Brasil, o artista passou a postar nas suas redes sociais, com humor crítico e irônico, a ótima série intitulada “Café com Fascistas”, exibindo a sordidez dos cafonas denunciados pouco antes pela saudosa Fernanda Youg.
Para admirar e conhecer mais sobre as ideias e artes de Toni D’Agostinho, o leitor do Jornal de Letras pode buscar pelo artista na Internet, no Instagram, no perfil @tonidagostinho; no Facebook, no endereço facebook.com/ tonidagostinho; ou ainda no site acaricatura.com.br/.
Saúde e Arte!