Novembro - 2022 - Edição 285

O caricaturista Nei Lima Na presente edição, vamos falar um pouco sobre um artista que, nesses 19 anos de existência da coluna Desenharte, é o desenhista que mais contribuiu com nosso espaço: o genial caricaturista Nei Lima. Sempre que preciso de uma ilustração ou caricatura, o desenhista de humor doa gentilmente seu talento e colabora com esta coluna.

Sidney Lima, seu nome de batismo, nasceu na região do Grande Méier, no bairro Caxambi, Rio de Janeiro, no dia 14 de setembro de 1954. Sua trajetória no desenho teve início em 1977, quando ingressou no Senac para estudar com os consagrados Serpa Coutinho e Jorge Guidacci. Poucos anos após, nos anos 1980, iniciou sua fase profissional na Bloch Editores, atuando como arte-finalista nas revistas da empresa de Adolpho Bloch. Na mesma editora, chegou a publicar cartuns para a revista Ele & Ela, além dos quadrinhos do gibi Os Trapalhões, quando ainda assinava seus desenhos como Lima.



Em 1982, com uma bela caricatura do seringueiro e ativista Chico Mendes, foi agraciado com uma Menção Honrosa no 5º Salão Carioca de Humor, que era realizado na Sala de Cultura Laura Alvim. Seis anos após, chegou a publicar uma divertida sátira do Show da Xuxa, na revista MAD, nº 44, na fase da publicação na editora Record. Por 10 anos, entre 1987 a 1997, atuou como professor de desenho no Senac; depois, entre 2003 a 2009, continuou como educador nos cursos de artes visuais na Sociedade Pestalozzi do Rio de Janeiro, em Niterói. O auge de seu trabalho se deu a partir de sua chegada ao grupo O Dia, em 2010, quando teve a oportunidade de publicar diariamente suas caricaturas nas páginas do diário carioca e também ilustrações para o tabloide popular Meia Hora.

Atuante em diversos eventos culturais, Nei Lima marcou presença em duas importantes homenagens que resultaram em dois livros marcantes; em 2007, na obra É Mentira, Chico?, sob a curadoria do jornalista Rick Goodwin, foi um dos 45 desenhistas convidados, quando os cartunistas criaram caricaturas do humorista Chico Anysio; e em 2016, quando participou da publicação que comemorou o aniversário de 85 anos do apresentador Silvio Santos (85 Vezes Silvio Santos), da Editora Astral Cultural, curadoria do José Alberto Lovetro, o Jal.

Recentemente, foi agraciado com uma Menção Honrosa no 16º Salão Internacional de Humor de Caratinga, com uma caricatura do saudoso cartunista Adail. Para acompanhar a produção de Nei Lima na internet, o leitor do Jornal de Letras pode visitar o desenhista nas redes sociais, bastando buscar por nei. lima.7, no Facebook, ou @neilimarte, no Instagram.
Saúde e Arte!